Você está visualizando atualmente Painel 12: Créditos de carbono: Compensação de emissões de carbono do evento

Painel 12: Créditos de carbono: Compensação de emissões de carbono do evento

Ecosecurities Group certifica 5° Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano que compensou 83 toneladas de CO2e

Para finalizar as doze horas de debates, o último painel do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, no dia 19 de abril, teve como tema créditos de carbono. Representantes da Ecosecurities Group apresentaram seu case e compartilharam a experiência da empresa no mercado de compensação de emissões de carbono.

A compensação de carbono é uma prática do mercado de crédito de carbono, um sistema que promove o intercâmbio entre quem gera créditos de carbono por reduzir emissões e quem precisa compensar suas emissões residuais. Assim, uma organização compra créditos de carbono de outra, que recebe os investimentos.

No caso do evento em Foz do Iguaçu, a Ecosecurities certificou que o 5° Fórum Sul Brasileiro Biogás e Biometano compensou 83 toneladas de CO2e, o equivalente ao emitido nos dias 17, 18, 19 e 20 de abril. A compensação ocorreu por meio da aposentadoria voluntária de 83 unidades no Registro VCS (Verified Carbon Standard),  padrão de qualidade mais utilizado para contabilização de carbono. 

O cálculo foi elaborado com base em informações sobre a estimativa de quantidade de C02 emitido com transporte urbano, interurbano e aéreo, além de energia elétrica utilizada no período do Fórum, em Foz do Iguaçu. A compensação de créditos de carbono são do portfólio da Ecosecurities, relativas ao projeto Aterro Sanitário Oeste de Caucaia, instalado próximo a Fortaleza, capital do Ceará. Pelo cálculo, é como se o evento tivesse deixado de emitir gases de efeito estufa pela compensação de créditos de carbono.

“Somos uma provedora de serviços ambientais geradores de impacto, com mais de duas décadas de experiência em mercados de carbono e projetos de redução e remoção de emissões em todo o mundo. Nós prestamos serviços técnicos e financeiros a projetos de mitigação das mudanças climáticas. O diferencial da Ecosecurities é por ter o primeiro projeto de carbono registrado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Projeto de Aterro Sanitário NovaGerar, no Brasil. Trabalhamos com projetos REDD+, Reflorestamento, Biogás e Agropecuária”, explicou Ana Flávia Navarro. 

Maria Vasconcelos Haniya, fez uma breve apresentação do programa Kuré. Segundo ela, o programa tem como propósito apoiar a instalação e operação de usinas de biogás que centralizam o tratamento de dejetos de suínos e gado confinado, bem como financiar produtores que desejem instalar uma planta em suas propriedades. “Além de minimizar impactos sobre o meio ambiente, o maior objetivo do Programa é evitar a emissão do metano resultante da decomposição dos resíduos de animais confinados para a atmosfera”, destacou. O programa tem foco no Sul do Brasil, mas envolve outros estados.

Ao final da apresentação, foi realizada a entrega do certificado de compensação de emissões de carbono do evento. A professora e pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul, Suelen Paesi, representando as entidades realizadoras, recebeu o documento.

 CERTIFICADO

ECOSECURITIES GROUP certifica que o 5° Fórum Sul Brasileiro Biogás e Biometano compensou 83 toneladas de CO2e, o equivalente ao emitido durante seu evento que aconteceu em Foz do Iguaçu nos dias 17, 18, 19 e 20 de abril de 2023. A compensação ocorreu por meio da aposentadoria voluntária de 83 unidades no Registro VCS. Todos os créditos são devidamente auditados e verificados de acordo com as normas e regulamentos vigentes à época da emissão, conforme registro público VCS. 

Assinado pelo CEO da ECOSECURITIES GROUP – PABLO FERNANDEZ. 

 

Essa iniciativa demonstra o comprometimento do Fórum em contribuir para a redução das emissões de carbono e para a construção de um mundo mais sustentável.

 

­­­Patrocinador DIAMANTE: Compagas
Patrocinador MASTER: Itaipu Binacional
Patrocinador OURO: Scania

 

Foto: Roberto Lemos