14 A 16 DE ABRIL 2026
FOZ DO IGUAÇU-PR

14 A 16 DE ABRIL 2026 | FOZ DO IGUAÇU-PR

Fórum abrigará evento paralelo com reunião sobre biogás nas cadeias de  proteína animal

Atividade ocorrerá dia 18 de abril e será aberta aos participantes inscritos no 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

A reunião do grupo Biogás/Proteína Animal ocorre em paralelo ao 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. A atividade está programada para o dia 18 de abril de 2023, a partir das 18h, no Hotel Golden Park Internacional Foz & Convenções, em Foz do Iguaçu (PR). O encontro discutirá a temática do biogás a partir dos resíduos das diferentes cadeias da produção de proteína animal, discutindo oportunidades tanto na fase de produção quanto de processamento.

Com o objetivo de apresentar e difundir o conceito de integração de projetos de biogás, a reunião busca refletir sobre as modificações quanto ao modo de produção do biocombustível e discutir também as possibilidades de aplicação de seus derivados envolvendo tanto biogás quanto biometano.

Formado a partir do grupo nacional Agroenergia & Biogás, o coletivo “Biogás da Proteína Animal” reúne profissionais do setor de biogás, por meio da plataforma WhatsApp. Atualmente, cerca de 450 participantes buscam estimular o diálogo para incentivar a tomada de decisão em diferentes esferas de abrangência social, tecnológica e geopolítica com relação ao tema do biogás da proteína animal.

Dentre os profissionais que participam do grupo, Anélio Tomazzoni, Cícero Bley Jr, Iara Dreger, Heleno Quevedo de Lima e Marco Galhardo estão na organização da reunião do dia 18 de abril, como evento paralelo ao 5º Fórum.

De acordo com Iara Dreger, a meta é desencadear um movimento para resgatar o significado do biogás no setor da proteína animal e estimular ações entre os vários agentes do ecossistema, com oferta de segurança jurídica, técnica, econômica e financeira. “Entendemos que continuar o processo de integração da cadeia produtiva do biogás com as cadeias de proteína animal é chave para promover a sua relevância na matriz energética brasileira”, destaca ela, que é mestre em Gestão Ambiental, e fundadora da empresa SulBiogás, em Santa Catarina.

De acordo com Iara, durante a reunião, serão levantadas propostas para reverter o quadro do biogás no ecossistema de produção e processamento de proteína animal. “O intuito é possibilitar um ambiente de troca de informações e ideias, de forma democrática, para assegurar o avanço do biogás como fonte renovável de energia, seja elétrica, térmica ou combustível, e garantir a viabilidade de projetos. Trata-se de um convite à reconstrução do setor, como um reinício da caminhada”, projeta Iara.

O evento é aberto aos participantes inscritos no 5º Fórum, especialmente a profissionais e representantes de empresas privadas e públicas, instituições de ciência e tecnologia, de indústrias e cooperativas integradoras, sindicatos, federações, associações, bancos, além de produtores, profissionais independentes, estudantes e demais pessoas que se sintam atraídos pelo assunto ou que mantêm vinculação com tecnologias para a produção de biogás de resíduos e seus derivados originados na produção e processamento de proteína animal.

“Entendemos que a sustentabilidade do setor abrange agentes diversos, desde transformação industrial a grandes, médios e pequenos produtores integrados e independentes”, salienta a arquiteta Iara.

Sobre o Fórum
Maior evento setorial sobre Biogás no Sul do Brasil, o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) Embrapa Suínos e Aves e Universidade de Caxias do Sul (UCS), e organizado pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).

A programação ocorre de 18 a 20 de abril de 2023 e contempla painéis, visitas técnicas e espaço de negócios. As atividades ocorrem em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Saiba mais sobre a programação do Fórum (Aqui)

Mais informações sobre o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano podem ser obtidas nos canais:
biogasebiometano.mjv.digital/
facebook.com/BiogaseBiometano
instagram.com/biogasebiometano
linkedin.com/company/biogasebiometano

 

 

Realização

ANA CAROLINE DE LIMA

CIBiogás

Talyta Viana é engenheira de Energia pela Universidade de Brasília e especialista em Direito de Energia e Negócios do Setor Elétrico pelo CEDIN. Ela atua como coordenadora regulatória, representando a cadeia de biogás e biometano, com o objetivo de ampliar a participação dessas fontes na matriz energética. Sua carreira destaca- se pela atuação sólida na regulação do setor elétrico, especialmente em tarifas de distribuição e transmissão, onde adquiriu experiência em elaborar estudos, projeções tarifárias e estratégias para grandes instituições. Além disso, Talyta tem trabalhado em temas de transição energética, como hidrogênio, mercado de carbono e novas tecnologias, defendendo os interesses da indústria no cenário energético nacional.

Ana Caroline será
MODERADORA
no

Painel 6: Integração do Biogas e Biometano com outros energéticos