Caxias do Sul, na Serra gaúcha, vai sediar o 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, de 12 a 14 de abril. A região é referência em turismo e vale a pena permanecer mais tempo para conhecer a cultura regional e apreciar os encantos.
Nos dias 12 e 13 de abril, o Fórum tem painéis, Espaço de Negócios, networking. No dia 14, o público sai a campo nas visitas técnicas. E o dia 15 é Sexta-Feira Santa, um convite a estender a estadia na Serra gaúcha até o domingo de Páscoa e curtir atrações.
E opções não faltam.
Depois do Fórum, antes te voltar para casa, vale um passeio em Gramado, a 70 quilômetros de Caxias do Sul. Páscoa em Gramado tem decoração temática nas ruas, programação artística e religiosa e muito chocolate artesanal.
Quem visita Gramado não perde Canela. E vice-versa. Com mais opções em meio à natureza, Canela também se enche de coelhos, chocolate e uma série de opções gastronômicas.
Outra opção é a região dos vinhedos. Dá para resumir o motivo para visitar Bento Gonçalves, a 40 quilômetros de Caxias do Sul, em três palavras: Capital Brasileira do Vinho. Em abril, os vinhedos estão multicoloridos nos tons do outono. Bom cenário para degustar as vinícolas do interior.
Conhecida por sua história e por receber imigrantes italianos, que se estabeleceram na cidade, Caxias do Sul guarda memórias dessa trajetória em pontos que podem ser visitados, como o Monumento Nacional ao Imigrante, junto ao acesso à cidade, e o Museu Casa de Pedra, que resgata costumes de uma época. Igrejas, vinícolas e locais como a réplica de uma comunidade de 1885, junto aos Pavilhões da Festa da Uva, celebram essa cultura. A gastronomia também é destaque em Caxias do Sul.
Veja aqui atrações na região da Serra gaúcha.
O Fórum é promovido pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Embrapa Suínos e Aves e Universidade de Caxias do Sul (UCS), com organização da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).
Na foto, a Cascata do Caracol, no Parque do Caracol, em Canela | Crédito: www.parquedocaracol.com