14 A 16 DE ABRIL 2026
FOZ DO IGUAÇU-PR

14 A 16 DE ABRIL 2026 | FOZ DO IGUAÇU-PR

Oficina de inovação para pesquisadores e empreendedores da cadeia do biogás tem inscrição gratuita

Como encontros preparatórios ao 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, serão realizados dois eventos presenciais no dia 11 de abril, segunda-feira, na Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Um deles é a Oficina de Inovação para o Setor do Biogás do Sul do Brasil, das 14h às 16h, na Sala Florense do Bloco M da UCS. Serão apresentadas boas práticas para negociação e parcerias entre instituições de ciência e tecnologia e empresas privadas, seguidas de debate e troca de experiências. O encontro é uma oportunidade de conectar pesquisa e mercado.

A oficina, com INSCRIÇÕES GRATUITAS, é direcionada a pesquisadores e empreendedores da cadeia do biogás. A condução da atividade será do analista do setor de transferência de tecnologia da Embrapa Suínos e Aves, Cássio André Wilbert.

“Essa atividade corrobora com a ideia central do Fórum, de criar conexões entre os atores da cadeia do biogás. Especificamente nesse encontro, objetiva-se conectar pesquisa e mercado, para o desenvolvimento de soluções inovadores ao biogás no Brasil,” explica o pesquisador da Embrapa Airton Kunz, que vai mediar a oficina juntamente com a professora e pesquisadora da UCS, Suelen Paesi.

O 4º Fórum é realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), pela Embrapa Suínos e Aves e Universidade de Caxias do Sul (UCS), e organizado pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).

Inscrições para o Fórum podem ser feita aqui.

Foto: Laboratório CIBiogás – Foto Marcos Labanca

Realização

ANA CAROLINE DE LIMA

CIBiogás

Talyta Viana é engenheira de Energia pela Universidade de Brasília e especialista em Direito de Energia e Negócios do Setor Elétrico pelo CEDIN. Ela atua como coordenadora regulatória, representando a cadeia de biogás e biometano, com o objetivo de ampliar a participação dessas fontes na matriz energética. Sua carreira destaca- se pela atuação sólida na regulação do setor elétrico, especialmente em tarifas de distribuição e transmissão, onde adquiriu experiência em elaborar estudos, projeções tarifárias e estratégias para grandes instituições. Além disso, Talyta tem trabalhado em temas de transição energética, como hidrogênio, mercado de carbono e novas tecnologias, defendendo os interesses da indústria no cenário energético nacional.

Ana Caroline será
MODERADORA
no

Painel 6: Integração do Biogas e Biometano com outros energéticos