Painelistas
Painelistas
Especialistas em biogás de todo o Brasil compartilham suas experiências, propõem pautas e movimentam o debate nos painéis do 7º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

Roseane Santos
CEO RS Consultoria
Executiva com mais de 20 anos de experiência no setor elétrico e de infraestrutura, Roseane Santos é especialista em regulação estratégica, mercado de energia e inovação. Atuou como Conselheira de Administração e Diretora na CCEE, liderando iniciativas inovadoras de governança, segurança de mercado e políticas ESG.
Com forte atuação na transição energética e descarbonização, impulsionando projetos de sustentabilidade e digitalização no setor. Líder integradora, mentora e defensora da diversidade, é referência na criação de estratégias que aliam regulação, tecnologia e desenvolvimento sustentável.

Airton Kunz
Pesquisador Senior
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Doutor em Química pela Unicamp. Pós-doutorado na Texas A & M University e no USDA/ARS. Pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, atualmente é chefe adjunto de P & D. Orientador de mestrado e doutorado nos seguintes programas: Ciência e Tecnologia Ambiental – UFFS (Erechim-RS), Engenharia Agrícola – UNIOESTE (Cascavel-PR) e Engenharia e Tecnologia Ambiental – UFPR (Palotina-PR). Presidente da SBERA (2009-2011 e 2011-2013) e diretor de área de pecuária (2017-2019). Editor de área das revistas Engenharia Agrícola e Frontiers of Sustainable Food Systems. Possui experiência em tratamento e aproveitamento de resíduos da produção animal, especialmente digestão anaeróbia, remoção de nutrientes e reúso de efluentes.

Alessandro Sanches
Diretor Executivo
Instituto 17
Especialista em energia sustentável e transição energética, com experiência em mitigação de poluentes e descarbonização. Diretor Executivo do Instituto 17, coordena projetos financiados por organismos internacionais como CCAC, UNCTAD e UK FCDO. Membro do Conselho de Engenheiros para a Transição Energética (CEET), assessora a ONU em soluções inovadoras para a transição energética global. Atua na formulação de políticas públicas, monitoramento de emissões e sustentabilidade, integrando ciência e engajamento multissetorial.

Aline Scarpetta
Diretora de Engenharia e Inovação
Centro Internacional de Energias Renováveis - Biogás (CIBiogás)
Aline Scarpetta é Diretora de Engenharia e Inovação do CIBiogás, Mestre em Engenharia e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná e Especialista em Tecnologias da Cadeia Produtiva do Biogás pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também possui especialização em Eficiência Energética Aplicada aos Processos Produtivos pela Universidade Federal de Santa Maria e pela Engenheira Ambiental.
Com mais de 10 anos de experiência no setor de biogás, Aline possui amplo conhecimento em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, apresentando na implementação de soluções sustentáveis e no fortalecimento da cadeia produtiva do biogás no Brasil.

Amanda Gondim
Professora e Pesquisadora
RBQAV / Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Professora de Química do Petróleo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Coordenadora do Laboratório de Análise Ambiental, Processamento Primário e Biocombustíveis do NUPPRAR (LABPROBIO – NUPPRAR). Possui graduação e mestrado pela UFPB e doutorado em Química pela UFRN. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Química e em Ciências e Engenharia de Petróleo da UFRN. Coordena a Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis (RBQAV) e o Programa de Recursos Humanos da ANP (PRH-ANP – 37.1). Integra o Comitê Técnico Consultivo do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e é Perita do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPURN) na área de Química Ambiental. Desenvolve projetos de pesquisa voltados à valorização de resíduos de petróleo, produção de biodiesel, hidrocarbonetos renováveis e hidrogênio, com foco em bioquerosene e diesel verde a partir de biomassa. Também atua em projetos relacionados à qualidade da água e contaminação ambiental.

Bruno Brasil
Diretor | Departamento de Produção Sustentável e Irrigação
Ministério da Agricultura e Pecuária - MAPA
Bruno Brasil é Diretor do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação no MAPA desde 2023, coordenando o Plano ABC+ e atuando como ponto-focal técnico para a UNFCC. Biólogo com MBA em Gestão de Projetos, possui Mestrado e Doutorado em Microbiologia e pós-doutorado em Genética Animal.
Ingressou na Embrapa em 2012, onde foi pesquisador, chefe-adjunto de P&D na Embrapa Agroenergia e Secretário de Pesquisa e Desenvolvimento, liderando a reestruturação do Sistema Embrapa de Gestão (SEG) e projetos de inovação público-privada. Entre 2022 e 2023, foi Superintendente de Estratégia na Presidência da Embrapa.

Bruno Casagranda Neves
Especialista em Gestão de Projetos
Organização das Nações Unidas
Profissional da área de desenvolvimento econômico e social com experiência em territórios rurais, bioenergia, agronegócio e empreendedorismo. Formado em Engenharia Florestal, especialista em Gerenciamento de Projetos, trabalhou em mais de 20 projetos na América Latina e na África. Coordena o Projeto GEF Biogás Brasil, liderado pelo MCTI e implementado pela UNIDO.

Emerson Soares
Presidente
Energycoop Cooperativa de Energias Renováveis
Emerson Soares é Eletrotécnico com vasta experiência em elétrica industrial desde 1992, tendo atuado em diversos setores, como portuário, armazenagem de grãos, beneficiamento de algodão, fabricação de adubos e biodiesel. A partir de 2000, direcionou sua carreira para a automação industrial, prestando serviços em 10 estados brasileiros, o que lhe proporcionou uma sólida formação técnica e uma visão estratégica em soluções inovadoras. Em 2019, Emerson iniciou sua trajetória no ramo das energias renováveis, com foco em energia solar fotovoltaica, e, em 2021, passou a desenvolver o projeto de biogás a partir de capiaçu. Em 2022, foi um dos fundadores da Energycoop, onde, como Presidente, lidera iniciativas voltadas para a expansão das energias renováveis, com ênfase no biogás, e o desenvolvimento de soluções sustentáveis para a cooperativa e seus parceiros.

Emilene de Carvalho Lourenço
Engenheira Ambiental
Centro Internacional de Energias Renováveis - Biogás (CIBiogás)
Emilene de Carvalho Lourenço é engenheira ambiental e doutora em Energia e Sustentabilidade pela Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA). Com cinco anos de experiência em projetos de biogás e biometano, atua no tratamento de resíduos com foco no aproveitamento energético. Atualmente, é Analista de Inteligência de Mercado no CIBiogás, com expertise em atributos não energéticos das energias renováveis, descarbonização e mercado de carbono.

Fabiane Goldschmidt Antes
Química Industrial
Embrapa Suínos e Aves
Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Química – área de concentração Química Analítica – pela mesma instituição. Tem experiência na área de Química com ênfase em Química Analítica e Ambiental. Atualmente é Analista A no Centro Nacional de Pesquisa em Suínos e Aves (EMBRAPA Suínos e Aves, Concórdia Santa Catarina), atuando na área de Química Analítica e Ambiental e Gestão de Laboratório, no Laboratório de Experimentação e Análises Ambientais – LEAA. Os projetos de pesquisa atuais estão relacionados à agregação de valor aos resíduos agropecuários e agroindustriais com ênfase em remoção e/ou recuperação de nutrientes (nitrogênio, fósforo e potássio) através de processos químicos e biológicos e digestão anaeróbia para a produção de biogás e biometano. É membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Especialistas em Resíduos da Produção Agropecuária e Agroindustrial (SBERA), tendo ocupado o cargo de tesoureira (2019-2023) e atualmente ocupa o cargo de presidente (gestão 2024-2025).

Flaviane Magrini
Bióloga, Analista e Pesquisadora
Universidade de Caxias do Sul
Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (2008) e Mestrado em Biotecnologia pela mesma instituição com período na Facultad de Química, da Universidad de la República – Uruguai. Doutora em Biotecnologia (2019), atuando no Laboratório de Diagnóstico Molecular, do Instituto de Biotecnologia da Universidade de Caxias do Sul, na área da pesquisa, formação de alunos de graduação e pós-graduação e Analista na prestação de serviços. Tem experiência na área de isolamento e identificação molecular (PCR, qPCR, DGGE e NGS – Sequenciamento de Nova Geração) de microrganismos consorciados em amostras ambientais de interesse biotecnológico e de biorrefinaria, para produção de hidrogênio, biogás e metabólitos solúveis. Atua também na área de bioinformática na classificação metataxonômica e predição metabólica de genes de microrganismos de distintos processos anaeróbios.

