O Prêmio Melhores do Biogás Brasil reconhece profissionais, empresas, geradores e iniciativas que são destaque no setor de biogás e biometano no Brasil. A premiação ocorre durante o Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano – este ano, de 14 a 16 de abril, em Foz do Iguaçu (PR) – e é resultado de um processo com ampla participação popular, da indicaçãos dos candidatos à escolha dos premiados.
O prêmio é a celebração de atuações bem sucedidas na cadeia de biogás e biometano e um estímulo, a candidatos e vencedores, de papéis de referência para o setor. Além de um merecido “palco” para trajetórias inspiradoras, o Melhores do Biogás é um encorajamento coletivo para qualificação, inovação e desenvolvimento desse mercado.
O Prêmio Melhores do Biogás Brasil é promovido pelo Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Embrapa Suínos e Aves e Universidade de Caxias do Sul (UCS), e organizado pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).
Esta categoria compreende os profissionais que se destacaram na missão de desenvolver o setor de biogás no Brasil em 2025, inspirando, inovando e fortalecendo o setor com suas atividades profissionais e que estão relacionados à:
Compreende as organizações que possuem contribuição significativa no desenvolvimento e inovação do mercado brasileiro de biogás e biometano, considerando:
Essa categoria compreende as iniciativas de transportadores e operadores logísticos que adotam o biometano como combustível em suas operações de transporte, contribuindo para a redução de emissões de gases de efeito estufa, a promoção da mobilidade sustentável e a transição para uma economia de baixo carbono.
Esta categoria reconhece empresas, instituições e organizações que utilizam biogás e/ou biometano como fonte energética em suas operações, contribuindo para a descarbonização, a transição energética e o desenvolvimento do mercado de biogás e biometano no Brasil.
Serão pautadas em iniciativas que demonstrem o uso contínuo, estruturado e comprovado do biogás ou do biometano, seja para geração de energia elétrica, produção de energia térmica ou como insumo energético em processos produtivos, substituindo combustíveis fósseis ou fontes de maior impacto ambiental.
São elegíveis para esta categoria empresas e instituições de:
Compreende plantas de biogás que se destacaram pela inovação, eficiência e boas práticas na biodigestão, no processamento e uso do biogás, bem como no gerenciamento do digestato. Podem ser consideradas plantas que gerem energia elétrica, térmica e/ou biometano a partir do biogás. As plantas de biogás compreendem os seguintes setores:
Talyta Viana é engenheira de Energia pela Universidade de Brasília e especialista em Direito de Energia e Negócios do Setor Elétrico pelo CEDIN. Ela atua como coordenadora regulatória, representando a cadeia de biogás e biometano, com o objetivo de ampliar a participação dessas fontes na matriz energética. Sua carreira destaca- se pela atuação sólida na regulação do setor elétrico, especialmente em tarifas de distribuição e transmissão, onde adquiriu experiência em elaborar estudos, projeções tarifárias e estratégias para grandes instituições. Além disso, Talyta tem trabalhado em temas de transição energética, como hidrogênio, mercado de carbono e novas tecnologias, defendendo os interesses da indústria no cenário energético nacional.