Evento reúne 650 pessoas e acontece hoje e amanhã (19) no Hotel Golden Park. Na quinta-feira (20) serão realizadas visitas técnicas em cinco municípios da região
Começou hoje (18) e segue até quinta-feira (20 de abril) o maior evento setorial de biogás do Sul do Brasil. O 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (FSBBB) está sendo realizado no Hotel Golden Park Internacional de Foz do Iguaçu e conta com a participação de 650 pessoas envolvidas na cadeia produtiva do biogás.
Durante os três dias de Fórum, haverá palestras, espaço de negócios, reuniões setoriais. Serão mais de 12 horas de debate em 12 painéis, além de eventos paralelos, visitas técnicas e premiação aos Melhores de Biogás.
As principais temáticas dos painéis serão sobre: Mercado de biogás e biometano; Eficiência em planTas; Caso de biogás na pecuária, indústria e saneamento; Biogás para geração de energia elétrica e produção de biometano; Inserção do biometano no mercado de gás natural; Novas aplicações e biorrefinarias de biogás; Financiamento de projetos de biogás.
Estiveram presentes na abertura do evento o diretor-presidente da Companhia Paranaense de Gás (Compagas), Rafael Lamastra Junior, representando o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior; o superintendente de Energias Renováveis da Itaipu Binacional, Guilherme Amintas, representando o diretor-geral Brasileiro de Itaipu Binacional, Enio Verri; o diretor-presidente do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Rafael González; o chefe-ajunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Suínos e Aves, Franco Martins; a representante da Reitoria da Universidade de Caxias do Sul (UCS), professora e pesquisadora Suelen Paesi; o diretor-técnico da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, Benno Doetzer, representou o secretário Norberto Ortigara. Do Estado de Santa Catarina, participaram o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivanio Luiz Lorenzi e o deputado Estadual Altair Silva.
O coordenador do 5º Fórum, Felipe Marques, agradeceu a presença de todos os envolvidos e participantes. “O número de 650 inscritos surpreendeu até os mais otimistas, praticamente dobramos o público da nossa última edição. Estamos muito felizes pelo evento e pelo espaço que o biogás e o biometano têm ocupado no mercado brasileiro. Muito obrigado por estarem conosco. Crescemos muito com relação ao número de patrocinadores, hoje temos 28 parceiros. Além de 15 horas de programação em painéis, teremos mais de 11 horas de networking. Usem o Fórum a seu favor”.
Em seu pronunciamento, o diretor-presidente do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), Rafael González, disse que o Fórum é um momento de integração e de muito aprendizado. “Contamos hoje aqui com a participação de muitas empresas, chegamos no recorde de inscrições pagas, isso é fruto de integração de instituições que buscam desenvolver mercados no setor biogás. Aproveitem muito cada minuto”.
O superintendente de Energias Renováveis da Itaipu Binacional, Guilherme Amintas, salientou que a Itaipu incentiva e acredita na pesquisa, no potencial energético da região. “Acompanho esse trabalho há 10 anos, junto com a Itaipu que está sempre apoiando o CIBiogás e, hoje, com todo esse incentivo, nós vemos como as empresas e produtores rurais estão cada vez mais utilizando essa fonte de energia renovável”.
O diretor-presidente da Companhia Paranaense de Gás (Compagas), Rafael Lamastra Junior, que também esteve presente no segundo Fórum em Chapecó (SC), em 2019, disse que a diferença de público para o 5º Fórum é muito grande. “Podemos dizer que, em apenas três anos, o assunto biogás e biometano está sendo mais comentado, estudado e praticado no Sul do nosso país. A comparação se faz aqui, no público presente do Fórum, aonde discutimos ideias, apresentamos novos investimentos e colocamos tudo isso na prática”, pontua Lamastra.
O 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), de Foz do Iguaçu (PR), pela Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC), e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), de Caxias do Sul (RS). A organização é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera), conta também com 28 patrocinadores.
Veja a programação completa Aqui.
Visitas Técnicas
Para conhecer na prática as aplicações do biogás, foram organizados roteiros para as visitas técnicas, no dia 20 de abril, em cinco municípios da região Oeste do Paraná, que tem uma diversidade de plantas de biogás e biometano. As visitas serão em unidades instaladas em Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste e em Toledo.
Roteiro 1: Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ouro Verde da Sanepar e Unidade de Demonstração de Biogás e Biometano da Itaipu Binacional (em Foz do Iguaçu).
Roteiro 2: Planta de biogás da Unidade Frigorífica da Frimesa (Medianeira) e Planta de Biogás da Granja São Pedro – Colombari (São Miguel do Iguaçu).
Roteiro 3: Central de Bioenergia (Toledo) e EnerDinBo (Ouro Verde do Oeste).
Roteiro 4: Usina de Biogás ME-LE – Bioköhler (Toledo) e Central de Bioenergia (Toledo).
Roteiro 5: Unidade de Demonstração de Biogás e Biometano da Itaipu Binacional e Laboratório de Biogás do CIBiogás (Foz do Iguaçu).
Prêmio Melhores do Biogás
Desde a edição passada, o Fórum faz o reconhecimento de destaques do setor no prêmio Melhores do Biogás. A iniciativa vai premiar profissionais, organizações e plantas de biogás que foram destaques nacionais no setor, em 2022. O prêmio destaca as seguintes categorias: Profissional destaque; Organização destaque; Plantas/unidades geradoras de biogás destaque. A premiação será divulgada e entregue no dia 19 de abril, quarta-feira, no encerramento dos painéis do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.
Eventos paralelos
O Fórum também conta com eventos paralelos. O primeiro aconteceu na tarde de ontem (17), com o Workshop de Tecnologias na Prática Programa de Tropicalização de Tecnologias, apresentando os Projetos GEF Biogás Brasil. No período da noite foi realizado o Encontro da Rede Mulheres do Biogás.
Hoje (18), haverá três eventos paralelos: às 13h30 ocorre o Workshop de Extensionistas Rurais. Após o encerramento dos painéis do primeiro dia do Fórum, haverá a Reunião do Biogás de Resíduos da Produção da Proteína Animal.
Amanhã (19), acontecem mais dois eventos paralelos ao 5° Fórum. Às 8h será realizada a Reunião da Rede BiogasFort Interlaboratorial em Digestão Anaeróbia e, às 13h, ocorre a Assembleia da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (SBERA).
Patrocinador DIAMANTE: Compagas
Patrocinador MASTER: Itaipu Binacional
Patrocinador OURO: Scania
Fotos: Leonardo Leite e Roberto Lemos