Painelistas
PAINELISTAS
Veja quem abre os debates no Fórum
Especialistas em biogás de todo o Brasil compartilham suas experiências, propõem pautas e movimentam o debate nos painéis do 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
Airton Kunz
Pesquisador Senior
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Doutor em Química pela Unicamp. Pós-doutorado na Texas A & M University e no USDA/ARS. Pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, atualmente é chefe adjunto de P & D. Orientador de mestrado e doutorado nos seguintes programas: Ciência e Tecnologia Ambiental – UFFS (Erechim-RS), Engenharia Agrícola – UNIOESTE (Cascavel-PR) e Engenharia e Tecnologia Ambiental – UFPR (Palotina-PR). Presidente da SBERA (2009-2011 e 2011-2013) e diretor de área de pecuária (2017-2019). Editor de área das revistas Engenharia Agrícola e Frontiers of Sustainable Food Systems. Possui experiência em tratamento e aproveitamento de resíduos da produção animal, especialmente digestão anaeróbia, remoção de nutrientes e reúso de efluentes.
Alessandra Freddo
Engenheira Ambiental
CIBiogás
Engenheira Ambiental e Mestre em Tecnologias Ambientais pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) com graduação em Ciência de Dados pela Universidade Cruzeiro do Sul. Possui curso de Pós-graduação em Data Science and Analytics (USP/ESALQ) e Gestão de Projetos (Universidade Positivo). Recentemente obteve o certificado de Consultora Especialista em Energia do Hidrogênio pelo Renewable Energy Institute (REI). Possui mais de 9 anos de experiência no setor de energias renováveis com foco em biogás, biometano, hidrogênio e análise de dados. Atualmente integra o time de Engenharia e Operações do CIBiogás atuando em projetos de produção de biogás e hidrogênio renovável.
Bruno Casagranda Neves
Especialista em Gestão de Projetos
Organização das Nações Unidas
Profissional da área de desenvolvimento econômico e social com experiência em territórios rurais, bioenergia, agronegócio e empreendedorismo. Formado em Engenharia Florestal, especialista em Gerenciamento de Projetos, trabalhou em mais de 20 projetos na América Latina e na África. Coordena o Projeto GEF Biogás Brasil, liderado pelo MCTI e implementado pela UNIDO.
Caio de Teves Inácio
Pesquisador / Agrônomo
EMBRAPA
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (1996), Mestre em Engenharia de Produção, ênfase em Gestão da Qualidade Ambiental, pela mesma Universidade (1999), Mestre em Engenharia Ambiental, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2010), e Doutor em Agronomia-Ciência do Solo na Universidade Federal de Rural do Rio de Janeiro – UFRuralRJ (2015). Desde 2008 é pesquisador da Embrapa Solos, atualmente atuando na Embrapa Agrobiologia. Linhas de pesquisa: manejo tecnológico de resíduos agrícolas e agroindustriais, tecnologias de compostagem, fertilizantes orgânicos e organominerais, fertilidade do solo, isótopos estáveis na agricultura e alimentos. Coordena o projeto CNPq “Potencial da Estruvita como Fertilizante de Liberação Lenta para o Manejo Sustentável do Fósforo na Agricultura Brasileira” (2023-2025). É docente externo do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental (PEA) da UFRJ e do Programa de Eng. Agrícola e Ambiental (PGEAAmb) da UFRuralRJ desde 2015
Claudia Etchebehere
Dra. en Química
Instituto de investigaciones Biológicas
Head of the Microbial Ecology Laboratory, Department of Biochemistry and Microbial Genomics, Biological Research Institute Clemente Estable, Montevideo, Uruguay.
PhD in Chemistry, University of the Republic, Uruguay (2001). Postdoctoral research stages at University of Ghent (Belgium), Michigan State University (US) and INRA (Narbonne, France).
Expert in Microbiology of systems to recover energy from wastes (hydrogen, methane, electricity). Molecular biology applied to understand the Microbial Ecology of wastewater treatment systems. According to Scopus, 86 publications, h-index 31.
Member of the Latin America Biohydrogen Network, Latin America Anaerobic Digestion IWA group, Microbial Ecology and Water Engineering IWA group, senior ASM ambassador, former president of the Uruguayan Microbiology Society. Collaboration with research groups from Latin America, Europe and the US. Participant of international projects: Microbial Diversity Activated Sludge (MiDAS) and Global Water Microbiome Consortium.
Daiana Gotardo Martinez
Gerente de Engenharia e Operações
CIBiogás
Gerente de Engenharia e Operações no CIBiogás Bacharel em Engenharia Ambiental pela Faculdade União das Américas (2013). Mestre em Engenharia de Energia na Agricultura, com ênfase em biocombustíveis, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (2016), possui licenciatura plena em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2017), especialização em Tecnologias da Cadeia Produtiva do Biogás, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2019). Mais de 10 anos de experiência em projetos de produção e aproveitamento energético do biogás e biometano.
Deisi Cristina Tápparo
Líder da Equipe Técnica
Instituto 17
Deisi é Engenheira Ambiental e Sanitarista, com mestrado e doutorado em Engenharia Agrícola, especializando-se em saneamento ambiental pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Durante sua trajetória acadêmica, realizou um estágio doutoral na Universidade de BOKU/ Áustria, ampliando seus horizontes e conhecimentos na área. Possui experiência consolidada no tratamento de resíduos da produção animal, bioenergia, aproveitamento energético de resíduos e economia circular. Atualmente, ocupa a posição de líder da equipe técnica no projeto “Integrando a Mitigação de Poluentes Climáticos de Vida Curta nas Estratégias Nacionais de Agricultura” pelo Instituto 17, além de atuar como consultora técnica na Amplum Biogás e pesquisadora na área do biogás.
Diego Gomes Gagnotto
Gerente de Novos Energéticos
Cia. Ultragaz S/A
Formado em Administração de Empresas, com Pós Graduação pela PUC Campinas em Transição Energética e MBAs em Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégia pela FGV, com mais de 20 anos de experiência no mercado de energia, com enfoque no desenvolvimento de mercado do GLP, Gás Natural, Biometano e Energia Elétrica.
Dra. Maíra Mallmann
Pesquisadora de Pós-Doutorado
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Mestre e Doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalha como pesquisadora de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSC no Laboratório de Energia e Meio Ambiente e integra o Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar (Fotovoltaica) no Laboratório de Hidrogênio e Amônia Verde. Atua como professora em cursos de capacitação na área de Hidrogênio Verde. Foi pesquisadora do Programa Recursos Humanos 11.1 da Agência Nacional de Petróleo desenvolvendo catalisadores cerâmicos para reações de reforma de biogás para produção de gás de síntese rico em hidrogênio. Executou recentemente projetos financiados pelo governo alemão no Brasil por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit Gmbh (GIZ). Os projetos incluíram a construção da primeira usina de hidrogênio verde no estado de Santa Catarina, inaugurado em 2023 na Fotovoltaica (UFSC) e duas linhas de pesquisa que envolvem a reforma seca de biogás e o armazenamento químico de hidrogênio verde.
