Encontro ocorre de 12 a 14 de abril, na Universidade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, com a presença do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite
Começa nesta terça-feira (12), em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, o 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que vai discutir o panorama, potencialidades e perspectivas do setor. Mais de 300 técnicos, pesquisadores, empreendedores e profissionais de diferentes organizações da cadeia do biogás estão inscritos na programação, que se estende até o dia 14. A abertura do evento, às 9h, no UCS Teatro da Universidade de Caxias do Sul, terá a presença do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, que vai falar sobre o “Programa Nacional Metano Zero e a Estratégia Federal de Incentivo ao Uso Sustentável de Biogás e Biometano”.
A coordenadora do Fórum, Suelen Paesi, destaca que a programação será, principalmente, um espaço de conexões e de troca de experiências, parcerias e negócios direcionados ao aproveitamento do biogás para aplicações energéticas (energia elétrica, térmica e biometano). “As técnicas de produção de biogás garantem a produção de energia e uma destinação correta dos resíduos. No Fórum, serão debatidos temas relacionados a políticas públicas, formas de investimento, produção de biogás para energia elétrica e para metano, e à descarbonização. Também teremos empresas do setor expondo equipamentos para a cadeia do biogás, além de visitas técnicas, que vão permitir ver, na prática, plantas de biogás em funcionamento no Rio Grande do Sul”, destaca Suelen, pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul, uma das entidades realizadoras do evento.
POTENCIAL
De acordo com a Nota Técnica Panorama do Biogás no Brasil em 2020, elaborada pelo CIBiogás, existem 675 plantas de biogás no país, sendo que 94% delas operam para fins energéticos (geração de energia elétrica, térmica, mecânica e/ou biometano). O estudo mostra, também, que há oportunidades de expansão da cadeia e um grande potencial de produção a ser explorado. O potencial nacional de produção de biogás bruto calculado pela Associação Brasileira de Biogás (ABiogás) é de 82,58 bilhões de metros cúbicos ao ano, considerando os setores sucroenergético, saneamento, proteína animal e produção agrícola. Esse potencial, se comparado com o atual cenário de produção de biogás brasileiro (1,83 bilhão de metros cúbicos ao ano), revela a oportunidade de enorme expansão, pois apenas 2% do potencial total são aproveitados atualmente.
“O Brasil, principalmente a região Sul, tem um grande potencial para produção de biogás a partir do aproveitamento de resíduos, contribuindo para incrementar a matriz energética, seja na área de combustíveis ou de energia elétrica”, aponta o presidente da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera), Ricardo Steinmetz (Sbera), analista da Embrapa Suínos e Aves.
O 4º Fórum é realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), pela Embrapa Suínos e Aves, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), e organizado pela Sbera.
PROGRAMAÇÃO
O Fórum terá oito painéis temáticos, Espaço de Negócios, pitches de startups, visitas técnicas e a entrega da premiação aos Melhores do Biogás. Toda a programação será concentrada no UCS Teatro, no Campus-Sede da UCS.
Dos oito painéis, três serão exibidos on-line, no canal de YouTube do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, com apoio institucional do projeto GEF Biogás Brasil, e poderão ser acompanhados pelo público. São eles: Painel 1 – “Políticas públicas federais para o desenvolvimento do biogás no Brasil”, dia 12, às 9h45; Painel 5, “Eficiência e inovação em plantas de biogás: cases de sucesso do Projeto GEF Biogás Brasil, no dia 13, às 9h; e o Painel 8, “Caminhos para avançar no setor de biogás”, dia 13, às 16h45. A premiação aos Melhores do Biogás também será transmitida pelo canal do Youtube do Fórum.
Veja a programação completa aqui.
ENCONTROS PARALELOS
O Fórum abre, também, agenda para o encontro Mulheres do Biogás, Reunião de Extensionistas da Área Rural, 2º Encontro de Produtores de Biogás e Reunião da Rede de Laboratórios de Biodigestão.
PARA SABER MAIS
O que é biogás – É uma mistura de gases composta principalmente por metano e dióxido de carbono, obtida normalmente através do tratamento de resíduos domésticos, agropecuários e industriais, por meio de processo de biodegradação anaeróbia, ou seja, na ausência de oxigênio. O biogás pode ser aplicado na geração de energia elétrica e energia térmica e na produção de biometano, um biocombustível similar ao gás natural. Durante o processo, também há produção de biofertilizante.
Quem pode produzir – Propriedades rurais, aterros sanitários e indústrias relacionadas à agropecuária. Também é possível produzir biogás com esgoto, resíduos vegetais e resíduos de alimentos (domésticos, comerciais e industriais).