Em bate-papo transmitido no canal do Youtube do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, os realizadores do evento apresentaram nesta quinta-feira (30/11) como será a sexta edição em Chapecó (SC), de 16 a 18 de abril de 2024.
As inscrições para o 6º Fórum já estão abertas e podem ser feitas no site.
O bate-papo teve a participação do diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Felipe Souza Marques, da professora e pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Suelen Paesi, do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa Suínos e Aves, Airton Kunz, e do analista da Embrapa Suínos e Aves, Ricardo Steinmetz, representando a Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera), instituição organizadora do Fórum.
O Fórum retorna a Chapecó (SC), onde teve sua segunda edição, em 2019. Santa Catarina é um dos estados que mais cresce em número de plantas de biogás e tem potencial para a produção de biogás a partir de dejetos de animais, especialmente de suínos e de aves. “Estaremos num ambiente que é o berço de cadeias de proteína animal, principalmente envolvendo a suinocultura e avicultura”, destacou o coordenador da sexta edição do Fórum, Airton Kunz.
O representante da Sbera, Ricardo Steinmetz, iniciou o bate-papo explicando quem são as entidades realizadoras, os patrocinadores até o momento, e sobre as possibilidades de parcerias para exposição de marca durante o Fórum.
Estrutura
Chapecó é cidade polo no estado de Santa Catarina, e está localizada próximo a Concórdia, município que abriga o centro de pesquisas da Embrapa Suínos e Aves. Kunz ressaltou que Chapecó foi a cidade escolhida pela infraestrutura que oferece para atender o evento em termos de instalações e logística. O Fórum será realizado no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, um espaço com auditórios, salão de convenções e estacionamento.
O coordenador também salientou a parceria com a prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, pelo apoio desde o início da organização, acolhendo o evento.
O diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Felipe Marques, destacou o “Espaço de Negócios”, destinado aos expositores apresentarem suas marcas, produtos, serviços e resultados de projetos. Ele recordou a participação intensa e o retorno positivo aos expositores na última edição do Fórum, em abril, em Foz do Iguaçu (PR). A visitação ao “Espaço de Negócios” acontece entre as plenárias e permite a troca de ideias, além de oportunizar negócios e parcerias. “Em Foz do Iguaçu, vimos que o Espaço de Negócios foi movimentado e gerou muita interação. O retorno dos expositores foi positivo, indicando novos negócios, novos clientes e novas oportunidades durante o Fórum. Vamos manter essa mesma dinâmica”, contou.
Saiba mais sobre o Espaço de Negócios aqui.
Programação
A professora e pesquisadora na Universidade de Caxias do Sul (UCS), Suelen Paesi, fez a apresentação da programação que, para o Fórum de 2024, trará as seguintes temáticas:
– Descarbonização da cadeia de proteína animal;
– Centrais de processamento de resíduos orgânicos;
– Valorização de atributos do biogás;
– Biogás na geração de energia elétrica;
– Conexão biogás e hidrogênio;
– Capacitações técnicas e mercado de trabalho;
– Biometano – Estratégias regionais de negócios;
– Do micro ao macro: entendendo a microbiota;
– Biogás bem feito;
– Estratégias de valoração do digestato.
“Pensamos numa programação que avança bastante e com pontos de atenção especiais em temas que contribuem para a cadeia do biogás e biometano”, disse a pesquisadora, citando com o exemplo, o assunto da microbiota. “É um tema novo que vem trazendo bastante avanço para o setor. Dar importância à microbiota é um processo que implementa produção de biogás, hidrogênio e outros coprodutos. E essa área vem crescendo muito no mundo inteiro, porque algumas empresas estão disponibilizando produtos biológicos para produção nos reatores. Então, temos que conhecer, debater bem esse tema para verificar o efeito positivo na produção de energia”, explicou.
Biogás e o hidrogênio
Ainda sobre a programação, Felipe Marques, do CIBiogás, evidenciou a temática da ligação do biogás e hidrogênio. “Nessa conexão, vamos trazer assuntos de como produzir hidrogênio a partir do biogás, assim como as estratégias de reforma e as estratégias de produção de hidrogênio em reatores de digestão anaeróbia, e aonde a gente chega quando se fala do recurso energético distribuído, assunto que vai aparecer em outras temáticas do fórum”.
Eventos paralelos
Além dos painéis principais, o Fórum traz uma programação de eventos paralelos como encontros, reuniões e workshops entre agentes da cadeia do biogás.
Visitas Técnicas
O último dia do Fórum, 18 de abril de 2024, é destinado às visitas técnicas. Na próxima edição estão programados três roteiros:
Visita I – Empresa CETRIC, em Chapecó, aterro industrial que conta com planta de geração de biogás para energia elétrica e como biometano para uso veicular na frota própria.
Visita II – Embrapa e Granja Benelli, em Concórdia. Na Embrapa, possibilitará conhecer instalações da organização, como a estrutura de pesquisa e laboratórios e planta demonstrativa de produção de biometano. Na propriedade da família Benelli será possível conhecer unidade de geração de energia elétrica a partir de biogás de dejetos de suínos em terminação.
Visita III – Granja São Roque, em Videira, e Leitaria Tirolesa, em Treze Tílias. Esse é um roteiro mais longo, no qual, em Videira, será apresentada a unidade de referência tecnológica do SISTRATES – Sistema de Tratamento de Efluentes da Suinocultura, um conjunto de tecnologias para utilização de biodigestores na produção de biogás e geração de energia elétrica, recuperação de nutrientes e reuso de água. Já em Treze Tílias, os participantes vão conhecer a unidade de produção de biogás e geração de energia elétrica a partir de bovinocultura leiteira em sistema confinado.
3ª edição do Melhores do Biogás
O pesquisador da Embrapa, Airton Kunz, comentou na live sobre o Prêmio Melhores do Biogás, que está em sua terceira edição.
O prêmio destaca as seguintes categorias: Profissional; Organização; Plantas/unidades geradoras de biogás. A premiação será entregue durante o Fórum, em Chapecó. “O objetivo é reconhecer a excelência, dar visibilidade às experiências positivas que temos no biogás, para que se possa replicar dentro da cadeia”, relatou. O regulamento e mais informações sobre o prêmio serão divulgados no site do Fórum.
Kunz também anunciou que está sendo preparada uma ação envolvendo a temática da inovação. A atividade será organizada juntamente com o Parque Tecnológico Pollen, da Unochapecó.
Assista aqui a íntegra do lançamento do 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.