14 A 16 DE ABRIL 2026
FOZ DO IGUAÇU-PR

14 A 16 DE ABRIL 2026 | FOZ DO IGUAÇU-PR

Fórum 2026 terá cinco opções de roteiros de visitas técnicas

Participantes do 8º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (FSBBB), que será realizado de 14 a 16 de abril de2026, no Bourbon Thermas Eco Resort Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR), terão a oportunidade de conhecer, na prática, o funcionamento de unidades geradoras de biogás e biometano, no Paraná. O último dia do evento é destinado às visitas técnicas, com cinco opções de roteiros que mostram experiências que envolvem o aproveitamento de diferentes tipos de resíduos para obtenção de biogás destinado a aplicações energéticas (energia elétrica, térmica e biometano).

O Oeste do Paraná é uma importante referência para o biogás no Brasil. Na região, estão instaladas diferentes unidades e projetos envolvendo exemplos de desenvolvimento da cadeia de biogás.

As visitas apresentarão modelos de tecnologias e aplicação para codigestão, culturas energéticas, digestato, recuperação de nutrientes, biometano, hidrocarbonetos renováveis, frigrorífico, suinocultura, energia elétrica.

Sobre o evento

O 8º FSBBB traz uma programação que, além das Visitas Técnicas, inclui painéis, Espaço de Negócios, Momento Startups e a entrega do Prêmio Melhores do Biogás. 

O evento é realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), de Foz do Iguaçu (PR), pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC), e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), de Caxias do Sul (RS). A organização é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindústria (SBERA).

Realização

ANA CAROLINE DE LIMA

CIBiogás

Talyta Viana é engenheira de Energia pela Universidade de Brasília e especialista em Direito de Energia e Negócios do Setor Elétrico pelo CEDIN. Ela atua como coordenadora regulatória, representando a cadeia de biogás e biometano, com o objetivo de ampliar a participação dessas fontes na matriz energética. Sua carreira destaca- se pela atuação sólida na regulação do setor elétrico, especialmente em tarifas de distribuição e transmissão, onde adquiriu experiência em elaborar estudos, projeções tarifárias e estratégias para grandes instituições. Além disso, Talyta tem trabalhado em temas de transição energética, como hidrogênio, mercado de carbono e novas tecnologias, defendendo os interesses da indústria no cenário energético nacional.

Ana Caroline será
MODERADORA
no

Painel 6: Integração do Biogas e Biometano com outros energéticos