Flávio Ascenco
Pesquisador / Agrônomo
EMBRAPA
Flávio Ascenco é Líder Técnico Sênior na World Biogas Association e ADBA desde 2023, gerenciando projetos, interagindo com órgãos governamentais e apoiando o desenvolvimento de usinas de biogás. Lidera o projeto Making Biogas Happen e desenvolveu padrões operacionais globais para o setor.
Com mais de uma década de experiência em biogás e energias renováveis, foi Gerente de Área na Eco Verde Energy, onde supervisionou equipes e melhorou o desempenho de plantas. Possui certificações em gestão de resíduos, operações ambientais e segurança. Seu perfil é de liderança dinâmica, inovação e excelência operacional.

Franciele Natividade Luiz
Gerente do Laboratório de Biogás
Centro Internacional de Energias Renováveis - Biogás (CIBiogás)
Franciele Natividade é Coordenadora do Laboratório de Biogás do Centro Internacional de Energias Renováveis e Biogás – o CIBiogás. Bacharel em Engenharia Ambiental, mestre em Tecnologias Ambientais pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e atualmente é discente no programa de doutorado em Energia e Sustentabilidade na Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA).
Há mais de 10 anos atua em laboratórios de análises ambientais, destes, 6 anos dedicados à pesquisa e ao setor do biogás e biometano. Além de realizar análises de resíduos para produção de biogás e operação de reatores de bancada, Franciele também é responsável técnica por relatórios técnicos, de amostragem, e presta suporte em projetos de P&D+I.Possui experiência em Gestão da Qualidade na norma ABNT NBR ISO/IEC 17.025.

Felipe Souza Marques
Diretor de Estratégias de Mercado
Centro Internacional de Energias Renováveis - Biogás (CIBiogás)
Diretor de Desenvolvimento Tecnológico no Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás CIBiogas-ER e Coordenador de Projetos na Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial – UNIDO. É Engenheiro Ambiental (2005) com mais de 15 anos de experiência em projetos de desenvolvimento do biogás e biometano como um produto estratégico e vinculado ao saneamento ambiental. Mestre em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Especialista em Elaboração, Análise e Avaliação de Projetos, pela Fundação Getúlio Vargas e Especialista em Gestão Ambiental em Municípios, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio. Conta com experiência em docência do ensino superior em cursos de graduação e pós-graduação e concentra suas atividades na área de desenvolvimento regional, biogás/biometano, energia e gestão de projetos.

Gabriel Kropsch
Diretor Executivo
Associação Brasileira do Biogás (ABiogás)
Gabriel Kropsch é diretor executivo da ABiogás. Formado em Administração de Empresas pela PUC – RJ, obteve seu MBA pela COPPEAD/UFRJ e cursou o Programa OPM da Harvard Business School e a Formação para Conselheiros da FGV. Desenvolve atividades na área de comércio exterior, produtos e serviços para a indústria de petróleo e gás desde 1991, em empresas como Tramp Oil, World Fuel Services, Terrana, Aspro e Neogas. Sócio e Conselheiro da Sinergás, provedora de soluções integradas para infraestrutura de tratamento, compressão e revenda de gás natural e biometano.

Gustavo Brunetto
Professor
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Engenheiro Agrônomo, com Mestrado e Doutorado em Ciência do Solo pela UFSM. Doutorado Sanduíche na Università di Bologna, Itália. Pós-Doutorado em Nutrição Mineral de Plantas na UFSM (ano de 2008) e Pós-Doutorado em modelagem da nutrição mineral de Plantas na University of California (UC-Davis), em Davis (EUA) (ano de 2022). Professor Associado 4 no Departamento de Solos da UFSM. Professor Permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ciência do Solo na UFSM e Agroecossistemas da UFSC. Professor permanente no Curso de Mestrado profissionalizante no Programa de Viticultura e Enologia do IFRS. Atua nas áreas de química do solo, fertilidade e nutrição mineral de plantas.

Gustavo de Lima Ramos
Assessor da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI
Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de Brasília (UnB), possui experiência em Bioquímica e Biologia Molecular, com ênfase em transformação genética de soja, obtenção de biorreatores vegetais de fármacos e proteômica. Possui mestrado em Agronegócios, onde desenvolveu atividades na linha de competitividade e sustentabilidade, principalmente em assuntos ligados aos biocombustíveis, consorciação lavoura-pecuária-floresta e utilização de resíduos para produção de biodiesel. Atualmente, pertence a carreira de Gestão, Planejamento e Infraestrutura em Ciência e Tecnologia e está lotado na Coordenação-Geral de Tecnologias Setoriais do Departamento de Programas de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (CGTS/DEPIN/SETEC/MCTI). Atua na área de Bioenergia e Biocombustíveis, Transportes, Hidrogênio e Saneamento, tendo mais de 14 anos de experiência com os setores ligados às cadeias produtivas do Etanol, Biogás, Biometano, Carvão Vegetal e Biodiesel, trabalhando, inclusive, com Processos Avançados de Conversão de Biomassa. Além disso, como doutorando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Química e Biológica do Instituto de Química da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveu atividades referentes ao aproveitamento de resíduos sólidos urbanos para a produção de biogás, bio-óleo, biofertilizante e biochar.

Helen Treichel
Professora/Pesquisadora
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, RS
Engenheira de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande, com mestrado e doutorado pela Unicamp. Professora e Pesquisadora na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, atuando nos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Biológicas e Agronomia. Docente nos Programas de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (UFFS), Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFFS) e Biotecnologia e Biociências (UFSC).
Líder do grupo de pesquisa Agroenergia (AGROEN) e vice-líder dos grupos Microbiologia Aplicada (GPMA) e Processos Enzimáticos e Microbiológicos (GPPEM). Coordena o Laboratório de Microbiologia e Bioprocessos (LAMIBI) e auxilia na Coordenação do Laboratório de Agroecologia.
As pesquisas envolvem bioprocessos, enzimas, valorização de resíduos, bioinsumos agrícolas, bioherbicidas e biocombustíveis. Possui fator h=41 na Scopus e h=37 na Web of Science

Marjorie Kauffmann
Secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura RS
Governo do Rio Grande do Sul
Engenheira florestal pela Universidade Federal de Santa Maria, Marjorie Kauffmann é mestre em Ambiente e Desenvolvimento pelo Centro Universitário Univates e doutora em Geociências pela Unicamp, com pós-doutorado no Centro Universitário Univates.
Com experiência em projetos de infraestrutura, incluindo estradas, pontes e usinas hidrelétricas, atuou como diretora da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Lajeado (2017-2018). Entre 2019 e 2022, foi diretora-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e, desde março de 2022, exerce o cargo de Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul.
Representou o estado nas Conferências do Clima de 2021 (Escócia) e 2022 (Egito). Reconhecida por sua atuação, foi homenageada com a medalha Assis Brasil na Expointer 2022 e recebeu o troféu Brasil Expodireto 2023 na categoria Sustentabilidade.

Juarez Campolina Machado
Pesquisador
Embrapa
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2005), mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras (2007), doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2008) e MBA em Gestão de Projetos pela USP-ESALQ (2021). Desde 2011, sou pesquisador A da Embrapa Gado de Leite, com contribuições que abrangem desde a gestão até a liderança de linhas de PD&I. Fui Chefe-Adjunto de P&D Substituto (2014-2015) e Secretário Executivo do Comitê Técnico Interno (2014-2021) da Embrapa Gado de Leite, além de atuar em instâncias estratégicas como a Comissão Técnica do Macroprograma 2, e os Comitês Gestores do Portfólio Pastagens e Portfólio Fibras e Biomassas para Uso Industrial. Atualmente é o Presidente do Comitê Gestor do Portfólio Economia Verde da Embrapa. Coordeno projetos que resultaram no lançamento das cultivares IPR Catuara TM, BRS Kurumi, BRS Canará e BRS Capiaçu. Contribuo para a formação de recursos humanos, tendo orientado mais de trinta estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Desenvolve parcerias com instituições internacionais (ILRI/CGIAR, University of Florida, LNEG) e empresas brasileiras. Minha principal linha de pesquisa é o melhoramento genético de gramíneas tropicais, com ênfase em recursos genéticos, capim-elefante e bioenergia.

Renata Beckert Isfer
Presidente Executiva
ABiogás - Associação Brasileira do Biogás
Renata Isfer é Presidente Executiva da Associação Brasileira do Biogás. Foi Secretária e Secretária-Adjunta de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia de 2019 a 2020. Co-coordenou a negociação da revisão do contrato de cessão onerosa e a realização do leilão dos excedentes. Foi Consultora Jurídica da Pasta por 3 anos e participou ativamente da criação das políticas públicas que possibilitaram a recuperação do setor de gás, petróleo, energia elétrica e mineração. Tem experiência de 16 anos como Procuradora Federal na Advocacia-Geral da União. Fundou a Interalli Gás e Energia. É mestre em Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico, com participação em curso de extensão na Harvard Kennedy School sobre liderança feminina. Co-criadora do Projeto “Sim, elas existem” que tem como objetivo promover a equidade de gênero em cargos de liderança e do EmpodereC, um programa de mentoria para jovens mulheres do setor energético. Mãe da Catarina e do Tomás.

