14 A 16 DE ABRIL 2026
FOZ DO IGUAÇU-PR

14 A 16 DE ABRIL 2026 | FOZ DO IGUAÇU-PR

10º Fórum do Biogás, realizado pela ABiogás, debateu principais pautas do setor

Maior evento do setor de biogás e biometano na América Latina, o Fórum do Biogás foi realizado em São Paulo e contou ainda com uma Press Trip a empreendimentos do setor.

O Fórum do Biogás, evento realizado anualmente pela Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), contou com discussões sobre as principais pautas do setor. O futuro do biogás e do biometano, o financiamento sustentável de projetos, a produção de hidrogênio renovável e a relação de complementaridade entre o biometano e o gás natural, inclusive com o compartilhamento da infraestrutura de distribuição, foram alguns dos temas abordados. Agentes também debateram os ajustes legislativos necessários para potencializar o desenvolvimento do setor e o powershoring, com as vantagens da instalação de indústrias em locais com grande potencial de energia renovável, como o Brasil.

Nos dias 13 e 14 de novembro, cerca de 900 presentes participaram de debates com 90 palestrantes, que conduziram painéis sobre as estratégias para o melhor aproveitamento do potencial brasileiro para os biocombustíveis, com atenção à contribuição do biogás e do biometano para a transição energética e a neoindustrialização verde do país. A presidente executiva da ABiogás, Renata Isfer, destaca que a matriz elétrica no Brasil já é renovável, mas o setor energético ainda pode ser mais limpo.

“O biometano entra, por exemplo, na descarbonização dos transportes. Se você substitui o diesel por um caminhão a biometano, reduz em 90% as emissões de gases de efeito estufa. Também na descarbonização da indústria, que pode usar o biometano e o biogás tanto como insumo quanto como fonte de energia. No agro, a partir do biogás se pode promover a economia circular dentro dos produtores, até mesmo com a produção de biofertilizantes”, explica Renata Isfer.

O evento promoveu um rico debate sobre o aproveitamento de resíduos rurais e urbanos para gerar energia elétrica e biocombustível. Sem separar o discurso da prática, o Fórum do Biogás se destacou por ser um evento sustentável: foram 10 toneladas de gás carbônico compensadas.

Visita a empreendimentos

Depois do Fórum, ainda houve visitas com a imprensa a diversas instalações de produção de biogás e biometano para mostrar de perto suas possibilidades e sua produção em estações de tratamento de esgoto, com resíduos urbanos e do agronegócio. Outro projeto apresentado foi o uso de biodigestores na Terra Indígena Guarani do Jaraguá, em São Paulo.

A ABiogás  é entidade apoiadora do 6° Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, evento que será realizado de 16 a 18 de abril de 2024, em Chapecó (SC).

Texto: Assessoria de Comunicação da ABiogás.

Realização

ANA CAROLINE DE LIMA

CIBiogás

Talyta Viana é engenheira de Energia pela Universidade de Brasília e especialista em Direito de Energia e Negócios do Setor Elétrico pelo CEDIN. Ela atua como coordenadora regulatória, representando a cadeia de biogás e biometano, com o objetivo de ampliar a participação dessas fontes na matriz energética. Sua carreira destaca- se pela atuação sólida na regulação do setor elétrico, especialmente em tarifas de distribuição e transmissão, onde adquiriu experiência em elaborar estudos, projeções tarifárias e estratégias para grandes instituições. Além disso, Talyta tem trabalhado em temas de transição energética, como hidrogênio, mercado de carbono e novas tecnologias, defendendo os interesses da indústria no cenário energético nacional.

Ana Caroline será
MODERADORA
no

Painel 6: Integração do Biogas e Biometano com outros energéticos