O biometano estará no centro da pauta do 8º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (FSBBB), que ocorrerá em Foz de Iguaçu (PR), de 14 a 16 de abril de 2026. O tema desta edição é Biometano: bem feito, suficiente, bem distribuído. Nove painéis temáticos na programação do evento vão apresentar diferentes aspectos a respeito da produção, de políticas públicas, da mobilidade a biometano, de investimentos na cadeia de produção, a relação com o gás natural e oportunidades e desafios setoriais. O debate é fundamental, levando-se em conta as novas oportunidades para o setor criadas a partir da Lei do Combustível do Futuro (14.993/24), sancionada no final de 2024. O marco legal permitirá ampliar a participação deste biocombustível na matriz de energia do Brasil.
A ampliação do potencial de mercado traz também desafios, como a qualidade empregada na produção, a necessidade de ampliação do volume gerado e das redes de distribuição. O biometano tem sido usado, por exemplo, em frotas de caminhões e em processos industriais, em substituição aos combustíveis fósseis, como parte do processo de descarbonização.
O volume de biometano produzido já deu um salto no ano passado, em relação a 2023. Segundo o Panorama do Biogás no Brasil de 2024, publicação do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), o aumento foi de 58%. Também expandiu – em mais de seis vezes – o número de plantas de biometano em processo de autorização na Agência Nacional do Petróleo em comparação ao levantamento anterior.
Esses novos contextos estarão norteando os debates no 8º FSBBB. Além das plenárias temáticas (veja abaixo) com a participação de especialistas que são referências na área, o evento incluirá rodadas de negócios, a presença de startups, a premiação Melhores do Biogás e cinco roteiros de visitas técnicas, entre outras agendas na programação.
O FSBBB é realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Suínos e Aves, e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). A organização é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindústria (SBERA).
Os painéis temáticos desta edição:
– Biogás, Biometano e Políticas Públicas
– O Mercado dos Certificados
– Mobilidade a Biometano
– Energia Elétrica – Novas Abordagens
– O negócio dos Substratos e as Culturas Energéticas
– Investimentos na Cadeia de Biogás e Biometano
– Indústria do Biogás
– Biometano e Gás Natural
– Oportunidades e Desafios Setoriais