Ricardo Luiz Radis Steinmetz
Embrapa
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Ricardo Steinmetz trabalha no grupo de pesquisa “Núcleo Temático de Meio Ambiente” na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Suínos e Aves) desde 2006, onde coordena atividades do Laboratório de Estudos de Biogás. Ele obteve seu doutorado em Engenharia Química, com ênfase no desenvolvimento de processos químicos e biotecnológicos, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016) e inclui um período de bolsa sanduíche no Landesanstalt für Agrartechnik und Bioenergie na Universidade de Hohenheim/Alemanha (2015). É formado em em Química Industrial (2004) e mestre em Química com ênfase em análises ambientais (2007) pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, é membro do Conselho Diretivo da Red de Biodigestores para América Latina y el Caribe (RedBioLAC) e também ocupa o cargo de Presidente da Sociedade Brasileira de Gerenciamento de Resíduos Agrícolas e Agroindustriais (Sbera – Gestão 2021-2023). Possui experiência nas áreas de química analítica ambiental e processos biotecnológicos, atuando principalmente em estratégias de tratamento e uso de resíduos agrícolas e agroindustriais através da digestão anaeróbia e recuperação de energia.

Rogério Meneghetti
Superintendente de Energias Renováveis
ITAIPU Binacional
Rogério Meneghetti é Engenheiro Eletricista com ênfase em sistemas de potência pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com foco em operação de sistemas de potência em tempo real. Possui MBA em Gerenciamento de Projetos pelo Centro Universitário Dinâmico das Cataratas (UDC) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Atualmente, ocupa o cargo de Superintendente de Energias Renováveis na Itaipu Binacional, além de atuar como conselheiro de administração do CIBiogás e representante brasileiro na Task Force 37 de biogás da Agência Internacional de Energia (IEA). Também foi vice-coordenador do Grupo Técnico de Inovação da Comissão de Política Tecnológica das Empresas Eletrobras, consolidando sua experiência na gestão e inovação no setor energético.

Suelen Paesi
Professora titular
Universidade de Caxias do Sul
Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biologia pela Universidade de Caxias do Sul (1990) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente, é professora titular da Universidade de Caxias do Sul com atuação na graduação e nos Programas de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia e Ciências Ambientais. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Aplicada à Biogás e Biometano, atuando principalmente em isolamento e identificação microrganismos por meio de técnicas clássicas e moleculares e Metasequenciamento de amostras ambientais, bem como vírus de veiculação hídrica. Atua na pesquisa e ensino dos Programas de Pós-graduação em Biotecnologia e Ciências Ambientais. Membro do Grupo de Trabalho da Matriz Produtiva dos Biodigestores do RS e Coordenadora do IV Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

Rodrigo da Silveira Nicoloso
Pesquisador
Embrapa Clima Temperado
Rodrigo da Silveira Nicoloso é pesquisador da Embrapa Clima Temperado e possui ampla experiência em solos, mudanças climáticas e sustentabilidade na agricultura. Graduado em Agronomia (2003), mestre em Ciência do Solo (2005) e doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), realizou pós-doutorados na mesma instituição (2010) e na Kansas State University (2018), com foco na modelagem da matéria orgânica do solo e gases de efeito estufa.
Seus principais campos de atuação incluem sistema plantio direto, integração lavoura-pecuária, dinâmica e estabilização da matéria orgânica do solo, gases de efeito estufa, fertilidade do solo e indicadores ambientais. Entre 2010 e 2023, foi pesquisador na Embrapa Suínos e Aves, onde liderou projetos sobre tratamento e reciclagem de dejetos animais como fertilizantes, modelagem do risco de perdas de fósforo no solo, manejo de carcaças e desenvolvimento de softwares para gestão ambiental em granjas.
Além disso, exerceu o cargo de Chefe-Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento na Embrapa Suínos e Aves entre 2021 e 2023, contribuindo significativamente para o avanço da sustentabilidade na produção agropecuária.

Tayane Vieira dos Santos
Gerente ESG
URCA Energia
Economista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com especialização em Infraestrutura e Energias Renováveis e ampla experiência em ESG, M&A e desenvolvimento de negócios no setor de energia. Atua como Gerente de ESG no Grupo Urca Energia, liderando estratégias de sustentabilidade, desenvolvimento de ativos ambientais, como a certificação de garantia de origem de biometano – o BioREC.

Tiago Nascimento Silva
Diretor Executivo
Clean Energy BR e Sindienergia RS.
Possui mais de 15 anos de experiência em gestão de resíduos sólidos urbanos, tendo gerenciado ativos de grandes empresas de tratamento de destinação final de resíduos como Solvi Participações, Estre Ambiental e Biogás Energia (Aterro dos Bandeirantes (20 MW), São João (22 MW) e Gramacho (biometano). Coordenou a implantação, operação e avaliação de projetos a partir de biogás de aterros sanitários; Expressiva experiência ligada ao setor de Crédito de Carbono, incluindo registro de projetos, gerenciamento de contratos e acompanhamento de auditorias;

Thiago Edwiges
Professor
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Engenheiro Ambiental, Especialista em Economia e Meio Ambiente, Mestre em Energia na Agricultura, Doutor em Engenharia Agrícola e Pós-Doutor pela Escola de Engenharia e Ambiente Construído da Griffith University (Brisbane/Austrália). Já atuou em pesquisas com biogás na Escola Superior de Agricultura de Barcelona da Universitat Politécnica de Catalunya (Espanha) e no Instituto de Bioquímica e Tecnologias Ambientais da University of Southern Denmark (Dinamarca). É Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) desde 2012. É Coordenador do Mestrado em Tecnologias Ambientais (PPGTAMB) e Professor Permanente do Doutorado em Sustentabilidade Ambiental Urbana (PPGSAU). É Coordenador do Curso de Especialização em Tecnologias da Cadeia Produtiva do Biogás ofertado pela UTFPR em parceria com o CIBiogás. Membro Titular do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR e da Associação Paranaense de Engenheiros Ambientais. É Pesquisador Líder do Grupo de Pesquisa em Valorização de Resíduos e Economia Circular (GP-VALORE). Já atuou em projetos em parceria na área de saneamento e energias renováveis junto à Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), Observatório de Energias Renováveis para a América Latina e o Caribe, Parque Tecnológico de ITAIPU e CIBiogás. Pesquisa sobre saneamento ambiental, energias renováveis e economia circular.

Marcelo Godinho
Professor Universitário/Pesquisador
Universidade de Caxias do Sul
Marcelo Godinho é professor e pesquisador da Universidade de Caxias do Sul (UCS), com vasta experiência em processos térmicos e energias renováveis. Graduado em Engenharia Química pela PUCRS (1996), possui especialização em Processos Petroquímicos (1997), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Engenharia Química pela UFRGS. Atualmente, é professor adjunto III no curso de Engenharia Química da UCS e docente permanente do programa de pós-graduação em Processos e Tecnologias (PGEPROTEC).
Lidera pesquisas no Laboratório de Energia e Bioprocessos (LEBIO), focadas em combustão, gaseificação e pirólise de biomassa e resíduos. Atua também no desenvolvimento de tecnologias para controle de emissões atmosféricas e geração de hidrogênio e energias renováveis. Como consultor, auxilia empresas no dimensionamento de equipamentos para tratamento térmico e controle de emissões, incluindo sistemas como ciclones, lavadores Venturi e separadores hidrodinâmicos.
Com ampla experiência em monitoramento de emissões atmosféricas, já conduziu testes de queima em diversas plantas industriais, avaliando compostos como PCDD/F, SO₂, CO, HCl, Cl₂, HF, NOx, VOC e H₂S. Seu trabalho contribui para avanços na sustentabilidade e eficiência energética industrial.

Celina Tückumantel de Almeida
Diretora Sistêmica e de Relacionamento
Instituto Totum
Celina Maria Tückumantel de Almeida é especialista em certificação e sustentabilidade, com mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de programas de certificação ISO 9000, selos de qualidade e iniciativas setoriais de autorregulação. Formada em Tecnologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, é Auditora Líder ISO 9000 e possui amplo conhecimento em qualidade, sustentabilidade e sistemas de ativos ambientais.
Atualmente, atua como Diretora Sistêmica e de Relacionamento do Instituto Totum, onde lidera iniciativas estratégicas voltadas à certificação e rastreabilidade de atributos ambientais. É Emissora Local do Brasil pela I-TRACK Foundation para os I-RECs e responsável pelo gerenciamento do Programa GAS-REC, promovendo soluções inovadoras para a certificação de energia renovável e redução de emissões de carbono.

