14 A 16 DE ABRIL 2026
FOZ DO IGUAÇU-PR

14 A 16 DE ABRIL 2026 | FOZ DO IGUAÇU-PR

CIBiogás lança Panorama do Biogás no Brasil

Os dados sobre a produção e aproveitamento energético integram o Panorama do Biogás no Brasil 2024, publicação lançada pelo Centro Internacional de Energias Renováveis – CIBiogás na quarta-feira, 28 de maio.  O CIBiogás é uma das instituições realizadoras do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (FSBBB), juntamente com a Embrapa Suínos e Aves e a Universidade de Caxias do Sul – UCS. O Fórum tem organização da  Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindústria (SBERA).

Neste panorama foi revelado que em 2024 o Brasil ultrapassou a marca de 1.600 plantas cadastradas com crescimento de 16% no volume de produção de biogás. Destaca-se nesse quesito, o Estado de São Paulo, com a maior capacidade instalada do país, justificada pela concentração de plantas de grande porte na região, responsáveis por 76% da capacidade produtiva.

Já o biometano é o protagonista da vez nesse panorama. Com crescimento de 58% no volume de biometano produzido em relação a 2023 o documento revelou um número expressivo de plantas de biometano em processo de autorização na ANP, o que representa seis vezes mais do que o registrado no panorama anterior, impactando diretamente na oferta do biocombustível no Brasil para os próximos anos, cenário este impulsionado pela Lei do Combustível do Futuro, sancionada no final de 2024.

Esses números demonstraram o crescimento efetivo do mercado de biogás e biometano, em todos os segmentos de produção e um grande amadurecimento dos modelos de negócios, com expansão para quase todos os estados brasileiros.

Essas informações são capazes de demonstrar uma perspectiva real sobre o crescente avanço do setor e as oportunidades latentes de negócios, com projeções e dados validados por especialistas com anos de experiência.

O Panorama do Biogás é a principal publicação do setor, sendo a base de referência de mercado para análises e projeções de crescimento e investimentos que pode ser acessado Aqui.

 

 

Realização

ANA CAROLINE DE LIMA

CIBiogás

Talyta Viana é engenheira de Energia pela Universidade de Brasília e especialista em Direito de Energia e Negócios do Setor Elétrico pelo CEDIN. Ela atua como coordenadora regulatória, representando a cadeia de biogás e biometano, com o objetivo de ampliar a participação dessas fontes na matriz energética. Sua carreira destaca- se pela atuação sólida na regulação do setor elétrico, especialmente em tarifas de distribuição e transmissão, onde adquiriu experiência em elaborar estudos, projeções tarifárias e estratégias para grandes instituições. Além disso, Talyta tem trabalhado em temas de transição energética, como hidrogênio, mercado de carbono e novas tecnologias, defendendo os interesses da indústria no cenário energético nacional.

Ana Caroline será
MODERADORA
no

Painel 6: Integração do Biogas e Biometano com outros energéticos