Você está visualizando atualmente 5º Fórum tem programação com visitas técnicas no Oeste do Paraná

5º Fórum tem programação com visitas técnicas no Oeste do Paraná

Nesta edição são quatro roteiros para participantes escolherem no momento da inscrição para, durante o evento, conhecerem de perto exemplos de plantas geradoras  nos municípios de Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Toledo e Ouro Verde do Oeste

Participantes do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que será realizado de 18 a 20 de abril, em Foz do Iguaçu (PR), poderão conhecer como funcionam unidades de produção de biogás, a partir do aproveitamento de diferentes tipos de resíduos para obtenção de biometano e geração de energia elétrica. Na edição deste ano, serão quatro opções de visitas técnicas a plantas em Foz do Iguaçu, em Medianeira, em São Miguel de Iguaçu, em Toledo e em Ouro Verde do Oeste. Serão todas no último dia do evento (20 de abril) e para participar, basta escolher um dos roteiros ao inscrever-se no Fórum.

“Conhecer o biogás e biometano na prática, em campo, é um dos objetivos do Fórum por meio das visitas técnicas. Conhecendo de perto as plantas geradoras, os participantes podem ampliar a visão que têm sobre possibilidades que a fonte oferece para o mercado de energias renováveis”, destaca o coordenador do 5º Fórum, Felipe Marques, diretor de Desenvolvimento Tecnológico no Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), uma das entidades realizadoras do evento. “O Oeste do Paraná é muito rico no desenvolvimento de soluções para os passivos ambientais, sendo importante referência para o biogás no Brasil. É uma importante vitrine em tecnologia e modelos de negócios”, acrescenta.

Cada visita técnica tem um roteiro que inclui transporte, apresentação técnica e a maior parte deles oferece serviço de alimentação. As inscrições ao Fórum podem ser feitas no site, Aqui.

O Fórum vai ocorrer no Golden Park Internacional Foz & Convenções, em Foz do Iguaçu (PR), e conectará elos da cadeia produtiva do biogás e do biometano do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os três dias de programação incluem painéis, debates, encontros setoriais, Espaço de Negócios, eventos paralelos, as visitas técnicas e outras atividades.

São quatro roteiros de visitas técnicas:

ROTEIRO 1 – Participantes da visita técnica em Foz do Iguaçu vão à Estação de Tratamento de Esgoto Ouro Verde e depois à Unidade de Demonstração de Biogás e Biometano da Itaipu Binacional.

ROTEIRO 2 – Neste roteiro, a primeira parada será na Planta de Biogás da Unidade Frigorífica Frimesa, em Medianeira. No mesmo roteiro da visita, os participantes vão conhecer a Granja São Pedro Colombari, em São Miguel do Iguaçu.

 

ROTEIRO 3 – Será possível conhecer a Central de Bioenergia, em Toledo (PR), e a EnerDinBo, em Ouro Verde do Oeste.

ROTEIRO 4 – Em Toledo, a visita técnica será feita nas instalações da Usina de Biogás ME-LE-Bioköhler e à Central de Bioenergia. 

Saiba mais sobre cada roteiro, Aqui.

Realização do Fórum

Realizam o Fórum o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), de Foz do Iguaçu (PR), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), de Caxias do Sul (RS). A organização do evento é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).

 

Foto Arquivo/CIBiogás:  Central de Bioenergia, em Toledo. Está em fase de implantação e terá a operação iniciada em março, e a intenção com esse sistema de biodigestão é geração de energia elétrica a partir do biogás produzido do tratamento de efluentes da suinocultura, carcaças de suínos não abatidos e resíduos agroindustriais da região.