Karina Guedes Cubas do Amaral
Especialista em Avaliação do Ciclo de Vida
Instituto 17
Doutora em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental, Karina Guedes Cubas do Amaral possui ampla experiência em sustentabilidade e gestão ambiental. Graduada em Química Ambiental e Engenharia Ambiental, também possui especialização em Gestão Ambiental e mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental. É Auditora Líder do Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001) e tem expertise em avaliação do ciclo de vida (ACV) ambiental, social e econômico, auditoria ambiental, conformidade legal e sustentabilidade empresarial.
Atua em projetos voltados para o tratamento de efluentes, gerenciamento de resíduos sólidos, biogás, destinação de lodo e aproveitamento energético de resíduos. No Instituto 17, liderou a série de ACVs sobre aproveitamento energético de resíduos no âmbito do Programa de Energia para o Brasil (BEP) e contribuiu para as ACVs de produtos no programa SMEP, desenvolvido em parceria com a UNCTAD.

Rachel Henriques
Engenheira Química, Consultora Técnica
EPE - Empresa de Pesquisa Energética
Com mais de duas décadas de experiência no setor energético, Rachel Henriques atua no desenvolvimento de estudos voltados ao planejamento energético, com ênfase na oferta e demanda de biocombustíveis e mudanças climáticas. Desde 2008, integra o quadro da Diretoria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, contribuindo para os estudos da Área de Biocombustíveis, incluindo os Planos Decenal de Expansão de Energia (PDE) e Plano Nacional de Energia (PNE).
Desde 2019, exerce o cargo de Consultora Técnica na Superintendência de Derivados de Petróleo e Biocombustíveis, onde atua na gestão de pessoas e na elaboração e coordenação de estudos sobre combustíveis de baixo carbono. Seu trabalho abrange etanol, biodiesel, bioeletricidade, biogás e a demanda energética do setor de transportes rodoviário de veículos leves.

Thays Ferreira Falcão
Gerente Executiva de Estratégia
Sulgás
Thays Ferreira Falcão é Gerente Executiva de Estratégia da Sulgás, onde atua há 15 anos. Formada em Engenharia, possui mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e MBA em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Na companhia, é responsável pela contratação e otimização da carteira de suprimento de gás e transporte, com foco no desenvolvimento de novas fontes de gás. Seu trabalho visa transformar o mercado de energia do Rio Grande do Sul, promovendo soluções inovadoras e sustentáveis para a matriz energética do estado.

Marcelo Mendonça
Diretor Técnico-Comercial
Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado - Abegás
Marcelo Mendonça é Diretor Técnico-Comercial da Abegás, entidade que representa o setor de distribuição de gás canalizado no Brasil. Engenheiro químico formado pela Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui MBA em Gestão Empresarial e em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ).
Com mais de 20 anos de experiência no setor, atuou por 12 anos na Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro (CEG), hoje parte do grupo Naturgy, onde foi Gerente de Vendas para grandes clientes na área comercial.
Na Abegás, antes de assumir a Diretoria Técnico-Comercial, foi Diretor de Estratégia e Mercado e Gerente de Estratégia e Competitividade. Atualmente, é responsável pela gestão dos comitês estratégicos permanentes e pela interlocução com órgãos estaduais e federais, contribuindo para o fortalecimento e expansão do mercado de gás natural no Brasil.

Gustavo Batista Machado
Arquiteto e Urbanista
Departamento de Energia/Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul
Gustavo Batista Machado é Arquiteto e Urbanista pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Especialista em Governança e Gestão Pública pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Possui experiência no setor público estadual, com ênfase na elaboração, monitoramento e gestão de projetos, governança pública e planejamento organizacional. Atuou no desenvolvimento e acompanhamento de projetos de infraestrutura e de desenvolvimento regional.
Atualmente, é servidor do Departamento de Energia da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, onde desempenha funções de apoio ao desenvolvimento do planejamento energético estadual. Além disso, contribui para a gestão de políticas públicas voltadas para a transição energética e o aumento da participação de energias renováveis na matriz energética do estado.

Pedro Kohler
Sócio/Diretor
Biokohler Biodigestor
Pedro Matheus Kohler nasceu em 11 de março de 1983 em Toledo-PR. Desde jovem, auxiliava seus pais e irmãos na propriedade familiar, onde a Bovinocultura de Leite e a Agricultura eram as atividades principais, o que despertou seu interesse pelo Biogás. Em 2002, iniciou seus estudos no Curso Técnico em Pecuária com Ênfase em Suinocultura no Colégio Estadual Agrícola de Toledo.
Entre 2002 e 2008, experimentou com a construção de biodigestores de forma improvisada na propriedade da família. Em 2008, ele e seu irmão Paulo, atualmente seu sócio, ingressaram no PTI (Parque Tecnológico da Itaipu), onde deram início a um plano de negócios focado no biogás. Em 2009, fundaram a Biokohler Biodigestores, empresa pioneira no Brasil na construção de Biodigestores de Mistura Completa, um conceito inspirado nos biodigestores CSTR da Alemanha.
Hoje, a Biokohler continua inovando com a utilização de culturas energéticas como substrato em sua Usina de Biogás em Toledo-PR, em parceria com a Embrapa, sempre buscando melhorar a eficiência e a longevidade das plantas de biogás.

Ana Caroline de Lima
Biotecnologista
Centro Internacional de Energias Renováveis - Biogás (CIBiogás)
Ana Caroline de Lima é Biotecnologista, com experiência em Microbiologia e Bioprocessos. Atualmente, é mestranda em Biociências na Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), com foco em sequenciamento genético de microrganismos envolvidos na digestão anaeróbia.
Além de sua trajetória acadêmica, Ana Caroline atua como Assistente no Laboratório de Biogás – CIBiogás, onde realiza análises de resíduos para produção de biogás, monitora o funcionamento de biodigestores e opera reatores de bancada, contribuindo com seu conhecimento técnico na área de biogás e energias renováveis.

Leidiane Ferronato Mariani
Diretora executiva
Amplum Biogás
Leidiane Ferronato Mariani possui mais de quinze anos de experiência nas áreas de sustentabilidade, resíduos, biogás e biometano. É Engenheira Ambiental, Especialista em Energias Renováveis, Mestre em Gestão Territorial e Doutora em Planejamento de Sistemas Energéticos.
É sócia-fundadora da Amplum Biogás, empresa de consultoria especializada em negócios e capacitação no setor de biogás e biometano. Também atua como consultora do Instituto 17, contribuindo para projetos e estudos voltados ao embasamento de políticas públicas e desenvolvimento sustentável.
Além disso, é idealizadora, cofundadora e conselheira da rede Mulheres do Biogás, promovendo a inclusão e o fortalecimento feminino no setor. Em 2024, recebeu o prêmio Melhores do Biogás na categoria “Melhor Profissional”, um reconhecimento nacional com votação popular.

Roseane Santos
CEO RS Consultoria
Executiva com mais de 20 anos de experiência no setor elétrico e de infraestrutura, Roseane Santos é especialista em regulação estratégica, mercado de energia e inovação. Atuou como Conselheira de Administração e Diretora na CCEE, liderando iniciativas inovadoras de governança, segurança de mercado e políticas ESG.
Com forte atuação na transição energética e descarbonização, impulsionando projetos de sustentabilidade e digitalização no setor. Líder integradora, mentora e defensora da diversidade, é referência na criação de estratégias que aliam regulação, tecnologia e desenvolvimento sustentável.

Airton Kunz
Pesquisador Senior
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Doutor em Química pela Unicamp. Pós-doutorado na Texas A & M University e no USDA/ARS. Pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, atualmente é chefe adjunto de P & D. Orientador de mestrado e doutorado nos seguintes programas: Ciência e Tecnologia Ambiental – UFFS (Erechim-RS), Engenharia Agrícola – UNIOESTE (Cascavel-PR) e Engenharia e Tecnologia Ambiental – UFPR (Palotina-PR). Presidente da SBERA (2009-2011 e 2011-2013) e diretor de área de pecuária (2017-2019). Editor de área das revistas Engenharia Agrícola e Frontiers of Sustainable Food Systems. Possui experiência em tratamento e aproveitamento de resíduos da produção animal, especialmente digestão anaeróbia, remoção de nutrientes e reúso de efluentes.

Alessandro Sanches
Diretor Executivo
Instituto 17
Especialista em energia sustentável e transição energética, com experiência em mitigação de poluentes e descarbonização. Diretor Executivo do Instituto 17, coordena projetos financiados por organismos internacionais como CCAC, UNCTAD e UK FCDO. Membro do Conselho de Engenheiros para a Transição Energética (CEET), assessora a ONU em soluções inovadoras para a transição energética global. Atua na formulação de políticas públicas, monitoramento de emissões e sustentabilidade, integrando ciência e engajamento multissetorial.

