14 A 16 DE ABRIL 2026
FOZ DO IGUAÇU-PR

14 A 16 DE ABRIL 2026 | FOZ DO IGUAÇU-PR

Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano de volta a Caxias do Sul em abril de 2022

De volta a Caxias do Sul e no formato presencial, o 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano vai discutir tendências, projetos e negócios direcionados ao aproveitamento do biogás para a geração de energia elétrica, energia térmica e biometano. O encontro vai ocorrer de 12 a 14 de abril do próximo ano, na Universidade de Caxias do Sul, na Serra gaúcha.

 

Nos três dias do evento, os participantes poderão compartilhar experiências e conhecer novas tecnologias voltadas ao setor, neste que é o maior evento empresarial de biogás e biometano do Sul do país.

A programação está sendo construída para proporcionar debates sobre o potencial da produção de biogás e biometano no Brasil e no mundo. O Fórum será também um espaço para conhecer soluções sustentáveis, participar de visitas técnicas, de exposição de produtos e fazer parcerias e negócios para a indústria e para produtores de biogás.

“Investir recursos em energias renováveis é seguro e promissor. Mais uma vez, nossa região terá a oportunidade de acompanhar um encontro amadurecido e consolidado sobre investimentos em biogás e biometano”, diz a coordenadora do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, Suelen Paesi, professora dos programas de Pós-Graduação em Biotecnologia e em Engenharia e Ciências da UCS.

Ela lembra que o Fórum se iniciou regionalmente com a primeira edição na Universidade de Caxias do Sul, em 2017, e foi ganhando abrangência e participações internacionais. Foz do Iguaçu (PR) e Chapecó (SC) receberam as edições seguintes. Em final de março de 2021, a edição em formato online teve mil inscritos, 17 empresas patrocinadoras e 25 instituições apoiadoras.

Realização

ANA CAROLINE DE LIMA

CIBiogás

Talyta Viana é engenheira de Energia pela Universidade de Brasília e especialista em Direito de Energia e Negócios do Setor Elétrico pelo CEDIN. Ela atua como coordenadora regulatória, representando a cadeia de biogás e biometano, com o objetivo de ampliar a participação dessas fontes na matriz energética. Sua carreira destaca- se pela atuação sólida na regulação do setor elétrico, especialmente em tarifas de distribuição e transmissão, onde adquiriu experiência em elaborar estudos, projeções tarifárias e estratégias para grandes instituições. Além disso, Talyta tem trabalhado em temas de transição energética, como hidrogênio, mercado de carbono e novas tecnologias, defendendo os interesses da indústria no cenário energético nacional.

Ana Caroline será
MODERADORA
no

Painel 6: Integração do Biogas e Biometano com outros energéticos