Neste quinto painel, os palestrantes apresentaram casos, analisaram os arranjos tecnológicos e modelos de negócios para o uso do biogás na geração de energia elétrica no Brasil
O quinto painel do primeiro dia do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano teve como moderador Rogério Meneghetti, da Itaipu Binacional, que iniciou a apresentação abordando sobre o crescimento do uso do biogás na aplicação em energia elétrica. “Em um futuro muito próximo podemos ter números surpreendentes, mas é necessário políticas públicas voltadas para viabilização de financiamento e incentivos para esse setor”, salientou.
A seguir, representantes de empresas compartilharam soluções para o uso do biogás na geração de energia elétrica. O primeiro painelista, Fábio França, da CHP BRASIL, apresentou sobre a tecnologia nacional em plantas de GD a biogás oferecidas pela empresa. “Estamos presentes em 14 estados do Brasil, temos parceiros que fornecem a matéria-prima e a CHP tem sua tecnologia própria. Somos fornecedores de soluções com grupos de geradores de energia a gás com foco em eficiência energética, e nossa missão é aumentar a diversificação, a segurança e a confiabilidade da matriz energética através da geração de energia distribuída a gás”, disse.
Sidnei Vital Guimarães, da empresa Aggreko, comentou sobre modelos de negócios flexíveis, mitigando risco, eliminando investimento e otimizando o resultado econômico. “Contamos com solução técnica para produção de biogás, desenvolvemos projetos, oferecemos soluções para geração de energia turn-key, por meio de modelos de negócios flexíveis, eliminando a necessidade de investimento na cadeia produtiva do biogás, além de assumir os riscos”, indicou.
Ao finalizar as apresentações, o engenheiro de vendas da AB Energy, Guilherme Galhardo, relatou as oportunidades e cases do Mercado de Biogás para Geração de Energia Elétrica e Biometano.“Estamos há 42 anos no mercado, presentes em 21 países. No Brasil, temos 105 equipamentos para atender gás natural, biogás, aterro sanitário e biometano. As vantagens da GD com biogás são várias. Uma delas é promover a descarbonização da matriz energética, destinação correta de resíduos, geração firme de energia, segurança para o produtor, possibilidade de plantas híbridas com solar. Mas cada projeto é muito específico, e deve ser analisado caso a caso”, observa.
Patrocinador DIAMANTE: Compagas
Patrocinador MASTER: Itaipu Binacional
Patrocinador OURO: Scania
Foto: Leonardo Leite