Aline Scarpetta
Diretora de Engenharia e Inovação
Centro Internacional de Energias Renováveis - Biogás (CIBiogás)
Aline Scarpetta é Diretora de Engenharia e Inovação do CIBiogás, Mestre em Engenharia e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná e Especialista em Tecnologias da Cadeia Produtiva do Biogás pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também possui especialização em Eficiência Energética Aplicada aos Processos Produtivos pela Universidade Federal de Santa Maria e pela Engenheira Ambiental.
Com mais de 10 anos de experiência no setor de biogás, Aline possui amplo conhecimento em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, apresentando na implementação de soluções sustentáveis e no fortalecimento da cadeia produtiva do biogás no Brasil.

Amanda Gondim
Professora e Pesquisadora
RBQAV / Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Professora de Química do Petróleo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Coordenadora do Laboratório de Análise Ambiental, Processamento Primário e Biocombustíveis do NUPPRAR (LABPROBIO – NUPPRAR). Possui graduação e mestrado pela UFPB e doutorado em Química pela UFRN. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Química e em Ciências e Engenharia de Petróleo da UFRN. Coordena a Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis (RBQAV) e o Programa de Recursos Humanos da ANP (PRH-ANP – 37.1). Integra o Comitê Técnico Consultivo do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e é Perita do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPURN) na área de Química Ambiental. Desenvolve projetos de pesquisa voltados à valorização de resíduos de petróleo, produção de biodiesel, hidrocarbonetos renováveis e hidrogênio, com foco em bioquerosene e diesel verde a partir de biomassa. Também atua em projetos relacionados à qualidade da água e contaminação ambiental.

Bruno Brasil
Diretor | Departamento de Produção Sustentável e Irrigação
Ministério da Agricultura e Pecuária - MAPA
Bruno Brasil é Diretor do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação no MAPA desde 2023, coordenando o Plano ABC+ e atuando como ponto-focal técnico para a UNFCC. Biólogo com MBA em Gestão de Projetos, possui Mestrado e Doutorado em Microbiologia e pós-doutorado em Genética Animal.
Ingressou na Embrapa em 2012, onde foi pesquisador, chefe-adjunto de P&D na Embrapa Agroenergia e Secretário de Pesquisa e Desenvolvimento, liderando a reestruturação do Sistema Embrapa de Gestão (SEG) e projetos de inovação público-privada. Entre 2022 e 2023, foi Superintendente de Estratégia na Presidência da Embrapa.

Bruno Casagranda Neves
Especialista em Gestão de Projetos
Organização das Nações Unidas
Profissional da área de desenvolvimento econômico e social com experiência em territórios rurais, bioenergia, agronegócio e empreendedorismo. Formado em Engenharia Florestal, especialista em Gerenciamento de Projetos, trabalhou em mais de 20 projetos na América Latina e na África. Coordena o Projeto GEF Biogás Brasil, liderado pelo MCTI e implementado pela UNIDO.

Emerson Soares
Presidente
Energycoop Cooperativa de Energias Renováveis
Emerson Soares é Eletrotécnico com vasta experiência em elétrica industrial desde 1992, tendo atuado em diversos setores, como portuário, armazenagem de grãos, beneficiamento de algodão, fabricação de adubos e biodiesel. A partir de 2000, direcionou sua carreira para a automação industrial, prestando serviços em 10 estados brasileiros, o que lhe proporcionou uma sólida formação técnica e uma visão estratégica em soluções inovadoras. Em 2019, Emerson iniciou sua trajetória no ramo das energias renováveis, com foco em energia solar fotovoltaica, e, em 2021, passou a desenvolver o projeto de biogás a partir de capiaçu. Em 2022, foi um dos fundadores da Energycoop, onde, como Presidente, lidera iniciativas voltadas para a expansão das energias renováveis, com ênfase no biogás, e o desenvolvimento de soluções sustentáveis para a cooperativa e seus parceiros.

Emilene de Carvalho Lourenço
Engenheira Ambiental
Centro Internacional de Energias Renováveis - Biogás (CIBiogás)
Emilene de Carvalho Lourenço é engenheira ambiental e doutora em Energia e Sustentabilidade pela Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA). Com cinco anos de experiência em projetos de biogás e biometano, atua no tratamento de resíduos com foco no aproveitamento energético. Atualmente, é Analista de Inteligência de Mercado no CIBiogás, com expertise em atributos não energéticos das energias renováveis, descarbonização e mercado de carbono.

Fabiane Goldschmidt Antes
Química Industrial
Embrapa Suínos e Aves
Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Química – área de concentração Química Analítica – pela mesma instituição. Tem experiência na área de Química com ênfase em Química Analítica e Ambiental. Atualmente é Analista A no Centro Nacional de Pesquisa em Suínos e Aves (EMBRAPA Suínos e Aves, Concórdia Santa Catarina), atuando na área de Química Analítica e Ambiental e Gestão de Laboratório, no Laboratório de Experimentação e Análises Ambientais – LEAA. Os projetos de pesquisa atuais estão relacionados à agregação de valor aos resíduos agropecuários e agroindustriais com ênfase em remoção e/ou recuperação de nutrientes (nitrogênio, fósforo e potássio) através de processos químicos e biológicos e digestão anaeróbia para a produção de biogás e biometano. É membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Especialistas em Resíduos da Produção Agropecuária e Agroindustrial (SBERA), tendo ocupado o cargo de tesoureira (2019-2023) e atualmente ocupa o cargo de presidente (gestão 2024-2025).

Flaviane Magrini
Bióloga, Analista e Pesquisadora
Universidade de Caxias do Sul
Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (2008) e Mestrado em Biotecnologia pela mesma instituição com período na Facultad de Química, da Universidad de la República – Uruguai. Doutora em Biotecnologia (2019), atuando no Laboratório de Diagnóstico Molecular, do Instituto de Biotecnologia da Universidade de Caxias do Sul, na área da pesquisa, formação de alunos de graduação e pós-graduação e Analista na prestação de serviços. Tem experiência na área de isolamento e identificação molecular (PCR, qPCR, DGGE e NGS – Sequenciamento de Nova Geração) de microrganismos consorciados em amostras ambientais de interesse biotecnológico e de biorrefinaria, para produção de hidrogênio, biogás e metabólitos solúveis. Atua também na área de bioinformática na classificação metataxonômica e predição metabólica de genes de microrganismos de distintos processos anaeróbios.

Flávio Ascenco
Pesquisador / Agrônomo
EMBRAPA
Flávio Ascenco é Líder Técnico Sênior na World Biogas Association e ADBA desde 2023, gerenciando projetos, interagindo com órgãos governamentais e apoiando o desenvolvimento de usinas de biogás. Lidera o projeto Making Biogas Happen e desenvolveu padrões operacionais globais para o setor.
Com mais de uma década de experiência em biogás e energias renováveis, foi Gerente de Área na Eco Verde Energy, onde supervisionou equipes e melhorou o desempenho de plantas. Possui certificações em gestão de resíduos, operações ambientais e segurança. Seu perfil é de liderança dinâmica, inovação e excelência operacional.

Franciele Natividade Luiz
Gerente do Laboratório de Biogás
Centro Internacional de Energias Renováveis - Biogás (CIBiogás)
Franciele Natividade é Coordenadora do Laboratório de Biogás do Centro Internacional de Energias Renováveis e Biogás – o CIBiogás. Bacharel em Engenharia Ambiental, mestre em Tecnologias Ambientais pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e atualmente é discente no programa de doutorado em Energia e Sustentabilidade na Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA).
Há mais de 10 anos atua em laboratórios de análises ambientais, destes, 6 anos dedicados à pesquisa e ao setor do biogás e biometano. Além de realizar análises de resíduos para produção de biogás e operação de reatores de bancada, Franciele também é responsável técnica por relatórios técnicos, de amostragem, e presta suporte em projetos de P&D+I.Possui experiência em Gestão da Qualidade na norma ABNT NBR ISO/IEC 17.025.

Felipe Souza Marques
Diretor de Estratégias de Mercado
Centro Internacional de Energias Renováveis - Biogás (CIBiogás)
Diretor de Desenvolvimento Tecnológico no Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás CIBiogas-ER e Coordenador de Projetos na Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial – UNIDO. É Engenheiro Ambiental (2005) com mais de 15 anos de experiência em projetos de desenvolvimento do biogás e biometano como um produto estratégico e vinculado ao saneamento ambiental. Mestre em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Especialista em Elaboração, Análise e Avaliação de Projetos, pela Fundação Getúlio Vargas e Especialista em Gestão Ambiental em Municípios, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio. Conta com experiência em docência do ensino superior em cursos de graduação e pós-graduação e concentra suas atividades na área de desenvolvimento regional, biogás/biometano, energia e gestão de projetos.