Fabiane Goldschmidt Antes
Química Industrial
Embrapa Suínos e Aves
Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Química – área de concentração Química Analítica – pela mesma instituição. Tem experiência na área de Química com ênfase em Química Analítica e Ambiental. Atualmente é Analista A no Centro Nacional de Pesquisa em Suínos e Aves (EMBRAPA Suínos e Aves, Concórdia Santa Catarina), atuando na área de Química Analítica e Ambiental e Gestão de Laboratório, no Laboratório de Experimentação e Análises Ambientais – LEAA. Os projetos de pesquisa atuais estão relacionados à agregação de valor aos resíduos agropecuários e agroindustriais com ênfase em remoção e/ou recuperação de nutrientes (nitrogênio, fósforo e potássio) através de processos químicos e biológicos e digestão anaeróbia para a produção de biogás e biometano. É membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Especialistas em Resíduos da Produção Agropecuária e Agroindustrial (SBERA), tendo ocupado o cargo de tesoureira (2019-2023) e atualmente ocupa o cargo de presidente (gestão 2024-2025).
Felipe Souza Marques
Diretor Técnico CIBiogás
CIBiogás
Diretor de Desenvolvimento Tecnológico no Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás CIBiogas-ER e Coordenador de Projetos na Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial – UNIDO. É Engenheiro Ambiental (2005) com mais de 15 anos de experiência em projetos de desenvolvimento do biogás e biometano como um produto estratégico e vinculado ao saneamento ambiental. Mestre em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Especialista em Elaboração, Análise e Avaliação de Projetos, pela Fundação Getúlio Vargas e Especialista em Gestão Ambiental em Municípios, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio. Conta com experiência em docência do ensino superior em cursos de graduação e pós-graduação e concentra suas atividades na área de desenvolvimento regional, biogás/biometano, energia e gestão de projetos.
Flaviane Magrini
Bióloga, Analista e Pesquisadora
Universidade de Caxias do Sul
Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (2008) e Mestrado em Biotecnologia pela mesma instituição com período na Facultad de Química, da Universidad de la República – Uruguai. Doutora em Biotecnologia (2019), atuando no Laboratório de Diagnóstico Molecular, do Instituto de Biotecnologia da Universidade de Caxias do Sul, na área da pesquisa, formação de alunos de graduação e pós-graduação e Analista na prestação de serviços. Tem experiência na área de isolamento e identificação molecular (PCR, qPCR, DGGE e NGS – Sequenciamento de Nova Geração) de microrganismos consorciados em amostras ambientais de interesse biotecnológico e de biorrefinaria, para produção de hidrogênio, biogás e metabólitos solúveis. Atua também na área de bioinformática na classificação metataxonômica e predição metabólica de genes de microrganismos de distintos processos anaeróbios.
Franciele Natividade Luiz
Engenharia ambiental
CIBiogás
Franciele Natividade é Coordenadora do Laboratório de Biogás do Centro Internacional de Energias Renováveis e Biogás – o CIBiogás. Bacharel em Engenharia Ambiental, mestre em Tecnologias Ambientais pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e atualmente é discente no programa de doutorado em Energia e Sustentabilidade na Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA).
Há mais de 10 anos atua em laboratórios de análises ambientais, destes, 6 anos dedicados à pesquisa e ao setor do biogás e biometano. Além de realizar análises de resíduos para produção de biogás e operação de reatores de bancada, Franciele também é responsável técnica por relatórios técnicos, de amostragem, e presta suporte em projetos de P&D+I.Possui experiência em Gestão da Qualidade na norma ABNT NBR ISO/IEC 17.025.
Helton José Alves
Pró-Reitor de Pesquisa
Universidade Federal do Paraná
Possui graduação em Química pela UEM (2004), mestrado em Eng. de Materiais pela UFSC (2005) e doutorado em Eng. de Materiais pela UFSCar (2009). É professor Associado Nível IV da UFPR. Atualmente, é Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D na área de Engenharia de Energia e Diretor Técnico-Científico da Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2). Tem atuado como Relator da Câmara Temática de Capacitação de Recursos Humanos do Plano Nacional do Hidrogênio (PNH2), coordenada pelo Ministério da Educação. Está vinculado ao Departamento de Engenharia Química do Setor de Tecnologia/ UFPR, e é fundador do LABMATER/UFPR, onde tem coordenado projetos de PD&I na área de conversão da biomassa para a produção de hidrogênio renovável e seus usos.
Igor Urasaki
Head de Energia da Gás Verde
Gás Verde
Igor Urasaki é engenheiro mecatrônico com pós-graduação em energia pela USP, atua há 12 anos no setor de energia a partir do biogás, com passagem por grandes empresas. Foi responsável pelo licenciamento de mais de 75 MW e hoje atua na Gás Verde como Head de Energia.
Jackson da Silva Albuquerque
Coordenador
ANP - Agência Nacional de Petróleo
Formado em Química Industrial pela UFPE e doutorado em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ. É servidor público federal na Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis desde 2006, com atuação na área de regulação com foco na elaboração das especificações e controle da qualidade dos combustíveis derivados de petróleo, gás natural e biocombustíveis, bem como na área de qualidade regulatória e análise de impacto regulatório. Dentre os biocombustíveis, atua com a qualidade do biometano, etanol, biodiesel e diesel verde. Destaca-se o trabalho realizado no desenvolvimento da regulação da qualidade do biometano, oriundo de resíduos agrossilvopastoris, aterros sanitários e estação de tratamento de esgoto.
Luciane Neves Canha
Engenheira Eletricista/Professora
Universidade Federal De Santa Maria
Luciane Neves Canha, Dr.Engenheira Eletricista (1994), Mestre em Engenharia Elétrica (1995), Doutora em Engenharia Elétrica (2004), Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Pesquisadora PQ-1D do CNPq. Em 2021 foi incluída entre as 21 Mulheres Mais Influentes em Mobilidade do Mundo pela Vulgo da França. Responsável pela instalação da primeira Rota Elétrica do RS que liga o Centro do estado até a capital, Porto Alegre. Em 2022, recebeu da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS) o Prêmio Pesquisador Gaúcho na categoria Pesquisador na Empresa. Possui mais de 300 artigos publicados em jornais, revistas e anais de eventos nacionais e internacionais, oito patentes depositadas e duas patentes concedidas pelo INPI. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em sistemas de potência, transição energética, mobilidade elétrica, redes elétricas inteligentes, geração renovável, gestão de recursos energéticos distribuídos, armazenamento de energia e microrredes.
