O Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano retornará ao Rio Grande do Sul, estado de sua origem, em abril do próximo ano. “Nós ainda estamos vendo um local. Como o evento cresceu muito, não é qualquer espaço que conseguimos para isso”, explicou o coordenador desta de sexta edição, Airton Kunz, que passou a coordenação para Suelen Paesi, da UCS, anfitriã do 7º Fórum, em 2025.
A informação foi dada no encerramento dos painéis e atividades no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC), nesta quarta (17/04), segundo dia do evento. A programação do 6º Fórum será finalizada oficialmente nesta quinta-feira (18/04) com uma agenda externa, de visitas técnicas, em propriedades de plantas geradoras na região.
Airton Kunz, da Embrapa Suínos e Aves (SC), lembrou que é um evento, mas vai além, constituindo-se em um movimento da cadeia do biogás, que vem crescendo. Airton destacou que esta edição, a maior de todas, teve 771 pessoas inscritas.
O Fórum deste ano incluiu 10 painéis e debates, apresentações de cases, Espaço de Negócios, premiação aos Melhores do Biogás Brasil, Momento Startups de Biogás e três roteiros de visitas técnicas, além de eventos paralelos.
Os participantes puderam compartilhar conhecimento e inovações desse ecossistema. Além disso, o Fórum teve a participação de público de 14 países, incluindo o Brasil, e pela primeira vez, com tradução simultânea. “Uma característica desse evento é que viemos em um sentido de cooperação muito forte e de conteúdos”, disse o diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), do Paraná, Felipe Marques.
A pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Suelen Paesi, enfatizou que houve muitos feedbacks positivos que serão considerados para a organização da próxima edição do Fórum, e que o evento também é um espaço para debates sobre desafios do setor.
Homenagem
No encerramento das atividades no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, representantes das instituições realizadoras do Fórum prestaram uma homenagem a Clóvis Leopoldo Reichert, um dos idealizadores e incentivador de todas as edições do evento. Ele recebeu uma placa em reconhecimento a essa trajetória.
O Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é realizado pela UCS e pelo CIBiogás, além da Embrapa Suínos e Aves (SC), e organizado pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).
O 6º Fórum tem o patrocínio Master de Grupo Cetric, Itaipu Binacional e SCGÁS, e patrocínio Ouro de Compagas, Ecogen, Galileo Technologies, MDC, (re)energisa, Retzem, Sanepar e UBE.
Foto: UQ Eventos