Gabriel Kropsch
Diretor Executivo
Associação Brasileira do Biogás (ABiogás)
Gabriel Kropsch é diretor executivo da ABiogás. Formado em Administração de Empresas pela PUC – RJ, obteve seu MBA pela COPPEAD/UFRJ e cursou o Programa OPM da Harvard Business School e a Formação para Conselheiros da FGV. Desenvolve atividades na área de comércio exterior, produtos e serviços para a indústria de petróleo e gás desde 1991, em empresas como Tramp Oil, World Fuel Services, Terrana, Aspro e Neogas. Sócio e Conselheiro da Sinergás, provedora de soluções integradas para infraestrutura de tratamento, compressão e revenda de gás natural e biometano.

Gustavo Brunetto
Professor
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Engenheiro Agrônomo, com Mestrado e Doutorado em Ciência do Solo pela UFSM. Doutorado Sanduíche na Università di Bologna, Itália. Pós-Doutorado em Nutrição Mineral de Plantas na UFSM (ano de 2008) e Pós-Doutorado em modelagem da nutrição mineral de Plantas na University of California (UC-Davis), em Davis (EUA) (ano de 2022). Professor Associado 4 no Departamento de Solos da UFSM. Professor Permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ciência do Solo na UFSM e Agroecossistemas da UFSC. Professor permanente no Curso de Mestrado profissionalizante no Programa de Viticultura e Enologia do IFRS. Atua nas áreas de química do solo, fertilidade e nutrição mineral de plantas.

Gustavo de Lima Ramos
Assessor da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI
Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de Brasília (UnB), possui experiência em Bioquímica e Biologia Molecular, com ênfase em transformação genética de soja, obtenção de biorreatores vegetais de fármacos e proteômica. Possui mestrado em Agronegócios, onde desenvolveu atividades na linha de competitividade e sustentabilidade, principalmente em assuntos ligados aos biocombustíveis, consorciação lavoura-pecuária-floresta e utilização de resíduos para produção de biodiesel. Atualmente, pertence a carreira de Gestão, Planejamento e Infraestrutura em Ciência e Tecnologia e está lotado na Coordenação-Geral de Tecnologias Setoriais do Departamento de Programas de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (CGTS/DEPIN/SETEC/MCTI). Atua na área de Bioenergia e Biocombustíveis, Transportes, Hidrogênio e Saneamento, tendo mais de 14 anos de experiência com os setores ligados às cadeias produtivas do Etanol, Biogás, Biometano, Carvão Vegetal e Biodiesel, trabalhando, inclusive, com Processos Avançados de Conversão de Biomassa. Além disso, como doutorando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Química e Biológica do Instituto de Química da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveu atividades referentes ao aproveitamento de resíduos sólidos urbanos para a produção de biogás, bio-óleo, biofertilizante e biochar.

Helen Treichel
Professora/Pesquisadora
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, RS
Engenheira de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande, com mestrado e doutorado pela Unicamp. Professora e Pesquisadora na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, atuando nos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Biológicas e Agronomia. Docente nos Programas de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (UFFS), Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFFS) e Biotecnologia e Biociências (UFSC).
Líder do grupo de pesquisa Agroenergia (AGROEN) e vice-líder dos grupos Microbiologia Aplicada (GPMA) e Processos Enzimáticos e Microbiológicos (GPPEM). Coordena o Laboratório de Microbiologia e Bioprocessos (LAMIBI) e auxilia na Coordenação do Laboratório de Agroecologia.
As pesquisas envolvem bioprocessos, enzimas, valorização de resíduos, bioinsumos agrícolas, bioherbicidas e biocombustíveis. Possui fator h=41 na Scopus e h=37 na Web of Science

Marjorie Kauffmann
Secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura RS
Governo do Rio Grande do Sul
Engenheira florestal pela Universidade Federal de Santa Maria, Marjorie Kauffmann é mestre em Ambiente e Desenvolvimento pelo Centro Universitário Univates e doutora em Geociências pela Unicamp, com pós-doutorado no Centro Universitário Univates.
Com experiência em projetos de infraestrutura, incluindo estradas, pontes e usinas hidrelétricas, atuou como diretora da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Lajeado (2017-2018). Entre 2019 e 2022, foi diretora-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e, desde março de 2022, exerce o cargo de Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul.
Representou o estado nas Conferências do Clima de 2021 (Escócia) e 2022 (Egito). Reconhecida por sua atuação, foi homenageada com a medalha Assis Brasil na Expointer 2022 e recebeu o troféu Brasil Expodireto 2023 na categoria Sustentabilidade.

Juarez Campolina Machado
Pesquisador
Embrapa
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2005), mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras (2007), doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2008) e MBA em Gestão de Projetos pela USP-ESALQ (2021). Desde 2011, sou pesquisador A da Embrapa Gado de Leite, com contribuições que abrangem desde a gestão até a liderança de linhas de PD&I. Fui Chefe-Adjunto de P&D Substituto (2014-2015) e Secretário Executivo do Comitê Técnico Interno (2014-2021) da Embrapa Gado de Leite, além de atuar em instâncias estratégicas como a Comissão Técnica do Macroprograma 2, e os Comitês Gestores do Portfólio Pastagens e Portfólio Fibras e Biomassas para Uso Industrial. Atualmente é o Presidente do Comitê Gestor do Portfólio Economia Verde da Embrapa. Coordeno projetos que resultaram no lançamento das cultivares IPR Catuara TM, BRS Kurumi, BRS Canará e BRS Capiaçu. Contribuo para a formação de recursos humanos, tendo orientado mais de trinta estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Desenvolve parcerias com instituições internacionais (ILRI/CGIAR, University of Florida, LNEG) e empresas brasileiras. Minha principal linha de pesquisa é o melhoramento genético de gramíneas tropicais, com ênfase em recursos genéticos, capim-elefante e bioenergia.

Renata Beckert Isfer
Presidente Executiva
ABiogás - Associação Brasileira do Biogás
Renata Isfer é Presidente Executiva da Associação Brasileira do Biogás. Foi Secretária e Secretária-Adjunta de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia de 2019 a 2020. Co-coordenou a negociação da revisão do contrato de cessão onerosa e a realização do leilão dos excedentes. Foi Consultora Jurídica da Pasta por 3 anos e participou ativamente da criação das políticas públicas que possibilitaram a recuperação do setor de gás, petróleo, energia elétrica e mineração. Tem experiência de 16 anos como Procuradora Federal na Advocacia-Geral da União. Fundou a Interalli Gás e Energia. É mestre em Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico, com participação em curso de extensão na Harvard Kennedy School sobre liderança feminina. Co-criadora do Projeto “Sim, elas existem” que tem como objetivo promover a equidade de gênero em cargos de liderança e do EmpodereC, um programa de mentoria para jovens mulheres do setor energético. Mãe da Catarina e do Tomás.

Ricardo Luiz Radis Steinmetz
Embrapa
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Ricardo Steinmetz trabalha no grupo de pesquisa “Núcleo Temático de Meio Ambiente” na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Suínos e Aves) desde 2006, onde coordena atividades do Laboratório de Estudos de Biogás. Ele obteve seu doutorado em Engenharia Química, com ênfase no desenvolvimento de processos químicos e biotecnológicos, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016) e inclui um período de bolsa sanduíche no Landesanstalt für Agrartechnik und Bioenergie na Universidade de Hohenheim/Alemanha (2015). É formado em em Química Industrial (2004) e mestre em Química com ênfase em análises ambientais (2007) pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, é membro do Conselho Diretivo da Red de Biodigestores para América Latina y el Caribe (RedBioLAC) e também ocupa o cargo de Presidente da Sociedade Brasileira de Gerenciamento de Resíduos Agrícolas e Agroindustriais (Sbera – Gestão 2021-2023). Possui experiência nas áreas de química analítica ambiental e processos biotecnológicos, atuando principalmente em estratégias de tratamento e uso de resíduos agrícolas e agroindustriais através da digestão anaeróbia e recuperação de energia.

Rogério Meneghetti
Superintendente de Energias Renováveis
ITAIPU Binacional
Rogério Meneghetti é Engenheiro Eletricista com ênfase em sistemas de potência pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com foco em operação de sistemas de potência em tempo real. Possui MBA em Gerenciamento de Projetos pelo Centro Universitário Dinâmico das Cataratas (UDC) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Atualmente, ocupa o cargo de Superintendente de Energias Renováveis na Itaipu Binacional, além de atuar como conselheiro de administração do CIBiogás e representante brasileiro na Task Force 37 de biogás da Agência Internacional de Energia (IEA). Também foi vice-coordenador do Grupo Técnico de Inovação da Comissão de Política Tecnológica das Empresas Eletrobras, consolidando sua experiência na gestão e inovação no setor energético.