Marcelo Bortoli
Professor Magistério Superior
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Possui graduação em Engenharia Ambiental, mestrado e doutorado em Engenharia Química, com ênfase em Processos biotecnológicos para o tratamento de resíduos. Foi presidente da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (SBERA) nos exercícios 2015-2017 e 2017-2019. Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Campus Francisco Beltrão desde 2014. É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental – PPGEA-FB. Na pesquisa atua, principalmente, nos temas ligados ao Gerenciamento e tratamento de efluentes e resíduos agropecuários e agroindustriais, Digestão anaeróbia de resíduos, Aproveitamento energético de resíduos, Desenvolvimento de processos biotecnológicos voltados ao tratamento de resíduos sólidos e líquidos, Processos biológicos de remoção de nitrogênio e Emissões atmosféricas provenientes de sistemas biológicos de tratamento de resíduos. É editor de área da revista científica Engenharia Agrícola (área Saneamento e Controle Ambiental). Na graduação atua principalmente ministrando disciplinas nas áreas de Energias renováveis, Gerenciamento e tratamento de resíduos industriais, Processos biológicos para o tratamento de resíduos e Gerenciamento e tratamento de Emissões Atmosféricas.
Maria Bernadete A. Varesche
Professora
Escola de Engenharia de São Carlos
Bióloga e professora do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC-USP, atua no Programa de Pós-graduação em Hidráulica e Saneamento (PPGSHS), nota 7 CAPES, é bolsista produtividade em pesquisa nível 1A do CNPq, e atua em pesquisa sobre produção de metano e hidrogênio a partir de resíduos sólidos e água residuária em reatores anaeróbios contínuos e descontínuos, com ênfase na caracterização dos microrganismos por técnicas de biologia molecular.
Nicolas Lazzaretti Berhorst
Gerente da Área de Inteligência
CIBiogás
Nícolas nasceu em Curitiba, graduou em Ciências Econômicas na UFPR onde concluiu o mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial em 2018 e logo em seguida entrou pra equipe do CIBiogás. Após 6 anos de atuação no mercado financeiro e parte dos estudos na Alemanha e Argentina ele direcionou seus esforços para a Energia Renovável. A motivação para mudança veio do entendimento de que energia é uma commodity indispensável e que tem um papel decisivo no futuro da civilização. Atualmente o economista concentra seus esforços em elaboração de modelos de negócios e desenvolvimento de novos negócios para energia elétrica e gás. Nícolas é Gerente da área de Inteligência de Mercado do CIBiogás.
Odorico Konrad
Professor e coordenador
Universidade do Vale do Taquari - Univates
Doutor em Engenharia Ambiental e Sanitária formado pela Montanuniversitat Leoben Austria (2002), graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992). Atualmente é docente no Programa de Pós Graduação em Ambiente e Desenvolvimento – PPGAD, do curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade do Vale do Taquari (Univates) e coordenador do Centro de Pesquisa em Energias e Tecnologias Sustentáveis (Cpets) do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates). Também, atua como docente colaborador no mestrado profissional do Programa de Pós- Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e é avaliador de Cursos de Graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Possui experiência nas áreas de energias renováveis, principalmente produção e aproveitamento de biogás como energia, gerenciamento de resíduos, tratamento de efluentes domésticos e industriais, desenvolvimento sustentável e reaproveitamento de materiais para conforto térmico.
Péricles Pinheiro Filho
Diretor de Desenvolvimento de Negócios
CHP BRASIL
Empresário, é Diretor de Desenvolvimento de Negócios da CHP BRASIL. Ex-conselheiro do CIBIOGÁS e ABIOGÁS, membro do Comitê Técnico Consultivo da COGEN. Foi colaborador do INEE, Instituto Nacional de Eficiência Energética, onde desenvolveu estudo sobre Geração a Diesel no Horário de Ponta para EPE, Empresa de Pesquisa Energética. Atua no Setor do Biogás há mais de 10 anos e no Setor Elétrico há mais de 30 ano
Renata Beckert Isfer
Presidente Executiva
ABiogás - Associação Brasileira do Biogás
Renata Isfer é Presidente Executiva da Associação Brasileira do Biogás. Foi Secretária e Secretária-Adjunta de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia de 2019 a 2020. Co-coordenou a negociação da revisão do contrato de cessão onerosa e a realização do leilão dos excedentes. Foi Consultora Jurídica da Pasta por 3 anos e participou ativamente da criação das políticas públicas que possibilitaram a recuperação do setor de gás, petróleo, energia elétrica e mineração. Tem experiência de 16 anos como Procuradora Federal na Advocacia-Geral da União. Fundou a Interalli Gás e Energia. É mestre em Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico, com participação em curso de extensão na Harvard Kennedy School sobre liderança feminina. Co-criadora do Projeto “Sim, elas existem” que tem como objetivo promover a equidade de gênero em cargos de liderança e do EmpodereC, um programa de mentoria para jovens mulheres do setor energético. Mãe da Catarina e do Tomás.
Renata Piacentini Rodriguez
Professora Associada
Universidade Federal de Alfenas
Renata é uma mulher cientista, mãe da Sofia e do Simon. É bolsista Produtividade PQ2 do CNPq e doutora em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela USP. Desde 2010, é professora da Universidade Federal de Alfenas, no campus Poços de Caldas e docente do programa de pós-graduação em Ciências Ambientais. Sua área de pesquisa concentra-se em processos biológicos utilizando sistemas anaeróbios, atualmente na área de energias renováveis, com foco na produção de biogás. Entre 2017 e 2018 foi pesquisadora visitante do Argonne National Laboratory, nos EUA. Foi grantee do Instituto Serrapilheira durante o ano de 2018 e atualmente coordena projetos com financiamento do CNPq e FAPEMIG. Foi membro do Pod 500 Women Scientists em Chicago e voluntária do projeto Mentor Matching nos EUA no ano de 2017. Entre 2019 e 2021 foi membro do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Poços de Caldas. É coordenadora do projeto Ciência, coisa de menina, cuja missão é reduzir a desigualdade de gênero na ciência e aumentar a atratividade de meninas para as áreas de ciências, tecnologias, matemática e engenharia. É uma das idealizadoras do Canal Cienplifica no Youtube, uma plataforma voltada a divulgação científica.
