Você está visualizando atualmente Realizadores do Fórum apresentam como será a 5ª edição. Inscrições já estão abertas

Realizadores do Fórum apresentam como será a 5ª edição. Inscrições já estão abertas

Representantes das entidades realizadoras do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano fizeram o lançamento da quinta edição na tarde de quinta-feira, dia 15 de dezembro. Durante o bate-papo transmitido pelo canal do Fórum no YouTube, foram apresentadas a programação e como está sendo organizado o evento de 2023, que vai ocorrer de 18 a 20 de abril, em Foz do Iguaçu (PR).

As inscrições para a quinta edição já estão abertas e podem ser fitas no site.

A live teve a participação do diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Felipe Souza Marques, da professora e pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Suelen Paesi, do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa Suínos e Aves, Airton Kunz, e do presidente da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera), o analista da Embrapa Suínos e Aves, Ricardo Steinmetz.

O Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano volta a Foz do Iguaçu (PR), onde teve, em 2018, a sua primeira edição sul brasileira – após uma primeira experiência, em versão estadual, no ano anterior, no Rio Grande do Sul.  Nos anos seguintes, o fórum teve edições realizadas em Chapecó (SC), em 2019, edição online em 2021, e em Caxias do Sul (RS), em abril de 2022.

O objetivo do evento é contribuir para o desenvolvimento da cadeia de biogás e biometano nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, como também em todo o país. A programação oportuniza um espaço para conexão entre pessoas, instituições e empresas envolvidas na cadeia produtiva do biogás, mostrando as tendências do setor para gerar negócios, desenvolvimento e sustentabilidade.

O presidente da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera), o analista da Embrapa Suínos e Aves, Ricardo Steinmetz, iniciou o bate-papo explicando quem são as entidades realizadoras e sobre as possibilidades de parcerias para exposição de marca durante o fórum.

Estrutura e Espaço de Negócios
A quinta edição do fórum vai ocorrer no Golden Park Internacional Foz & Convenções, na área central de Foz do Iguaçu. O diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Felipe Souza Marques revelou os ambientes que serão oferecidos aos participantes, entre eles o “Espaço de Negócios”, que será ampliado nesta edição. Esse espaço é destinado aos expositores apresentarem suas marcas, produtos, serviços e resultados de projetos. Acontece entre as plenárias e permite a troca de ideias, além de oportunizar negócios e parcerias. “O Espaço de Negócios permite a conexão entre empresas interessadas em estabelecer parcerias, assim como as empresas que estão decidindo entrar no mercado do biogás e biometano têm um bom espaço para negócios”, salienta. Saiba mais sobre o Espaço de Negócios.

Programação
A professora e pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul, Suelen Paesi, fez a apresentação da programação do fórum, que em 2023 terá inovações e foco na aproximação das diferentes inciativas da cadeia do biogás e biometano no Sul do Brasil.

Além do espaço principal para a realização de plenárias, esta quinta edição contará com painéis paralelos. “Teremos um ambiente onde todos os participantes poderão debater grandes temas, além de outros espaços para discussões destinados a temáticas específicas”, destaca.

A programação terá como eixos principais painéis sobre: Mercado de Biogás/Biometano; Operação de Plantas; Descarbonização; Análise do Ciclo de Vida; Interiorização do Gás; Mercado de Biometano; Financiamento de Projetos de Biogás; Renovabio; Biogás e Hidrogênio.

Também estão programados eventos paralelos: workshop GEF Biogas Brasil; workshop dos Extensionistas Rurais do Sul do Brasil; e o encontro da Rede Mulheres do Biogás. Antes mesmo do fórum acontecer em Foz do Iguaçu, a programação prevê três webinares preparatórios, no formato aberto, online e gratuito.

Conheça a programação do 5º Fórum.

Visitas Técnicas
A região Oeste do Paraná tem uma diversidade de plantas de biogás e biometano. Para o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, foram organizados quatro roteiros para as visitas técnicas. São unidades instaladas em cinco municípios da região: em Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste e em Toledo.

Conheça os roteiros das visitas técnicas.

Melhores do Biogás
Sucesso na última edição, o prêmio Melhores do Biogás Brasil volta para o 5º Fórum. O pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa Suínos e Aves, Airton Kunz, comentou na live sobre a iniciativa que está em sua 2ª edição. O Melhores do Biogás vai premiar profissionais, organizações e plantas de biogás que foram destaque no setor do Brasil em 2022 e que estejam em conformidade com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O prêmio destaca as seguintes categorias: Profissional destaque; Organização destaque; Plantas/unidades geradoras de biogás destaque.

O regulamento e a lista de sugestão dos indicados podem ser acessados aqui.