Você está visualizando atualmente Próxima edição do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será em Foz do Iguaçu (PR), de 18 a 20 de abril de 2023

Próxima edição do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será em Foz do Iguaçu (PR), de 18 a 20 de abril de 2023

O 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano já tem data e local definidos: será realizado em Foz do Iguaçu (PR), de 18 a 20 de abril do próximo ano. O anúncio foi feito no encerramento oficial da 4ª edição em Caxias do Sul (RS), quando representantes das entidades realizadoras Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Embrapa Suínos e Aves e Universidade de Caxias do Sul (UCS) –  fizeram um balanço do Fórum. O evento ocorreu no Campus-Sede da UCS, de 12 a 14 de abril.

A pesquisadora da UCS e coordenadora do Fórum, Suelen Paesi, lembrou desafios vencidos desde a primeira edição do evento, em 2017, e do balanço positivo das edições. Neste ano, o 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano teve 350 participantes de cinco países e de 14 estados brasileiros. Foram centenas de contatos realizados ao longo da programação e de reuniões, 16 horas de conteúdo e muitos dados e conhecimento sobre a realidade do setor e, ainda, a entrega dos nove troféus aos Melhores do Biogás , premiação realizada pela primeira vez no Fórum. “Discutimos políticas públicas, energia elétrica com biogás, descarbonização, oportunidades de negócios, tivemos visitas ilustres como o ministro do Meio Ambiente”, lembrou. Ela citou, ainda, como destaque, a apresentação de veículos movidos a biometano ao público do evento e a premiação.

Na abertura do 4º Fórum, no dia 12 de abril, o Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, falou sobre o Programa Nacional Metano Zero e a Estratégia Federal de Incentivo ao Uso Sustentável de Biogás e Biometano.

“Estamos muito felizes com os resultados”, resumiu o pesquisador Airton Kunz, da Embrapa Suínos e Aves. Ele ressaltou que além de oito plenárias realizadas, curso e oficina movimentaram o Fórum antes mesmo do seu começo. E que durante a realização, ocorreu uma série de eventos paralelos: reuniões de produtores do biogás, de extensionistas rurais, de rede de laboratórios e de mulheres do biogás.

O diretor de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás, Felipe Souza Marques, mencionou no balanço a oportunidade de networking entre os participantes nos vários espaços do Fórum. No dia 13, durante o Painel 8, ele anunciou ao público os novos dados do Panorama do Biogás no Brasil 2021, um mapeamento do setor no país realizado pelo CIBiogás e entidades apoiadoras do setor. Esse painel foi um dos três apresentados on-line ao público, e pode ser assistido no canal do Youtube do Fórum.

NA PRÁTICA
No terceiro e último dia do evento, 120 participantes puderam ver de perto, na prática, o conteúdo dos debates dos dois dias anteriores. Foram realizadas visitas técnicas em plantas e unidades geradoras de biogás no Rio Grande do Sul: na Fazenda Trevisan (Farroupilha), uma iniciativa de produção de biogás na pecuária de leite; na Ambev (Viamão), que utiliza tecnologia americana inédita no Brasil e aproveita o biogás gerado a partir dos resíduos da produção de cerveja como fonte de energia do processo; na Usina de Resíduos do Recreio (Minas do Leão), referência na produção de biogás em aterro sanitário e na Folhito (Estrela), experiência de geração de energia em modelo conjugado de compostagem e biodigestão na fabricação de fertilizantes orgânicos.

NÚMEROS DA 4ª EDIÇÃO