Renato Carrhá Leitão
Pesquisador
Embrapa Agroindústria Tropical
Dr. Renato Carrhá Leitão nasceu em 08 de dezembro de 1964 em Fortaleza, Ceará. Em 1988, obteve seu diploma em Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará. Em 1991, recebeu seu diploma de Mestre em Hidráulica e Saneamento na Escola de Engenharia de São Carlos, USP. De 1991 a 2000, trabalhou no Departamento de Recursos Hídricos do Estado do Ceará como analista de projeto; na Fundação Meteorológica e de Recursos Hídricos do Estado do Ceará como engenheiro ambiental; na empresa Gaia Consultoria Ambiental S/A como sócio-gerente; e finalmente na empresa Engesoft Engenharia e Consultoria S/A como gerente de projetos. Em junho de 2004, recebeu seu diploma de doutorado em Ciências Ambientais no Subdepartamento de Tecnologia Ambiental da Universidade de Wageningen (Holanda), sob orientação do Dr. Adrianus van Haandel e Dr. Gatze Lettinga. Desde setembro de 2004, trabalha na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária como pesquisador em valorização de resíduos agroindustriais e tratamento e reuso de águas residuais, digestão anaeróbia de resíduos agroindustriais para produção de biogás, hidrogênio e ácidos orgânicos, e no desenvolvimento de processos para separação de produtos de alto valor agregado a partir de biomassa lignocelulósica.
Ricardo Luiz Radis Steinmetz
Embrapa
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Ricardo Steinmetz trabalha no grupo de pesquisa “Núcleo Temático de Meio Ambiente” na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Suínos e Aves) desde 2006, onde coordena atividades do Laboratório de Estudos de Biogás. Ele obteve seu doutorado em Engenharia Química, com ênfase no desenvolvimento de processos químicos e biotecnológicos, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016) e inclui um período de bolsa sanduíche no Landesanstalt für Agrartechnik und Bioenergie na Universidade de Hohenheim/Alemanha (2015). É formado em em Química Industrial (2004) e mestre em Química com ênfase em análises ambientais (2007) pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, é membro do Conselho Diretivo da Red de Biodigestores para América Latina y el Caribe (RedBioLAC) e também ocupa o cargo de Presidente da Sociedade Brasileira de Gerenciamento de Resíduos Agrícolas e Agroindustriais (Sbera – Gestão 2021-2023). Possui experiência nas áreas de química analítica ambiental e processos biotecnológicos, atuando principalmente em estratégias de tratamento e uso de resíduos agrícolas e agroindustriais através da digestão anaeróbia e recuperação de energia.
Rogério Meneghetti
Superintendente de Energias Renováveis
ITAIPU Binacional
Engenheiro Eletricista com ênfase em sistemas de potência pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste., Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC com o tema de operação de sistemas de potência em tempo real, MBA em Gerenciamento de Projetos pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas – UDC e cursando MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas – FGV. Atualmente é superintendente de Energias Renováveis na Itaipu Binacional, conselheiro de administração do CIBiogás e representante brasileiro na Task Force 37 de biogás da International Energy Agency (IEA). Também foi vice coordenador do Grupo Técnico de Inovação da Comissão de Política Tecnológica das Empresas Eletrobras.
Rosana Rodrigues dos Santos
Diretora Executiva
Instituto E+ Transição Energética
Rosana Santos é diretora executiva do Instituto E+ Transição Energética, think tank brasileiro da sociedade civil, atuando principalmente na transição energética e na transformação industrial do Brasil em direção à neutralidade climática, construindo parcerias ganha-ganha entre o Sul e o Norte globais. Também é Conselheira do Conselho de Política Energética do Estado de São Paulo e da Associação Brasileira de Estudos em Energia. Ela tem mais de 30 anos de experiência no sector da energia no Brasil, tanto no setor privado como no público, e possui experiência na Europa e nos EUA. Foi executiva em empresas como Enel, Alstom/GE e EDP, além de conselheira da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) por 13 anos e coordenadora de projetos no Ministério de Minas e Energia. Foi também pesquisadora na FGV Ceri, na Universidade de Oldenburg (Alemanha), no Imperial College London e no CIRED Paris. Engenheira eletricista com mestrado e doutorado em energia pela USP, é professora voluntária em diversos cursos – Poli, FIA, Fisul, Geografia USP e Cedin).
Sidney Almeida Filgueira
Engenheiro Agrônomo
Ministério da Agricultura e Pecuária
Engenheiro Agrônomo e Mestre em Ciências Agrárias pela Universidade de Brasília (UnB), Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária, atuando na Coordenação-Geral de Mudanças Climáticas na gestão de projetos de cooperação internacional vinculados ao Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC+).
Suelen Osmarina Paesi
Bióloga
Universidade de Caxias do Sul
Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (1990) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente, é professora titular da Universidade de Caxias do Sul com atuação na graduação e nos Programas de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia e Ciências Ambientais. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Aplicada à Biogás e Biometano, atuando principalmente em isolamento e identificação microrganismos por meio de técnicas clássicas e moleculares e metataxonomia e predição funcional de amostras ambientais e clínicas. Atua na pesquisa e ensino dos Programas de Pós-graduação em Biotecnologia e Ciências Ambientais. Membro representante da UCS, na Comissão Organizadora Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. Membro da Sociedade Brasileira de Especialista em Resíduos agroindustriais. Conselheira da Rede Mulheres do Biogás
Tabatha Silvia Rosini Lacerda
Coordenadora Técnica
ABPA - Associação Brasileira de Proteína Animal
Formada em Zootecnia com MBA em Avicultura Industrial e ESG. Diretora Administrativa do Instituto Ovos Brasil e Coordenadora Técnica da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Trabalha na avicultura há 26 anos, especializada em avicultura de postura. Na ABPA atua nas áreas de sustentabilidade, genética avícola, programas de saúde animal (aves e suínos) e biosseguridade. No Instituto Ovos Brasil, trabalha a imagem institucional do ovo, como alimento completo e os benefícios do consumo para a saúde.
Thiago Edwiges
Professor
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Engenheiro Ambiental, Especialista em Economia e Meio Ambiente, Mestre em Energia na Agricultura, Doutor em Engenharia Agrícola e Pós-Doutor pela Escola de Engenharia e Ambiente Construído da Griffith University (Brisbane/Austrália). Já atuou em pesquisas com biogás na Escola Superior de Agricultura de Barcelona da Universitat Politécnica de Catalunya (Espanha) e no Instituto de Bioquímica e Tecnologias Ambientais da University of Southern Denmark (Dinamarca). É Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) desde 2012. É Coordenador do Mestrado em Tecnologias Ambientais (PPGTAMB) e Professor Permanente do Doutorado em Sustentabilidade Ambiental Urbana (PPGSAU). É Coordenador do Curso de Especialização em Tecnologias da Cadeia Produtiva do Biogás ofertado pela UTFPR em parceria com o CIBiogás. Membro Titular do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR e da Associação Paranaense de Engenheiros Ambientais. É Pesquisador Líder do Grupo de Pesquisa em Valorização de Resíduos e Economia Circular (GP-VALORE). Já atuou em projetos em parceria na área de saneamento e energias renováveis junto à Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), Observatório de Energias Renováveis para a América Latina e o Caribe, Parque Tecnológico de ITAIPU e CIBiogás. Pesquisa sobre saneamento ambiental, energias renováveis e economia circular.
