Você está visualizando atualmente 4º Fórum tem três opções de roteiros de visitas técnicas

4º Fórum tem três opções de roteiros de visitas técnicas

O terceiro e último dia do evento é reservado a ver de perto, na prática, o conteúdo dos debates dos dois dias anteriores. São três opções de visitas técnicas em plantas e unidades geradoras de biogás no Rio Grande do Sul. Inscrições já podem ser feitas

Os participantes do 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que será realizado de 12 a 14 de abril de 2022, na Universidade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, terão a oportunidade de conhecer in loco projetos de biogás desenvolvidos no Rio Grande do Sul.

As inscrições para o Fórum e para as visitas técnicas já estão abertas e podem ser feitas  aqui .

As saídas ocorrerão no último dia do evento (14/04) e incluem apresentação técnica por especialistas, transporte e almoço em grupo. Estão incluídas nos roteiros, com diferentes durações, a Fazenda Trevisan (Farroupilha-RS), uma iniciativa de produção de biogás na pecuária de leite; a Ambev (Viamão-RS), que utiliza tecnologia americana inédita no Brasil e aproveita o biogás gerado a partir dos resíduos da produção de cerveja como fonte de energia do processo; a Usina de Resíduos do Recreio (Minas do Leão-RS), referência na produção de biogás em aterro sanitário e a Folhito (Estrela-RS), experiência de geração de energia em modelo conjugado de compostagem e biodigestão na fabricação de fertilizantes orgânicos.

O diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), uma das entidades realizadoras do Fórum, Felipe Souza Marques, destaca que as visitas técnicas oportunizam aos participantes o contato com tecnologias e fornecedores que estão entregando projetos de biogás no Brasil. “Os três roteiros que o Fórum apresenta têm grande importância por demonstrar aplicações com biogás e apresentar tecnologias, técnicas e fornecedores da cadeia do biogás,” observa.

Os três roteiros

Uma das opções é inscrever-se para o Fórum e para a Visita Técnica 1, à Fazenda Trevisan, em Farroupilha, e logo depois à unidade da cervejaria Ambev, em Viamão. O roteiro começa na região serrana, na propriedade rural que produz leite tipo A. Os dejetos animais são transformados em biogás, que ajuda a manter o sistema de energia da fazenda.
Em Viamão, no distrito de Águas Claras do Sul, o destino é o complexo da cervejaria que usa microturbinas, onde resíduos oriundos da produção produzem biogás. O mesmo sistema foi adotado em outras três plantas da marca.

 

Quem escolher a Visita 2 irá a Minas do Leão, onde se localiza a Usina de Resíduos do Recreio, a maior das seis unidades da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos. Visitantes poderão conhecer de que forma o biogás gerado do chorume alimenta a primeira termelétrica a biogás de aterro sanitário do Rio Grande do Sul. E, ainda, um sistema capaz de destruir até 98% do gás metano presente na composição do biogás gerado em seu aterro sanitário. Na visita haverá demonstração de equipamentos de geração de energia elétrica da Biotérmica. Esses equipamentos têm a operação e manutenção feitas pela AB Energy.

A Visita Técnica 3 será em Estrela, na região do Vale do Taquari, e o destino, a Folhito, que produz fertilizantes orgânicos unindo, de forma inovadora, compostagem e biodigestão. A unidade tem capacidade para gerar 18 mil m³ de gás por dia, a partir de toneladas de resíduos industriais e agropastoris. Nesta visita haverá  demonstração de equipamentos de biometano em funcionamento. Esses equipamentos foram fornecidos pela Janus e Pergher.

 

Conheça os roteiros completos da visitas técnicas. 
As Visitas Técnicas são uma parte da programação do Fórum, que volta ao formato presencial neste ano.
Veja aqui a programação do Fórum.

Esta quarta edição do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é realizada pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) Embrapa Suínos e Aves e Universidade de Caxias do Sul (UCS), e organizada pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).