Um mercado de grande potencial é o do biogás no país. No segundo webinar que antecede o 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, dirigentes de empresas e organizações apresentaram projetos e negócios voltados ao setor. Mais de 150 pessoas acompanharam o evento on-line “Biogás Brasil: desenvolvimento para o crescimento do mercado nacional”, na sexta-feira (11.03), em transmissão no canal de YouTube do Fórum.
Representando o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Felipe Marques deu as boas-vindas e mediou o webinar durante as cerca de duas horas de atividade, que teve participação do público com perguntas aos convidados.
Para quem não conseguiu acompanhar a transmissão ao vivo, é possível assisti-la acessando o canal do Fórum no Youtube.
Um terceiro webinar antes do desta edição do Fórum será promovido no dia 23 de março, às 14 horas, voltado para a agropecuária.
O 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano ocorrerá de 12 a 14 de abril, na Universidade de Caxias do Sul (UCS). É realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), pela Embrapa Suínos e Aves e UCS, e a organização é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).
As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.
O WEBINAR:
- Abriu o webinar o diretor-presidente do CIBiogás, Rafael Gonzalez. Ele apresentou o Biogás Club, primeiro clube de negócios dedicado exclusivamente ao mercado do biogás e que nasceu para fomentar negócios. “Ver onde têm oportunidades, isso é o que desejamos para as empresas que se conectam conosco”, disse.
- O superintendente Comercial da Ecogen Brasil, Oliver Jones, falou sobre a importância do biogás no sistema elétrico brasileiro. “Acreditamos na solução, acreditamos no mercado e temos certeza de que é um momento importantíssimo para começarmos a falar sobre biogás”, ressaltou.
- Também participaram a líder do componente aproveitamento energético de resíduos pelo Instituto 17 no Programa de Energia para o Brasil (BEP), Leidiane Ferronato Mariani, e o gerente de Energia, Indústrias Marítimas e Mineração do Departamento de Comércio Internacional do Reino Unido no Brasil, Renato Cordeiro. Representando o BEP, um programa desenvolvido pelo governo britânico, eles mostraram resultados do programa. “É um programa para apoiar a transição energética com recursos do governo britânico e em menos de dois anos, fizemos muitas coisas”, destacou Leidiane. Renato Cordeiro continuou: “Sabemos que essa é uma área em que o Brasil tem condições de dar respostas rápidas para questões climáticas e de transição de energia”.
- O gerente comercial da NEOgás do Brasil, Marcelo Nóbrega, finalizou o webinar. “O biogás é a energia que transforma o mundo”, disse, ao apresentar o papel da Neogás como líder na logística e distribuição de biometano no mercado.