Airton Kunz
Pesquisador Senior
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Doutor em Química pela Unicamp. Pós-doutorado na Texas A & M University e no USDA/ARS. Pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, atualmente é chefe adjunto de P & D. Orientador de mestrado e doutorado nos seguintes programas: Ciência e Tecnologia Ambiental – UFFS (Erechim-RS), Engenharia Agrícola – UNIOESTE (Cascavel-PR) e Engenharia e Tecnologia Ambiental – UFPR (Palotina-PR). Presidente da SBERA (2009-2011 e 2011-2013) e diretor de área de pecuária (2017-2019). Editor de área das revistas Engenharia Agrícola e Frontiers of Sustainable Food Systems. Possui experiência em tratamento e aproveitamento de resíduos da produção animal, especialmente digestão anaeróbia, remoção de nutrientes e reúso de efluentes.
Alessandra Freddo
Engenheira Ambiental
CIBiogás
Engenheira Ambiental e Mestre em Tecnologias Ambientais pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) com graduação em Ciência de Dados pela Universidade Cruzeiro do Sul. Possui curso de Pós-graduação em Data Science and Analytics (USP/ESALQ) e Gestão de Projetos (Universidade Positivo). Recentemente obteve o certificado de Consultora Especialista em Energia do Hidrogênio pelo Renewable Energy Institute (REI). Possui mais de 9 anos de experiência no setor de energias renováveis com foco em biogás, biometano, hidrogênio e análise de dados. Atualmente integra o time de Engenharia e Operações do CIBiogás atuando em projetos de produção de biogás e hidrogênio renovável.
Bruno Casagranda Neves
Especialista em Gestão de Projetos
Organização das Nações Unidas
Profissional da área de desenvolvimento econômico e social com experiência em territórios rurais, bioenergia, agronegócio e empreendedorismo. Formado em Engenharia Florestal, especialista em Gerenciamento de Projetos, trabalhou em mais de 20 projetos na América Latina e na África. Coordena o Projeto GEF Biogás Brasil, liderado pelo MCTI e implementado pela UNIDO.
Caio de Teves Inácio
Pesquisador / Agrônomo
EMBRAPA
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (1996), Mestre em Engenharia de Produção, ênfase em Gestão da Qualidade Ambiental, pela mesma Universidade (1999), Mestre em Engenharia Ambiental, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2010), e Doutor em Agronomia-Ciência do Solo na Universidade Federal de Rural do Rio de Janeiro – UFRuralRJ (2015). Desde 2008 é pesquisador da Embrapa Solos, atualmente atuando na Embrapa Agrobiologia. Linhas de pesquisa: manejo tecnológico de resíduos agrícolas e agroindustriais, tecnologias de compostagem, fertilizantes orgânicos e organominerais, fertilidade do solo, isótopos estáveis na agricultura e alimentos. Coordena o projeto CNPq “Potencial da Estruvita como Fertilizante de Liberação Lenta para o Manejo Sustentável do Fósforo na Agricultura Brasileira” (2023-2025). É docente externo do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental (PEA) da UFRJ e do Programa de Eng. Agrícola e Ambiental (PGEAAmb) da UFRuralRJ desde 2015
Claudia Etchebehere
Dra. en Química
Instituto de investigaciones Biológicas
Head of the Microbial Ecology Laboratory, Department of Biochemistry and Microbial Genomics, Biological Research Institute Clemente Estable, Montevideo, Uruguay.
PhD in Chemistry, University of the Republic, Uruguay (2001). Postdoctoral research stages at University of Ghent (Belgium), Michigan State University (US) and INRA (Narbonne, France).
Expert in Microbiology of systems to recover energy from wastes (hydrogen, methane, electricity). Molecular biology applied to understand the Microbial Ecology of wastewater treatment systems. According to Scopus, 86 publications, h-index 31.
Member of the Latin America Biohydrogen Network, Latin America Anaerobic Digestion IWA group, Microbial Ecology and Water Engineering IWA group, senior ASM ambassador, former president of the Uruguayan Microbiology Society. Collaboration with research groups from Latin America, Europe and the US. Participant of international projects: Microbial Diversity Activated Sludge (MiDAS) and Global Water Microbiome Consortium.
Daiana Gotardo Martinez
Gerente de Engenharia e Operações
CIBiogás
Gerente de Engenharia e Operações no CIBiogás Bacharel em Engenharia Ambiental pela Faculdade União das Américas (2013). Mestre em Engenharia de Energia na Agricultura, com ênfase em biocombustíveis, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (2016), possui licenciatura plena em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2017), especialização em Tecnologias da Cadeia Produtiva do Biogás, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2019). Mais de 10 anos de experiência em projetos de produção e aproveitamento energético do biogás e biometano.
Deisi Cristina Tápparo
Líder da Equipe Técnica
Instituto 17
Deisi é Engenheira Ambiental e Sanitarista, com mestrado e doutorado em Engenharia Agrícola, especializando-se em saneamento ambiental pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Durante sua trajetória acadêmica, realizou um estágio doutoral na Universidade de BOKU/ Áustria, ampliando seus horizontes e conhecimentos na área. Possui experiência consolidada no tratamento de resíduos da produção animal, bioenergia, aproveitamento energético de resíduos e economia circular. Atualmente, ocupa a posição de líder da equipe técnica no projeto “Integrando a Mitigação de Poluentes Climáticos de Vida Curta nas Estratégias Nacionais de Agricultura” pelo Instituto 17, além de atuar como consultora técnica na Amplum Biogás e pesquisadora na área do biogás.
Diego Gomes Gagnotto
Gerente de Novos Energéticos
Cia. Ultragaz S/A
Formado em Administração de Empresas, com Pós Graduação pela PUC Campinas em Transição Energética e MBAs em Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégia pela FGV, com mais de 20 anos de experiência no mercado de energia, com enfoque no desenvolvimento de mercado do GLP, Gás Natural, Biometano e Energia Elétrica.
Dra. Maíra Mallmann
Pesquisadora de Pós-Doutorado
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Mestre e Doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalha como pesquisadora de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSC no Laboratório de Energia e Meio Ambiente e integra o Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar (Fotovoltaica) no Laboratório de Hidrogênio e Amônia Verde. Atua como professora em cursos de capacitação na área de Hidrogênio Verde. Foi pesquisadora do Programa Recursos Humanos 11.1 da Agência Nacional de Petróleo desenvolvendo catalisadores cerâmicos para reações de reforma de biogás para produção de gás de síntese rico em hidrogênio. Executou recentemente projetos financiados pelo governo alemão no Brasil por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit Gmbh (GIZ). Os projetos incluíram a construção da primeira usina de hidrogênio verde no estado de Santa Catarina, inaugurado em 2023 na Fotovoltaica (UFSC) e duas linhas de pesquisa que envolvem a reforma seca de biogás e o armazenamento químico de hidrogênio verde.
