14 A 16 DE ABRIL 2026
FOZ DO IGUAÇU-PR

14 A 16 DE ABRIL 2026 | FOZ DO IGUAÇU-PR

Edição 2024 – Fiesc apresenta Hub de Descarbonização e vertical do setor de proteína animal

O Hub de Descarbonização Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) foi apresentado nesta quarta-feira (17/04) ao público presente no 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, em Chapecó (SC). O especialista do Instituto Senai de Tecnologia Ambiental Charles Leber explicou que o hub está dividido em verticais, e a primeira área contemplada, devido ao potencial que apresenta, é a do biogás, com foco na proteína animal – dejetos suínos. A meta é tratar 100% dos dejetos suínos das propriedades licenciáveis no Estado em dez anos, por meio da biodigestão, ajudando no processo de descarbonização do setor industrial.

Segundo o especialista, o hub vai incluir uma plataforma de serviços, para viabilizar que o trabalho seja integrado em diferentes áreas, assegurando apoios necessários ao trabalho, como financiamento, oferta de energia, capacitação/educação, apoio governamental e dos setores produtivos, assistência técnica e outros. “É a forma de a Fiesc contribuir”, disse.

De acordo com o representante, esse movimento visa aglutinar diferentes atores pela descarbonização. “Não precisamos reinventar a roda, mas acelerar a descarbonização”, afirmou, ao explicar que o hub incluirá verticais por tipo de atividade industrial, mas todas com o mesmo objetivo.

A apresentação encerrou dois dias de palestras, Espaço de Negócios, apresentação de startups e outras atividades do Fórum, promovido desde terça-feira (16). O evento será finalizado nesta quinta-feira (18/04), com visitas técnicas a propriedades que são exemplos em tratamento de dejetos e seu aproveitamento para geração de energia.

O 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é realizado por instituições do setor nos três estados do Sul do Brasil: Embrapa Suínos e Aves (SC), Centro Internacional de Energias Renováveis – CIBiogás(PR) e Universidade de Caxias do Sul – UCS (RS). É organizado pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).

O Fórum tem o patrocínio Master de Grupo Cetric, Itaipu Binacional e SCGÁS, e patrocínio Ouro de Compagas, Ecogen, Galileo Technologies, MDC, (re)energisa, Retzem, Sanepar e UBE.

Foto: UQ Eventos

Realização

ANA CAROLINE DE LIMA

CIBiogás

Talyta Viana é engenheira de Energia pela Universidade de Brasília e especialista em Direito de Energia e Negócios do Setor Elétrico pelo CEDIN. Ela atua como coordenadora regulatória, representando a cadeia de biogás e biometano, com o objetivo de ampliar a participação dessas fontes na matriz energética. Sua carreira destaca- se pela atuação sólida na regulação do setor elétrico, especialmente em tarifas de distribuição e transmissão, onde adquiriu experiência em elaborar estudos, projeções tarifárias e estratégias para grandes instituições. Além disso, Talyta tem trabalhado em temas de transição energética, como hidrogênio, mercado de carbono e novas tecnologias, defendendo os interesses da indústria no cenário energético nacional.

Ana Caroline será
MODERADORA
no

Painel 6: Integração do Biogas e Biometano com outros energéticos