14 A 16 DE ABRIL 2026
FOZ DO IGUAÇU-PR

14 A 16 DE ABRIL 2026 | FOZ DO IGUAÇU-PR

Melhores do Biogás: Fórum entregará prêmios a destaques do setor

Pela primeira vez, o Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano premiará destaques do setor, com o Prêmio Melhores do Biogás Brasil. O público é quem vai indicar e escolher vencedores em três categorias – profissionais, organizações e unidades ou plantas geradoras que cumpriram papel relevante no setor de biogás do Brasil no ano de 2021. A entrega da premiação ocorrerá durante a 4ª edição do Fórum, de 12 a 14 de abril, na Universidade de Caxias do Sul, na cidade da Serra gaúcha. O regulamento está disponível em http://sbera.rds.land/melhores-do-biogas

“O objetivo é reconhecer a excelência, as melhores iniciativas, as iniciativas positivas que contribuem realmente para o crescimento e o fortalecimento da cadeia do biogás no país”, diz o pesquisador Airton Kunz, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa Suínos e Aves, uma da entidades realizadoras do Fórum e do Prêmio Melhores do Biogás Brasil, juntamente com o CIBiogás e UCS, com organização da Sbera. “Teremos três categorias: do profissional, que contribuiu com inovação; da organização, que pode ser uma empresa, uma organização pública ou privada; e, por último, a premiação de plantas ou unidades geradoras de biogás. E nesta, teremos três subcategorias: de saneamento, de planta de indústria e de pecuária”, acrescenta.

A premiação terá quatro etapas. A primeira é o levantamento público de sugestões de indicados para cada categoria, até dia 6 de fevereiro. Depois, os nomes vão compor uma lista que será disponibilizada para votação pública, no período de 01 a 31 de março. A última fase é a entrega dos prêmios durante o Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. Receberão troféus e certificados os três mais votados em cada categoria e subcategorias.

Realização

ANA CAROLINE DE LIMA

CIBiogás

Talyta Viana é engenheira de Energia pela Universidade de Brasília e especialista em Direito de Energia e Negócios do Setor Elétrico pelo CEDIN. Ela atua como coordenadora regulatória, representando a cadeia de biogás e biometano, com o objetivo de ampliar a participação dessas fontes na matriz energética. Sua carreira destaca- se pela atuação sólida na regulação do setor elétrico, especialmente em tarifas de distribuição e transmissão, onde adquiriu experiência em elaborar estudos, projeções tarifárias e estratégias para grandes instituições. Além disso, Talyta tem trabalhado em temas de transição energética, como hidrogênio, mercado de carbono e novas tecnologias, defendendo os interesses da indústria no cenário energético nacional.

Ana Caroline será
MODERADORA
no

Painel 6: Integração do Biogas e Biometano com outros energéticos