Fabiane Goldschmidt Antes
Química Industrial
Embrapa Suínos e Aves
Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Química – área de concentração Química Analítica – pela mesma instituição. Tem experiência na área de Química com ênfase em Química Analítica e Ambiental. Atualmente é Analista A no Centro Nacional de Pesquisa em Suínos e Aves (EMBRAPA Suínos e Aves, Concórdia Santa Catarina), atuando na área de Química Analítica e Ambiental e Gestão de Laboratório, no Laboratório de Experimentação e Análises Ambientais – LEAA. Os projetos de pesquisa atuais estão relacionados à agregação de valor aos resíduos agropecuários e agroindustriais com ênfase em remoção e/ou recuperação de nutrientes (nitrogênio, fósforo e potássio) através de processos químicos e biológicos e digestão anaeróbia para a produção de biogás e biometano. É membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Especialistas em Resíduos da Produção Agropecuária e Agroindustrial (SBERA), tendo ocupado o cargo de tesoureira (2019-2023) e atualmente ocupa o cargo de presidente (gestão 2024-2025).
Felipe Souza Marques
Diretor Técnico CIBiogás
CIBiogás
Diretor de Desenvolvimento Tecnológico no Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás CIBiogas-ER e Coordenador de Projetos na Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial – UNIDO. É Engenheiro Ambiental (2005) com mais de 15 anos de experiência em projetos de desenvolvimento do biogás e biometano como um produto estratégico e vinculado ao saneamento ambiental. Mestre em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Especialista em Elaboração, Análise e Avaliação de Projetos, pela Fundação Getúlio Vargas e Especialista em Gestão Ambiental em Municípios, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio. Conta com experiência em docência do ensino superior em cursos de graduação e pós-graduação e concentra suas atividades na área de desenvolvimento regional, biogás/biometano, energia e gestão de projetos.
Flaviane Magrini
Bióloga, Analista e Pesquisadora
Universidade de Caxias do Sul
Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (2008) e Mestrado em Biotecnologia pela mesma instituição com período na Facultad de Química, da Universidad de la República – Uruguai. Doutora em Biotecnologia (2019), atuando no Laboratório de Diagnóstico Molecular, do Instituto de Biotecnologia da Universidade de Caxias do Sul, na área da pesquisa, formação de alunos de graduação e pós-graduação e Analista na prestação de serviços. Tem experiência na área de isolamento e identificação molecular (PCR, qPCR, DGGE e NGS – Sequenciamento de Nova Geração) de microrganismos consorciados em amostras ambientais de interesse biotecnológico e de biorrefinaria, para produção de hidrogênio, biogás e metabólitos solúveis. Atua também na área de bioinformática na classificação metataxonômica e predição metabólica de genes de microrganismos de distintos processos anaeróbios.
Franciele Natividade Luiz
Engenharia ambiental
CIBiogás
Franciele Natividade é Coordenadora do Laboratório de Biogás do Centro Internacional de Energias Renováveis e Biogás – o CIBiogás. Bacharel em Engenharia Ambiental, mestre em Tecnologias Ambientais pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e atualmente é discente no programa de doutorado em Energia e Sustentabilidade na Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA).
Há mais de 10 anos atua em laboratórios de análises ambientais, destes, 6 anos dedicados à pesquisa e ao setor do biogás e biometano. Além de realizar análises de resíduos para produção de biogás e operação de reatores de bancada, Franciele também é responsável técnica por relatórios técnicos, de amostragem, e presta suporte em projetos de P&D+I.Possui experiência em Gestão da Qualidade na norma ABNT NBR ISO/IEC 17.025.
Helton José Alves
Pró-Reitor de Pesquisa
Universidade Federal do Paraná
Possui graduação em Química pela UEM (2004), mestrado em Eng. de Materiais pela UFSC (2005) e doutorado em Eng. de Materiais pela UFSCar (2009). É professor Associado Nível IV da UFPR. Atualmente, é Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D na área de Engenharia de Energia e Diretor Técnico-Científico da Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2). Tem atuado como Relator da Câmara Temática de Capacitação de Recursos Humanos do Plano Nacional do Hidrogênio (PNH2), coordenada pelo Ministério da Educação. Está vinculado ao Departamento de Engenharia Química do Setor de Tecnologia/ UFPR, e é fundador do LABMATER/UFPR, onde tem coordenado projetos de PD&I na área de conversão da biomassa para a produção de hidrogênio renovável e seus usos.
Igor Urasaki
Head de Energia da Gás Verde
Gás Verde
Igor Urasaki é engenheiro mecatrônico com pós-graduação em energia pela USP, atua há 12 anos no setor de energia a partir do biogás, com passagem por grandes empresas. Foi responsável pelo licenciamento de mais de 75 MW e hoje atua na Gás Verde como Head de Energia.
Jackson da Silva Albuquerque
Coordenador
ANP - Agência Nacional de Petróleo
Formado em Química Industrial pela UFPE e doutorado em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ. É servidor público federal na Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis desde 2006, com atuação na área de regulação com foco na elaboração das especificações e controle da qualidade dos combustíveis derivados de petróleo, gás natural e biocombustíveis, bem como na área de qualidade regulatória e análise de impacto regulatório. Dentre os biocombustíveis, atua com a qualidade do biometano, etanol, biodiesel e diesel verde. Destaca-se o trabalho realizado no desenvolvimento da regulação da qualidade do biometano, oriundo de resíduos agrossilvopastoris, aterros sanitários e estação de tratamento de esgoto.
Luciane Neves Canha
Engenheira Eletricista/Professora
Universidade Federal De Santa Maria
Luciane Neves Canha, Dr.Engenheira Eletricista (1994), Mestre em Engenharia Elétrica (1995), Doutora em Engenharia Elétrica (2004), Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Pesquisadora PQ-1D do CNPq. Em 2021 foi incluída entre as 21 Mulheres Mais Influentes em Mobilidade do Mundo pela Vulgo da França. Responsável pela instalação da primeira Rota Elétrica do RS que liga o Centro do estado até a capital, Porto Alegre. Em 2022, recebeu da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS) o Prêmio Pesquisador Gaúcho na categoria Pesquisador na Empresa. Possui mais de 300 artigos publicados em jornais, revistas e anais de eventos nacionais e internacionais, oito patentes depositadas e duas patentes concedidas pelo INPI. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em sistemas de potência, transição energética, mobilidade elétrica, redes elétricas inteligentes, geração renovável, gestão de recursos energéticos distribuídos, armazenamento de energia e microrredes.
