O terceiro e último webinar em preparação ao 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano foi realizado no dia 30 de março e teve como temática “Aplicações térmicas do biogás”. O processo de limitação de energia, a capacidade de mensuração, modelos de negócios, tecnologia e segurança no uso do energético foram assuntos abordados pelos palestrantes. O encontro on-line também teve a apresentação de caso real de aplicação térmica do biogás.
Voce pode assistir o webinar no canal do Youtube do Fórum, acessando Aqui.
Em quase uma hora e meia de bate-papo, o engenheiro químico Ansberto Passo Neto, o engenheiro agrônomo Cícero Bley Jr e o engenheiro ambiental Guilherme Daniel, explicaram sobre possibilidades de uso de biogás e biometano para energia térmica em substituição à lenha ou GLP.
O encontro teve apoio da Associação Brasileira do Biogás (Abiogás) e foi mediado pela engenheira de energia, Isabella Sene, analista de Energia Elétrica na entidade. A condução do webinar foi da professora e pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul, Suelen Paesi. A UCS é uma das entidades realizadoras do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.
O engenheiro Cícero Bley Jr, um dos fundadores do CIBiogás, co-fundador da Abiogás e fundador/diretor da Bley Energias, iniciou a apresentação chamando atenção para a crise energética provocada pela falta de lenha. Em sua fala, o engenheiro destacou a necessidade de transição para outras energias, principalmente o biometano, como uma das alternativas mais promissoras.
O especialista em Gestão Empresarial, Perícia Ambiental e Mestre em Bioenergia, Ansberto Passo Neto, falou sobre situações nas quais valem a pena utilizar biogás para energia térmica. O engenheiro apresentou aspectos técnicos e de segurança no uso térmico do biogás em queimadores. Ele é engenheiro da BioEficiência, que realiza a consultoria técnica em biogás para a empresa TecCalor, que desenvolve tecnologias para sistemas de aquecimento.
Já o engenheiro Guilherme Daniel compartilhou a experiência da Cooperativa C.Vale, com aplicação de biogás em uso térmico desde 2011, a partir da instalação de um biodigestor em uma das indústrias de amido de mandioca. Daniel, que também é especialista em segurança do trabalho e em energias renováveis, com ênfase em biogás, relatou que, um ano após o início da experiência, a organização cooperativa instalou o mesmo projeto em outra indústria e promoveu melhorias no processo, principalmente com a instalação de queimadores automatizados e sistemas de controle.
SOBRE O FÓRUM
O 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano ocorre de 18 a 20 de abril de 2023, no Hotel Golden Park Internacional, em Foz do Iguaçu (PR). O evento mantém um formato que proporciona, além da transferência de conhecimento, a partir dos debates em plenária, ampla oportunidade para conectar pessoas e ideias em visitas técnicas, no Espaço de Negócios e em eventos paralelos.
Os realizadores da quinta edição são o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), de Foz do Iguaçu (PR), a Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC), e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), de Caxias do Sul (RS). A organização é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).
Conheça a programação e os painelistas Aqui.