Suelen Paesi
Professora titular
Universidade de Caxias do Sul
Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biologia pela Universidade de Caxias do Sul (1990) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente, é professora titular da Universidade de Caxias do Sul com atuação na graduação e nos Programas de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia e Ciências Ambientais. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Aplicada à Biogás e Biometano, atuando principalmente em isolamento e identificação microrganismos por meio de técnicas clássicas e moleculares e Metasequenciamento de amostras ambientais, bem como vírus de veiculação hídrica. Atua na pesquisa e ensino dos Programas de Pós-graduação em Biotecnologia e Ciências Ambientais. Membro do Grupo de Trabalho da Matriz Produtiva dos Biodigestores do RS e Coordenadora do IV Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

Rodrigo da Silveira Nicoloso
Pesquisador
Embrapa Clima Temperado
Rodrigo da Silveira Nicoloso é pesquisador da Embrapa Clima Temperado e possui ampla experiência em solos, mudanças climáticas e sustentabilidade na agricultura. Graduado em Agronomia (2003), mestre em Ciência do Solo (2005) e doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), realizou pós-doutorados na mesma instituição (2010) e na Kansas State University (2018), com foco na modelagem da matéria orgânica do solo e gases de efeito estufa.
Seus principais campos de atuação incluem sistema plantio direto, integração lavoura-pecuária, dinâmica e estabilização da matéria orgânica do solo, gases de efeito estufa, fertilidade do solo e indicadores ambientais. Entre 2010 e 2023, foi pesquisador na Embrapa Suínos e Aves, onde liderou projetos sobre tratamento e reciclagem de dejetos animais como fertilizantes, modelagem do risco de perdas de fósforo no solo, manejo de carcaças e desenvolvimento de softwares para gestão ambiental em granjas.
Além disso, exerceu o cargo de Chefe-Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento na Embrapa Suínos e Aves entre 2021 e 2023, contribuindo significativamente para o avanço da sustentabilidade na produção agropecuária.

Tayane Vieira dos Santos
Gerente ESG
URCA Energia
Economista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com especialização em Infraestrutura e Energias Renováveis e ampla experiência em ESG, M&A e desenvolvimento de negócios no setor de energia. Atua como Gerente de ESG no Grupo Urca Energia, liderando estratégias de sustentabilidade, desenvolvimento de ativos ambientais, como a certificação de garantia de origem de biometano – o BioREC.

Tiago Nascimento Silva
Diretor Executivo
Clean Energy BR e Sindienergia RS.
Possui mais de 15 anos de experiência em gestão de resíduos sólidos urbanos, tendo gerenciado ativos de grandes empresas de tratamento de destinação final de resíduos como Solvi Participações, Estre Ambiental e Biogás Energia (Aterro dos Bandeirantes (20 MW), São João (22 MW) e Gramacho (biometano). Coordenou a implantação, operação e avaliação de projetos a partir de biogás de aterros sanitários; Expressiva experiência ligada ao setor de Crédito de Carbono, incluindo registro de projetos, gerenciamento de contratos e acompanhamento de auditorias;

Thiago Edwiges
Professor
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Engenheiro Ambiental, Especialista em Economia e Meio Ambiente, Mestre em Energia na Agricultura, Doutor em Engenharia Agrícola e Pós-Doutor pela Escola de Engenharia e Ambiente Construído da Griffith University (Brisbane/Austrália). Já atuou em pesquisas com biogás na Escola Superior de Agricultura de Barcelona da Universitat Politécnica de Catalunya (Espanha) e no Instituto de Bioquímica e Tecnologias Ambientais da University of Southern Denmark (Dinamarca). É Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) desde 2012. É Coordenador do Mestrado em Tecnologias Ambientais (PPGTAMB) e Professor Permanente do Doutorado em Sustentabilidade Ambiental Urbana (PPGSAU). É Coordenador do Curso de Especialização em Tecnologias da Cadeia Produtiva do Biogás ofertado pela UTFPR em parceria com o CIBiogás. Membro Titular do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR e da Associação Paranaense de Engenheiros Ambientais. É Pesquisador Líder do Grupo de Pesquisa em Valorização de Resíduos e Economia Circular (GP-VALORE). Já atuou em projetos em parceria na área de saneamento e energias renováveis junto à Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), Observatório de Energias Renováveis para a América Latina e o Caribe, Parque Tecnológico de ITAIPU e CIBiogás. Pesquisa sobre saneamento ambiental, energias renováveis e economia circular.

Marcelo Godinho
Professor Universitário/Pesquisador
Universidade de Caxias do Sul
Marcelo Godinho é professor e pesquisador da Universidade de Caxias do Sul (UCS), com vasta experiência em processos térmicos e energias renováveis. Graduado em Engenharia Química pela PUCRS (1996), possui especialização em Processos Petroquímicos (1997), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Engenharia Química pela UFRGS. Atualmente, é professor adjunto III no curso de Engenharia Química da UCS e docente permanente do programa de pós-graduação em Processos e Tecnologias (PGEPROTEC).
Lidera pesquisas no Laboratório de Energia e Bioprocessos (LEBIO), focadas em combustão, gaseificação e pirólise de biomassa e resíduos. Atua também no desenvolvimento de tecnologias para controle de emissões atmosféricas e geração de hidrogênio e energias renováveis. Como consultor, auxilia empresas no dimensionamento de equipamentos para tratamento térmico e controle de emissões, incluindo sistemas como ciclones, lavadores Venturi e separadores hidrodinâmicos.
Com ampla experiência em monitoramento de emissões atmosféricas, já conduziu testes de queima em diversas plantas industriais, avaliando compostos como PCDD/F, SO₂, CO, HCl, Cl₂, HF, NOx, VOC e H₂S. Seu trabalho contribui para avanços na sustentabilidade e eficiência energética industrial.

Celina Tückumantel de Almeida
Diretora Sistêmica e de Relacionamento
Instituto Totum
Celina Maria Tückumantel de Almeida é especialista em certificação e sustentabilidade, com mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de programas de certificação ISO 9000, selos de qualidade e iniciativas setoriais de autorregulação. Formada em Tecnologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, é Auditora Líder ISO 9000 e possui amplo conhecimento em qualidade, sustentabilidade e sistemas de ativos ambientais.
Atualmente, atua como Diretora Sistêmica e de Relacionamento do Instituto Totum, onde lidera iniciativas estratégicas voltadas à certificação e rastreabilidade de atributos ambientais. É Emissora Local do Brasil pela I-TRACK Foundation para os I-RECs e responsável pelo gerenciamento do Programa GAS-REC, promovendo soluções inovadoras para a certificação de energia renovável e redução de emissões de carbono.

Karina Guedes Cubas do Amaral
Especialista em Avaliação do Ciclo de Vida
Instituto 17
Doutora em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental, Karina Guedes Cubas do Amaral possui ampla experiência em sustentabilidade e gestão ambiental. Graduada em Química Ambiental e Engenharia Ambiental, também possui especialização em Gestão Ambiental e mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental. É Auditora Líder do Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001) e tem expertise em avaliação do ciclo de vida (ACV) ambiental, social e econômico, auditoria ambiental, conformidade legal e sustentabilidade empresarial.
Atua em projetos voltados para o tratamento de efluentes, gerenciamento de resíduos sólidos, biogás, destinação de lodo e aproveitamento energético de resíduos. No Instituto 17, liderou a série de ACVs sobre aproveitamento energético de resíduos no âmbito do Programa de Energia para o Brasil (BEP) e contribuiu para as ACVs de produtos no programa SMEP, desenvolvido em parceria com a UNCTAD.

Rachel Henriques
Engenheira Química, Consultora Técnica
EPE - Empresa de Pesquisa Energética
Com mais de duas décadas de experiência no setor energético, Rachel Henriques atua no desenvolvimento de estudos voltados ao planejamento energético, com ênfase na oferta e demanda de biocombustíveis e mudanças climáticas. Desde 2008, integra o quadro da Diretoria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, contribuindo para os estudos da Área de Biocombustíveis, incluindo os Planos Decenal de Expansão de Energia (PDE) e Plano Nacional de Energia (PNE).
Desde 2019, exerce o cargo de Consultora Técnica na Superintendência de Derivados de Petróleo e Biocombustíveis, onde atua na gestão de pessoas e na elaboração e coordenação de estudos sobre combustíveis de baixo carbono. Seu trabalho abrange etanol, biodiesel, bioeletricidade, biogás e a demanda energética do setor de transportes rodoviário de veículos leves.

Thays Ferreira Falcão
Gerente Executiva de Estratégia
Sulgás
Thays Ferreira Falcão é Gerente Executiva de Estratégia da Sulgás, onde atua há 15 anos. Formada em Engenharia, possui mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e MBA em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Na companhia, é responsável pela contratação e otimização da carteira de suprimento de gás e transporte, com foco no desenvolvimento de novas fontes de gás. Seu trabalho visa transformar o mercado de energia do Rio Grande do Sul, promovendo soluções inovadoras e sustentáveis para a matriz energética do estado.