Marcelo Bortoli
Professor Magistério Superior
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Possui graduação em Engenharia Ambiental, mestrado e doutorado em Engenharia Química, com ênfase em Processos biotecnológicos para o tratamento de resíduos. Foi presidente da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (SBERA) nos exercícios 2015-2017 e 2017-2019. Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Campus Francisco Beltrão desde 2014. É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental – PPGEA-FB. Na pesquisa atua, principalmente, nos temas ligados ao Gerenciamento e tratamento de efluentes e resíduos agropecuários e agroindustriais, Digestão anaeróbia de resíduos, Aproveitamento energético de resíduos, Desenvolvimento de processos biotecnológicos voltados ao tratamento de resíduos sólidos e líquidos, Processos biológicos de remoção de nitrogênio e Emissões atmosféricas provenientes de sistemas biológicos de tratamento de resíduos. É editor de área da revista científica Engenharia Agrícola (área Saneamento e Controle Ambiental). Na graduação atua principalmente ministrando disciplinas nas áreas de Energias renováveis, Gerenciamento e tratamento de resíduos industriais, Processos biológicos para o tratamento de resíduos e Gerenciamento e tratamento de Emissões Atmosféricas.
Maria Bernadete A. Varesche
Professora
Escola de Engenharia de São Carlos
Bióloga e professora do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC-USP, atua no Programa de Pós-graduação em Hidráulica e Saneamento (PPGSHS), nota 7 CAPES, é bolsista produtividade em pesquisa nível 1A do CNPq, e atua em pesquisa sobre produção de metano e hidrogênio a partir de resíduos sólidos e água residuária em reatores anaeróbios contínuos e descontínuos, com ênfase na caracterização dos microrganismos por técnicas de biologia molecular.
Nicolas Lazzaretti Berhorst
Gerente da Área de Inteligência
CIBiogás
Nícolas nasceu em Curitiba, graduou em Ciências Econômicas na UFPR onde concluiu o mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial em 2018 e logo em seguida entrou pra equipe do CIBiogás. Após 6 anos de atuação no mercado financeiro e parte dos estudos na Alemanha e Argentina ele direcionou seus esforços para a Energia Renovável. A motivação para mudança veio do entendimento de que energia é uma commodity indispensável e que tem um papel decisivo no futuro da civilização. Atualmente o economista concentra seus esforços em elaboração de modelos de negócios e desenvolvimento de novos negócios para energia elétrica e gás. Nícolas é Gerente da área de Inteligência de Mercado do CIBiogás.
Odorico Konrad
Professor e coordenador
Universidade do Vale do Taquari - Univates
Doutor em Engenharia Ambiental e Sanitária formado pela Montanuniversitat Leoben Austria (2002), graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992). Atualmente é docente no Programa de Pós Graduação em Ambiente e Desenvolvimento – PPGAD, do curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade do Vale do Taquari (Univates) e coordenador do Centro de Pesquisa em Energias e Tecnologias Sustentáveis (Cpets) do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates). Também, atua como docente colaborador no mestrado profissional do Programa de Pós- Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e é avaliador de Cursos de Graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Possui experiência nas áreas de energias renováveis, principalmente produção e aproveitamento de biogás como energia, gerenciamento de resíduos, tratamento de efluentes domésticos e industriais, desenvolvimento sustentável e reaproveitamento de materiais para conforto térmico.
Péricles Pinheiro Filho
Diretor de Desenvolvimento de Negócios
CHP BRASIL
Empresário, é Diretor de Desenvolvimento de Negócios da CHP BRASIL. Ex-conselheiro do CIBIOGÁS e ABIOGÁS, membro do Comitê Técnico Consultivo da COGEN. Foi colaborador do INEE, Instituto Nacional de Eficiência Energética, onde desenvolveu estudo sobre Geração a Diesel no Horário de Ponta para EPE, Empresa de Pesquisa Energética. Atua no Setor do Biogás há mais de 10 anos e no Setor Elétrico há mais de 30 ano
Renata Beckert Isfer
Presidente Executiva
ABiogás - Associação Brasileira do Biogás
Renata Isfer é Presidente Executiva da Associação Brasileira do Biogás. Foi Secretária e Secretária-Adjunta de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia de 2019 a 2020. Co-coordenou a negociação da revisão do contrato de cessão onerosa e a realização do leilão dos excedentes. Foi Consultora Jurídica da Pasta por 3 anos e participou ativamente da criação das políticas públicas que possibilitaram a recuperação do setor de gás, petróleo, energia elétrica e mineração. Tem experiência de 16 anos como Procuradora Federal na Advocacia-Geral da União. Fundou a Interalli Gás e Energia. É mestre em Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico, com participação em curso de extensão na Harvard Kennedy School sobre liderança feminina. Co-criadora do Projeto “Sim, elas existem” que tem como objetivo promover a equidade de gênero em cargos de liderança e do EmpodereC, um programa de mentoria para jovens mulheres do setor energético. Mãe da Catarina e do Tomás.
Renata Piacentini Rodriguez
Professora Associada
Universidade Federal de Alfenas
Renata é uma mulher cientista, mãe da Sofia e do Simon. É bolsista Produtividade PQ2 do CNPq e doutora em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela USP. Desde 2010, é professora da Universidade Federal de Alfenas, no campus Poços de Caldas e docente do programa de pós-graduação em Ciências Ambientais. Sua área de pesquisa concentra-se em processos biológicos utilizando sistemas anaeróbios, atualmente na área de energias renováveis, com foco na produção de biogás. Entre 2017 e 2018 foi pesquisadora visitante do Argonne National Laboratory, nos EUA. Foi grantee do Instituto Serrapilheira durante o ano de 2018 e atualmente coordena projetos com financiamento do CNPq e FAPEMIG. Foi membro do Pod 500 Women Scientists em Chicago e voluntária do projeto Mentor Matching nos EUA no ano de 2017. Entre 2019 e 2021 foi membro do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Poços de Caldas. É coordenadora do projeto Ciência, coisa de menina, cuja missão é reduzir a desigualdade de gênero na ciência e aumentar a atratividade de meninas para as áreas de ciências, tecnologias, matemática e engenharia. É uma das idealizadoras do Canal Cienplifica no Youtube, uma plataforma voltada a divulgação científica.
