Temas como o biogás na prática, desafios, oportunidades e desenvolvimento estarão na pauta desta segunda reunião de produtores de biogás no Sul do Brasil. Encontro vai ocorrer no primeiro dia do Fórum, a ser realizado de 12 a 14 abril, na Universidade de Caxias do Sul, na Serra gaúcha
O 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, a ser realizado de 12 a 14 de abril, na Universidade de Caxias do Sul, na cidade da Serra Gaúcha, abre espaço a iniciativas de apoio ao setor. Uma delas será a segunda edição do Encontro de Produtores de Biogás. Eles vão discutir temas como o biogás na prática, oportunidades, desafios enfrentados pelos produtores e caminhos para a organização e desenvolvimento.
A reunião será realizada no dia 12, às 18h30, na Sala Florense, no Bloco M do campus da UCS, e é aberta a demais interessados no tema, não sendo necessária inscrição no Fórum. O encontro é organizado pelo Grupo de Produtores e liderado por Anélio Thomazzoni, de Santa Catarina, e Marco Aurélio Galhardo, de São Paulo, que são produtores de biogás. A primeira edição ocorreu em Chapecó, durante o 2º Fórum.
“O propósito desse encontro é a divulgação do biogás e buscamos no promover, aos produtores, o acesso a informações e a orientações para implantação de projetos de biogás para geração de energia elétrica”, destaca Thomazzoni, que mantém granja de suínos no município de Varegão (SC).
Neste ano, de volta ao formato presencial, o Fórum vai receber também encontros de rede de laboratório, de extensionistas rurais e de mulheres do biogás, todos em paralelo à programação do evento.
O 4º Fórum é realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), pela Embrapa Suínos e Aves e Universidade de Caxias do Sul (UCS), e organizado pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).
Inscrições para o Fórum podem ser feitas aqui.
Foto: Granja São Pedro Colombari, no Paraná | Crédito: Alexandre Marchetti/Divulgação CIBiogás