A região Oeste do Paraná, que recebeu o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, tem uma diversidade de plantas de biogás e biometano. No terceiro e último dia evento (20 de abril de 2023), realizado em Foz do Iguaçu, os participantes puderam conhecer modelos de inovação em plantas de biogás. Foram realizados cinco roteiros de visitas técnicas em plantas e unidades geradoras de biogás instaladas nos municípios de Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste e em Toledo.
No roteiro 1, participantes conheceram, em Foz do Iguaçu, duas plantas. Viram, na prática, de que forma o biogás é produzido no tratamento de esgoto e aproveitado para gerar eletricidade e também produzido a partir de resíduos orgânicos em codigestão para produção de biometano a veículos. Primeiro, o grupo visitou a Estação de Tratamento de Esgoto Ouro Verde, da Sanepar. No final da manhã, os participantes conheceram a Unidade de Demonstração de Biogás e Biometano da Itaipu Binacional.
No roteiro 2, foram apresentadas uma unidade de tratamento de efluentes de abatedouro de suínos que produz biogás para a chamuscagem de carcaças (energia térmica), e uma planta que utiliza dejetos da suinocultura para produzir biogás e gerar energia elétrica. Em Medianeira, o grupo conheceu os processos da planta de biogás da Unidade Frigorífica da Cooperativa Frimesa. Já em São Miguel do Iguaçu, na Granja São Pedro Colombari, foram apresentados os dois biodigestores de lagoa coberta para tratamento dos dejetos dos suínos presentes na planta.
As duas plantas visitadas no roteiro 3, ocorreram em Toledo, na Central de Bioenergia, e em Ouro Verde do Oeste, na EnerDinBo. Foram mostradas, na prática, os avanços do mercado de biogás nos últimos anos e o caminho promissor que o setor tem pela frente. Os participantes conheceram a produção de energia gerada a partir de plantas que usam efluentes da suinocultura e resíduos agroindustriais.
Participantes do roteiro 4 tiveram a chance de visitar dois locais: a Usina de Biogás ME-LE – Biökohler e a Central de Bioenergia, ambas em Toledo. As duas são plantas de codigestão que utilizam efluentes da suinocultura, bovinocultura, avicultura de postura, suínos não abatidos e resíduos agroindustriais para produzir biogás para gerar energia elétrica.
Os participantes da visita técnica do roteiro 5, em Foz do Iguaçu, puderam ver de perto, na Unidade de Demonstração de Biogás e Biometano da Itaipu Binacional, o biogás produzido a partir de resíduos orgânicos em codigestão para produção de biometano a veículos, e o Laboratório de Biogás do CIBiogás, onde conheceram a vidraria e os processos de análises, além de ver de perto equipamentos e profissionais ativos na área.
Patrocinador DIAMANTE: Compagas
Patrocinador MASTER: Itaipu Binacional
Patrocinador OURO: Scania
O 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será realizado em Chapecó (SC), de 16 a 18 de abril de 2024.
A pré-inscrição, lista de interessados para 2024, já está disponível Aqui
Fotos: Divulgação 5º FSBBB