Renato Carrhá Leitão
Pesquisador
Embrapa Agroindústria Tropical
Dr. Renato Carrhá Leitão nasceu em 08 de dezembro de 1964 em Fortaleza, Ceará. Em 1988, obteve seu diploma em Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará. Em 1991, recebeu seu diploma de Mestre em Hidráulica e Saneamento na Escola de Engenharia de São Carlos, USP. De 1991 a 2000, trabalhou no Departamento de Recursos Hídricos do Estado do Ceará como analista de projeto; na Fundação Meteorológica e de Recursos Hídricos do Estado do Ceará como engenheiro ambiental; na empresa Gaia Consultoria Ambiental S/A como sócio-gerente; e finalmente na empresa Engesoft Engenharia e Consultoria S/A como gerente de projetos. Em junho de 2004, recebeu seu diploma de doutorado em Ciências Ambientais no Subdepartamento de Tecnologia Ambiental da Universidade de Wageningen (Holanda), sob orientação do Dr. Adrianus van Haandel e Dr. Gatze Lettinga. Desde setembro de 2004, trabalha na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária como pesquisador em valorização de resíduos agroindustriais e tratamento e reuso de águas residuais, digestão anaeróbia de resíduos agroindustriais para produção de biogás, hidrogênio e ácidos orgânicos, e no desenvolvimento de processos para separação de produtos de alto valor agregado a partir de biomassa lignocelulósica.
Ricardo Luiz Radis Steinmetz
Embrapa
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Ricardo Steinmetz trabalha no grupo de pesquisa “Núcleo Temático de Meio Ambiente” na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Suínos e Aves) desde 2006, onde coordena atividades do Laboratório de Estudos de Biogás. Ele obteve seu doutorado em Engenharia Química, com ênfase no desenvolvimento de processos químicos e biotecnológicos, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016) e inclui um período de bolsa sanduíche no Landesanstalt für Agrartechnik und Bioenergie na Universidade de Hohenheim/Alemanha (2015). É formado em em Química Industrial (2004) e mestre em Química com ênfase em análises ambientais (2007) pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, é membro do Conselho Diretivo da Red de Biodigestores para América Latina y el Caribe (RedBioLAC) e também ocupa o cargo de Presidente da Sociedade Brasileira de Gerenciamento de Resíduos Agrícolas e Agroindustriais (Sbera – Gestão 2021-2023). Possui experiência nas áreas de química analítica ambiental e processos biotecnológicos, atuando principalmente em estratégias de tratamento e uso de resíduos agrícolas e agroindustriais através da digestão anaeróbia e recuperação de energia.
Rogério Meneghetti
Superintendente de Energias Renováveis
ITAIPU Binacional
Engenheiro Eletricista com ênfase em sistemas de potência pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste., Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC com o tema de operação de sistemas de potência em tempo real, MBA em Gerenciamento de Projetos pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas – UDC e cursando MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas – FGV. Atualmente é superintendente de Energias Renováveis na Itaipu Binacional, conselheiro de administração do CIBiogás e representante brasileiro na Task Force 37 de biogás da International Energy Agency (IEA). Também foi vice coordenador do Grupo Técnico de Inovação da Comissão de Política Tecnológica das Empresas Eletrobras.
Rosana Rodrigues dos Santos
Diretora Executiva
Instituto E+ Transição Energética
Rosana Santos é diretora executiva do Instituto E+ Transição Energética, think tank brasileiro da sociedade civil, atuando principalmente na transição energética e na transformação industrial do Brasil em direção à neutralidade climática, construindo parcerias ganha-ganha entre o Sul e o Norte globais. Também é Conselheira do Conselho de Política Energética do Estado de São Paulo e da Associação Brasileira de Estudos em Energia. Ela tem mais de 30 anos de experiência no sector da energia no Brasil, tanto no setor privado como no público, e possui experiência na Europa e nos EUA. Foi executiva em empresas como Enel, Alstom/GE e EDP, além de conselheira da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) por 13 anos e coordenadora de projetos no Ministério de Minas e Energia. Foi também pesquisadora na FGV Ceri, na Universidade de Oldenburg (Alemanha), no Imperial College London e no CIRED Paris. Engenheira eletricista com mestrado e doutorado em energia pela USP, é professora voluntária em diversos cursos – Poli, FIA, Fisul, Geografia USP e Cedin).
Sidney Almeida Filgueira
Engenheiro Agrônomo
Ministério da Agricultura e Pecuária
Engenheiro Agrônomo e Mestre em Ciências Agrárias pela Universidade de Brasília (UnB), Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária, atuando na Coordenação-Geral de Mudanças Climáticas na gestão de projetos de cooperação internacional vinculados ao Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC+).
Suelen Osmarina Paesi
Bióloga
Universidade de Caxias do Sul
Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (1990) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente, é professora titular da Universidade de Caxias do Sul com atuação na graduação e nos Programas de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia e Ciências Ambientais. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Aplicada à Biogás e Biometano, atuando principalmente em isolamento e identificação microrganismos por meio de técnicas clássicas e moleculares e metataxonomia e predição funcional de amostras ambientais e clínicas. Atua na pesquisa e ensino dos Programas de Pós-graduação em Biotecnologia e Ciências Ambientais. Membro representante da UCS, na Comissão Organizadora Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. Membro da Sociedade Brasileira de Especialista em Resíduos agroindustriais. Conselheira da Rede Mulheres do Biogás
Tabatha Silvia Rosini Lacerda
Coordenadora Técnica
ABPA - Associação Brasileira de Proteína Animal
Formada em Zootecnia com MBA em Avicultura Industrial e ESG. Diretora Administrativa do Instituto Ovos Brasil e Coordenadora Técnica da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Trabalha na avicultura há 26 anos, especializada em avicultura de postura. Na ABPA atua nas áreas de sustentabilidade, genética avícola, programas de saúde animal (aves e suínos) e biosseguridade. No Instituto Ovos Brasil, trabalha a imagem institucional do ovo, como alimento completo e os benefícios do consumo para a saúde.
Thiago Edwiges
Professor
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Engenheiro Ambiental, Especialista em Economia e Meio Ambiente, Mestre em Energia na Agricultura, Doutor em Engenharia Agrícola e Pós-Doutor pela Escola de Engenharia e Ambiente Construído da Griffith University (Brisbane/Austrália). Já atuou em pesquisas com biogás na Escola Superior de Agricultura de Barcelona da Universitat Politécnica de Catalunya (Espanha) e no Instituto de Bioquímica e Tecnologias Ambientais da University of Southern Denmark (Dinamarca). É Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) desde 2012. É Coordenador do Mestrado em Tecnologias Ambientais (PPGTAMB) e Professor Permanente do Doutorado em Sustentabilidade Ambiental Urbana (PPGSAU). É Coordenador do Curso de Especialização em Tecnologias da Cadeia Produtiva do Biogás ofertado pela UTFPR em parceria com o CIBiogás. Membro Titular do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR e da Associação Paranaense de Engenheiros Ambientais. É Pesquisador Líder do Grupo de Pesquisa em Valorização de Resíduos e Economia Circular (GP-VALORE). Já atuou em projetos em parceria na área de saneamento e energias renováveis junto à Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), Observatório de Energias Renováveis para a América Latina e o Caribe, Parque Tecnológico de ITAIPU e CIBiogás. Pesquisa sobre saneamento ambiental, energias renováveis e economia circular.