Você está visualizando atualmente Foz do Iguaçu será sede do 8º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, em abril de 2026
Foto: César Silvestro/ Divulgação

Foz do Iguaçu será sede do 8º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, em abril de 2026

O anúncio foi feito por representantes de instituições realizadoras, que apresentaram números desta edição, como 764 inscritos, incluindo participantes de 17 países e de 22 estados brasileiros. No próximo ano, o evento irá ocorrer de 14 a 16 de abril

O próximo Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (FSBBB) volta a Foz do Iguaçu (PR), onde teve sua primeira edição em formato sul brasileiro, de 14 a 16 de abril de 2026. O anúncio ocorreu nesta quarta (09/04), durante o encerramento da programação presencial da sétima edição, que reuniu, em Bento Gonçalves (RS), 764 inscritos, entre especialistas, pesquisadores, empresários, representantes dos setores público e privado e de instituições de cooperação internacional, sendo que 95,4% tiveram presença efetiva na programação, o que, segundo organizadores do Fórum demonstra o elevado engajamento.

O Fórum teve 22 estados brasileiros representados; participantes de 17 países, incluindo o Brasil; mais de 50 patrocinadores; apresentação de 12 cases. A equidade de gênero também foi assegurada nos painéis, cumprindo um dos compromissos do evento, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Fórum é um dos mais importantes eventos do setor no país, realizado anualmente, de forma itinerante nos três estados do Sul.

O diretor de Estratégias de Mercado do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Felipe Souza Marques, lembrou que a decisão por manter o 7º Fórum no Rio Grande do Sul, estado recém-saído de uma enchente histórica, foi importante, inclusive como forma de apoio à reconstrução. Anunciado como novo coordenador do evento em 2026, Felipe agradeceu aos parceiros, aos realizadores, patrocinadores e a todos que ajudaram a fazer o Fórum. “É um trabalho longo, que a gente termina com um misto de emoções e querendo construir um evento excelente em 2026”, disse.

A coordenadora desta edição, Suelen Paesi, pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul (UCS), lembrou também da relevância do evento pelo fato de movimentar diferentes redes ao longo de sua realização, da economia às relações sociais. O papel do Fórum como um espaço que oportuniza conexões e interação entre os diferentes elos da cadeia do biogás foi salientado pelo pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Airton Kunz.

E é isso que voltará a ocorrer no próximo ano. Ao final, Airton declarou aberto o processo de inscrições para o próximo Fórum, o Lote Zero, que dá descontos especiais quando forem abertas as inscrições.

Assista aqui a cerimônia de encerramento.

Debates e conexões – O Fórum ainda terá, nesta quinta-feira (10/04), as visitas técnicas. São três roteiros em Vila Flores, Casca, Ibiraiaras, Estrela e Minas do Leão, para que os participantes conheçam, na prática, o funcionamento de plantas de biogás de diferentes segmentos.

Ao longo de três dias, o 7º FSBBB debateu temas como resiliência climática, potenciais do biogás e certificação verde em dez painéis; oportunizou parcerias e prospecções no Espaço de Negócios; a apresentação de projetos inovadores na iniciativa Momento Startups de Biogás e premiou com troféus e certificados os Melhores do Biogás 2025, nas categorias Melhor Planta de Biogás; Melhor Profissional e Melhor Organização. Na véspera, movimentou técnicos, produtores e pesquisadores em encontros e workshops paralelos.

Realização – O Fórum tem como instituições realizadoras a Universidade de Caxias do Sul (UCS), de Caxias do Sul (RS), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC) e o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), de Foz do Iguaçu (PR). A organização é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindústria (SBERA).

Patrocínio Master: Conveco; Grupo Energisa; Itaipu Binacional; Sulgás

Patrocínio Ouro: 3DI Biogás; Adicomp Brasil; Armatec Brasil; Brasuma; Galileo Tecnologia para Gás; Scania; UBE; Vogelsang Brasil; Volvo Penta

Evento apoiado pelo CNPQ/MCTI.

 

Foto: César Silvestro/ Divulgação