Em live do Fórum, realizadores e organização anunciaram principais destaques a 19 dias do evento, que prevê palestras, debates, cases e eventos paralelos, premiação e visitas técnicas
Dez painéis com pelo menos 40 mediadores e debatedores vão abordar diferentes temas relacionados à cadeia do biogás. No total, incluindo apresentação de cases, eventos paralelos e visitas técnicas, mais de 60 profissionais vão compartilhar experiências em três dias de atividades. Detalhes sobre o que os participantes do 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano podem esperar foram revelados em live que contou com a participação dos representantes das instituições realizadoras do evento, nesta quarta-feira (27/03).
Na contagem regressiva, a 19 dias do começo do evento, eles lembraram que esta edição será a maior já realizada não só pela programação, como também pelo número de 50 marcas presentes confirmadas, entre patrocinadores e expositores do Espaço de Negócios. O Fórum ocorre de 16 a 18 de abril, em Chapecó, Santa Catarina.
“Estamos fazendo um evento por muitas mãos”, lembrou a professora Suelen Paesi, pesquisadora na Universidade de Caxias do Sul (UCS), uma das instituições realizadoras do Fórum. Além dela, participaram da live o também pesquisador Airton Kunz, da Embrapa Suínos e Aves, Felipe Marques, diretor de Desenvolvimento Tecnológico do CiBiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis) e Fabiane Goldschmidt Antes, presidente da Sociedade Brasileira de Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera), entidade organizadora do evento.
O Fórum será aberto com um painel sobre “Descarbonização da cadeia de proteína animal”, que terá um moderador e três palestrantes. “Nada mais significativo para a região e o estado de Santa Catarina do que falar sobre essa cadeia e as conexões que tem com o biogás”, afirmou Airton. Na live, os realizadores apresentaram um resumo dos temas e anunciaram as presenças confirmadas.
Eles destacaram que, além dos painéis, o Espaço de Negócios será uma das atrações do Fórum. “Desde a edição passada, ampliamos o coffee break para promover esse contato, em que acontecem movimentos de parcerias, se conectam negócios”, disse Felipe.
A premiação Melhores do Biogás, que segue com votação aberta até o dia 31/03, de forma on-line, e o Momento Startups, que terá a apresentação de cases de quatro empresas desse ecossistema de inovação, também compõem a programação. Além deles, um dia antes do começo oficial, o Fórum abrirá espaço para pré-eventos, que ocorrem em paralelo à agenda oficial: Seminário sobre Suinocultura, Reunião de Extensionistas e Reunião Mulheres do Biogás, entre outros que estão previstos.
Assista aqui a Live Spoiler | Bate-papo com os realizadores.
As inscrições ao Fórum seguem abertas com desconto de Segundo Lote até o dia 1º de abril. A partir do dia 2 de abril começa a valer o Terceiro Lote, que vai até atingir a capacidade máxima do local. Também é possível se inscrever para as visitas técnicas, algumas das quais com vagas praticamente esgotadas.
Os assuntos dos painéis do Fórum:
- Descarbonização da cadeia de proteína animal (Painel 1)
- Centrais de processamento de resíduos orgânicos (Painel 2);
- Biometano – estratégias regionais de negócios (Painel 3);
- Valorização dos atributos do biogás (Painel 4);
- Biometano – biogás na geração de energia elétrica – modelos de negócios (Painel 5);
- Biometano – do micro ao macro: entendendo a microbiota (Painel 6);
- Debate: Capacitação técnica e mercado de trabalho (Painel 7);
- Conexão biogás e hidrogênio (Painel 8)
- Estratégias de Valoração do Digestato (Painel 9)
- Biogás bem feito (Painel 10)
As inscrições para o 6º Fórum devem ser feitas no site.