Você está visualizando atualmente Bento Gonçalves vai sediar o 7º Fórum
 Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

Bento Gonçalves vai sediar o 7º Fórum
 Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

Organizadores lançam a edição de 2025, a ser realizada de 8 a 10 de abril, e que vai reunir indústria, pesquisadores e profissionais para discutir temas técnicos e mudanças climáticas

   O 7º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (FSBBB), que vai reunir profissionais, pesquisadores, instituições e empresas envolvidas na cadeia produtiva do biogás, de 8 a 10 de abril de 2025, em Bento Gonçalves (RS), foi oficialmente lançado na manhã de terça-feira (22/10), durante live no Youtube e Instagram. Os representantes das instituições realizadoras do evento anunciaram os temas previstos para os painéis, bem como os principais pontos da programação, incluindo espaço de negócios, apresentação de startups, premiação Melhores do Biogás e visitas técnicas. Promovido anualmente, o Fórum é uma vitrine do país para apresentação do que é produzido em biogás e biometano, sendo realizado de forma itinerante nos estados do Sul do Brasil (RS, SC e PR). Em 2025, o anfitrião será o Rio Grande do Sul, na região turística da Serra gaúcha.

A coordenadora desta edição do Fórum, a professora e pesquisadora Suelen Paesi, da Universidade de Caxias do Sul (RS), e os representantes do Centro Internacional de Energias Renováveis – CIBiogás, Felipe Marques, e da Emprapa Suínos e Aves, Airton Kunz, instituições realizadoras do evento, falaram sobre as novidades da próxima edição. Eles lembraram que o Fórum é um espaço de conexão de toda a cadeia produtiva do biogás e de debates sobre potenciais e inovações do setor, de como o biogás pode ser usado. “E como pode ajudar a solucionar a geração de resíduos e oferecer alternativas energéticas”, citou Suelen, mencionando que o biogás pode contribuir com a descarbonização e com a redução dos efeitos climáticos.

“O que buscamos é trazer o que está acontecendo e o futuro do biogás no Brasil, incluindo a conexão com outras cadeias produtivas”, disse Airton Kunz. Ao apresentar os temas dos painéis da sétima edição (leia abaixo), ele citou a importância da geração de energia da biomassa na resiliência climática. 

Na live, os organizadores ressaltaram também a importância da participação de patrocinadores do evento e a participação de empresas e organizações no Espaço de Negócios, que ocorre paralelamente aos painéis. “Há muita interação, alguns fecham vendas no evento e outros constroem relacionamento”, citou Felipe Marques. Esse espaço é destinado para os expositores apresentarem suas marcas, produtos, serviços e resultados de projetos. Acontece entre as plenárias e permite a troca de ideias, além de oportunizar negócios e parcerias.

Felipe informou que o Fórum voltará a conceder a premiação Melhores do Biogás, a exemplo de edições anteriores, àqueles que mais se destacaram no setor no país, incluindo profissionais, organizações e plantas de biogás. 

Também estão confirmadas as Visitas Técnicas. Serão quatro roteiros a serem definidos, para que os inscritos conheçam, na prática, exemplos de diferentes plantas produtoras na região. Também vão compor a programação as apresentações de startups que se dedicam ao setor. Elas terão espaço para falar sobre suas inovações.

Inscrições já abertas

As inscrições para o Fórum já se iniciaram e podem ser feitas, até dia 31 de outubro, em Lote Zero, ou seja, os que se inscreveram para esse lote têm direito ao mesmo valor da edição anterior. Basta acessar o link https://www.eventspro.com.br/e/7o-forum-sul-brasileiro-biogas-e-biometano. Também já estão disponíveis ingressos para o Lote 1.

Para esta edição são esperados cerca de 700 participantes (no limite de espaço disponível). O Fórum vai ocorrer no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves (RS), a 120 quilômetros da capital Porto Alegre. A cidade, que sedia um dos campi da Universidade de Caxias do Sul, é conhecida como a capital brasileira do vinho e tem forte vocação turística pela gastronomia, herdada dos imigrantes italianos, e pelos roteiros Caminhos de Pedra e Vale dos Vinhedos.

O 7º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é realizado pela Embrapa Suínos e Aves (SC), Centro Internacional de Energias Renováveis – CIBiogás (PR), e Universidade de Caxias do Sul- UCS (RS), e é organizado pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).

Temas desta edição

A programação do evento é organizada para trazer assuntos relevantes e atuais do setor de biogás e biometano, sendo oportunizadas abordagens técnicas dos assuntos, apresentação de casos de sucesso e desafios setoriais. A programação do 7º FSBBB conta com 10 painéis, com os seguintes temas:

  • Biogás e a resiliência climática;
    Recuperação de nutrientes – tecnologias e estratégias;
    Refino do biogás e outros produtos;
    Ativos ambientais e certificados verdes;
    Desempenho de biodigestores;
    Integração do biogás com outros energéticos;
    Agenda global de biogás;
    Biometano – estratégias de distribuição;
    Biogás em aterros sanitários;
    Culturas energéticas.

Potencial para desenvolver novas energias

O mais recente Panorama do Biogás no Brasil, documento apresentado ao setor em 2024 (com base em dados do ano de 2023), pelo CIBiogás, indica que o país produz atualmente 4,6 bilhões de metros cúbicos de biogás por ano. O potencial mapeado é de 84 bilhões de metros cúbicos por ano. 

O documento mostra que no ano de 2023, o Brasil registrou a operação de 338 novas plantas de biogás e biometano, um incremento de 32% em comparação ao ano anterior. São 1.365 plantas cadastradas no Brasil, e o Paraná é o estado mais representativo, por concentrar 54% do total dessa produção. Na sequência aparecem Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo. No Rio Grande do Sul estão cadastradas 79 plantas.

O levantamento do CIBiogás, feito com o apoio de empresas e instituições ligadas ao setor, visa avaliar o impacto dessa produção no cenário energético do Brasil. O levantamento completo pode ser acessado em: https://materiais.cibiogas.org/panorama-do-biogas-2023.

Assista a live na integra!

Mais informações sobre o 7º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano: 

biogasebiometano.com.br
facebook.com/BiogaseBiometano
instagram.com/biogasebiometano
linkedin.com/company/biogasebiometano