Nesta edição são quatro roteiros para participantes escolherem no momento da inscrição para, durante o evento, conhecerem de perto exemplos de plantas geradoras nos municípios de Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Toledo e Ouro Verde do Oeste
Participantes do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que será realizado de 18 a 20 de abril, em Foz do Iguaçu (PR), poderão conhecer como funcionam unidades de produção de biogás, a partir do aproveitamento de diferentes tipos de resíduos para obtenção de biometano e geração de energia elétrica. Na edição deste ano, serão quatro opções de visitas técnicas a plantas em Foz do Iguaçu, em Medianeira, em São Miguel de Iguaçu, em Toledo e em Ouro Verde do Oeste. Serão todas no último dia do evento (20 de abril) e para participar, basta escolher um dos roteiros ao inscrever-se no Fórum.
“Conhecer o biogás e biometano na prática, em campo, é um dos objetivos do Fórum por meio das visitas técnicas. Conhecendo de perto as plantas geradoras, os participantes podem ampliar a visão que têm sobre possibilidades que a fonte oferece para o mercado de energias renováveis”, destaca o coordenador do 5º Fórum, Felipe Marques, diretor de Desenvolvimento Tecnológico no Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), uma das entidades realizadoras do evento. “O Oeste do Paraná é muito rico no desenvolvimento de soluções para os passivos ambientais, sendo importante referência para o biogás no Brasil. É uma importante vitrine em tecnologia e modelos de negócios”, acrescenta.
Cada visita técnica tem um roteiro que inclui transporte, apresentação técnica e a maior parte deles oferece serviço de alimentação. As inscrições ao Fórum podem ser feitas no site, Aqui.
O Fórum vai ocorrer no Golden Park Internacional Foz & Convenções, em Foz do Iguaçu (PR), e conectará elos da cadeia produtiva do biogás e do biometano do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os três dias de programação incluem painéis, debates, encontros setoriais, Espaço de Negócios, eventos paralelos, as visitas técnicas e outras atividades.
São quatro roteiros de visitas técnicas:
ROTEIRO 1 – Participantes da visita técnica em Foz do Iguaçu vão à Estação de Tratamento de Esgoto Ouro Verde e depois à Unidade de Demonstração de Biogás e Biometano da Itaipu Binacional.
ROTEIRO 2 – Neste roteiro, a primeira parada será na Planta de Biogás da Unidade Frigorífica Frimesa, em Medianeira. No mesmo roteiro da visita, os participantes vão conhecer a Granja São Pedro Colombari, em São Miguel do Iguaçu.
ROTEIRO 3 – Será possível conhecer a Central de Bioenergia, em Toledo (PR), e a EnerDinBo, em Ouro Verde do Oeste.
ROTEIRO 4 – Em Toledo, a visita técnica será feita nas instalações da Usina de Biogás ME-LE-Bioköhler e à Central de Bioenergia.
Saiba mais sobre cada roteiro, Aqui.
Realização do Fórum
Realizam o Fórum o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), de Foz do Iguaçu (PR), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), de Caxias do Sul (RS). A organização do evento é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).
Foto Arquivo/CIBiogás: Central de Bioenergia, em Toledo. Está em fase de implantação e terá a operação iniciada em março, e a intenção com esse sistema de biodigestão é geração de energia elétrica a partir do biogás produzido do tratamento de efluentes da suinocultura, carcaças de suínos não abatidos e resíduos agroindustriais da região.