Marcelo Mendonça
Diretor Técnico-Comercial
Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado - Abegás
Marcelo Mendonça é Diretor Técnico-Comercial da Abegás, entidade que representa o setor de distribuição de gás canalizado no Brasil. Engenheiro químico formado pela Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui MBA em Gestão Empresarial e em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ).
Com mais de 20 anos de experiência no setor, atuou por 12 anos na Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro (CEG), hoje parte do grupo Naturgy, onde foi Gerente de Vendas para grandes clientes na área comercial.
Na Abegás, antes de assumir a Diretoria Técnico-Comercial, foi Diretor de Estratégia e Mercado e Gerente de Estratégia e Competitividade. Atualmente, é responsável pela gestão dos comitês estratégicos permanentes e pela interlocução com órgãos estaduais e federais, contribuindo para o fortalecimento e expansão do mercado de gás natural no Brasil.

Gustavo Batista Machado
Arquiteto e Urbanista
Departamento de Energia/Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul
Gustavo Batista Machado é Arquiteto e Urbanista pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Especialista em Governança e Gestão Pública pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Possui experiência no setor público estadual, com ênfase na elaboração, monitoramento e gestão de projetos, governança pública e planejamento organizacional. Atuou no desenvolvimento e acompanhamento de projetos de infraestrutura e de desenvolvimento regional.
Atualmente, é servidor do Departamento de Energia da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, onde desempenha funções de apoio ao desenvolvimento do planejamento energético estadual. Além disso, contribui para a gestão de políticas públicas voltadas para a transição energética e o aumento da participação de energias renováveis na matriz energética do estado.

Pedro Kohler
Sócio/Diretor
Biokohler Biodigestor
Pedro Matheus Kohler nasceu em 11 de março de 1983 em Toledo-PR. Desde jovem, auxiliava seus pais e irmãos na propriedade familiar, onde a Bovinocultura de Leite e a Agricultura eram as atividades principais, o que despertou seu interesse pelo Biogás. Em 2002, iniciou seus estudos no Curso Técnico em Pecuária com Ênfase em Suinocultura no Colégio Estadual Agrícola de Toledo.
Entre 2002 e 2008, experimentou com a construção de biodigestores de forma improvisada na propriedade da família. Em 2008, ele e seu irmão Paulo, atualmente seu sócio, ingressaram no PTI (Parque Tecnológico da Itaipu), onde deram início a um plano de negócios focado no biogás. Em 2009, fundaram a Biokohler Biodigestores, empresa pioneira no Brasil na construção de Biodigestores de Mistura Completa, um conceito inspirado nos biodigestores CSTR da Alemanha.
Hoje, a Biokohler continua inovando com a utilização de culturas energéticas como substrato em sua Usina de Biogás em Toledo-PR, em parceria com a Embrapa, sempre buscando melhorar a eficiência e a longevidade das plantas de biogás.

Ana Caroline de Lima
Biotecnologista
Centro Internacional de Energias Renováveis - Biogás (CIBiogás)
Ana Caroline de Lima é Biotecnologista, com experiência em Microbiologia e Bioprocessos. Atualmente, é mestranda em Biociências na Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), com foco em sequenciamento genético de microrganismos envolvidos na digestão anaeróbia.
Além de sua trajetória acadêmica, Ana Caroline atua como Assistente no Laboratório de Biogás – CIBiogás, onde realiza análises de resíduos para produção de biogás, monitora o funcionamento de biodigestores e opera reatores de bancada, contribuindo com seu conhecimento técnico na área de biogás e energias renováveis.

Leidiane Ferronato Mariani
Diretora executiva
Amplum Biogás
Leidiane Ferronato Mariani possui mais de quinze anos de experiência nas áreas de sustentabilidade, resíduos, biogás e biometano. É Engenheira Ambiental, Especialista em Energias Renováveis, Mestre em Gestão Territorial e Doutora em Planejamento de Sistemas Energéticos.
É sócia-fundadora da Amplum Biogás, empresa de consultoria especializada em negócios e capacitação no setor de biogás e biometano. Também atua como consultora do Instituto 17, contribuindo para projetos e estudos voltados ao embasamento de políticas públicas e desenvolvimento sustentável.
Além disso, é idealizadora, cofundadora e conselheira da rede Mulheres do Biogás, promovendo a inclusão e o fortalecimento feminino no setor. Em 2024, recebeu o prêmio Melhores do Biogás na categoria “Melhor Profissional”, um reconhecimento nacional com votação popular.

Roseane Santos
CEO RS Consultoria
Executiva com mais de 20 anos de experiência no setor elétrico e de infraestrutura, Roseane Santos é especialista em regulação estratégica, mercado de energia e inovação. Atuou como Conselheira de Administração e Diretora na CCEE, liderando iniciativas inovadoras de governança, segurança de mercado e políticas ESG.
Com forte atuação na transição energética e descarbonização, impulsionando projetos de sustentabilidade e digitalização no setor. Líder integradora, mentora e defensora da diversidade, é referência na criação de estratégias que aliam regulação, tecnologia e desenvolvimento sustentável.

Airton Kunz
Pesquisador Senior
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Doutor em Química pela Unicamp. Pós-doutorado na Texas A & M University e no USDA/ARS. Pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, atualmente é chefe adjunto de P & D. Orientador de mestrado e doutorado nos seguintes programas: Ciência e Tecnologia Ambiental – UFFS (Erechim-RS), Engenharia Agrícola – UNIOESTE (Cascavel-PR) e Engenharia e Tecnologia Ambiental – UFPR (Palotina-PR). Presidente da SBERA (2009-2011 e 2011-2013) e diretor de área de pecuária (2017-2019). Editor de área das revistas Engenharia Agrícola e Frontiers of Sustainable Food Systems. Possui experiência em tratamento e aproveitamento de resíduos da produção animal, especialmente digestão anaeróbia, remoção de nutrientes e reúso de efluentes.

Alessandro Sanches
Diretor Executivo
Instituto 17
Especialista em energia sustentável e transição energética, com experiência em mitigação de poluentes e descarbonização. Diretor Executivo do Instituto 17, coordena projetos financiados por organismos internacionais como CCAC, UNCTAD e UK FCDO. Membro do Conselho de Engenheiros para a Transição Energética (CEET), assessora a ONU em soluções inovadoras para a transição energética global. Atua na formulação de políticas públicas, monitoramento de emissões e sustentabilidade, integrando ciência e engajamento multissetorial.

Aline Scarpetta
Diretora de Engenharia e Inovação
Centro Internacional de Energias Renováveis - Biogás (CIBiogás)
Aline Scarpetta é Diretora de Engenharia e Inovação do CIBiogás, Mestre em Engenharia e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná e Especialista em Tecnologias da Cadeia Produtiva do Biogás pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também possui especialização em Eficiência Energética Aplicada aos Processos Produtivos pela Universidade Federal de Santa Maria e pela Engenheira Ambiental.
Com mais de 10 anos de experiência no setor de biogás, Aline possui amplo conhecimento em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, apresentando na implementação de soluções sustentáveis e no fortalecimento da cadeia produtiva do biogás no Brasil.

Amanda Gondim
Professora e Pesquisadora
RBQAV / Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Professora de Química do Petróleo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Coordenadora do Laboratório de Análise Ambiental, Processamento Primário e Biocombustíveis do NUPPRAR (LABPROBIO – NUPPRAR). Possui graduação e mestrado pela UFPB e doutorado em Química pela UFRN. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Química e em Ciências e Engenharia de Petróleo da UFRN. Coordena a Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis (RBQAV) e o Programa de Recursos Humanos da ANP (PRH-ANP – 37.1). Integra o Comitê Técnico Consultivo do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e é Perita do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPURN) na área de Química Ambiental. Desenvolve projetos de pesquisa voltados à valorização de resíduos de petróleo, produção de biodiesel, hidrocarbonetos renováveis e hidrogênio, com foco em bioquerosene e diesel verde a partir de biomassa. Também atua em projetos relacionados à qualidade da água e contaminação ambiental.

Bruno Brasil
Diretor | Departamento de Produção Sustentável e Irrigação
Ministério da Agricultura e Pecuária - MAPA
Bruno Brasil é Diretor do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação no MAPA desde 2023, coordenando o Plano ABC+ e atuando como ponto-focal técnico para a UNFCC. Biólogo com MBA em Gestão de Projetos, possui Mestrado e Doutorado em Microbiologia e pós-doutorado em Genética Animal.
Ingressou na Embrapa em 2012, onde foi pesquisador, chefe-adjunto de P&D na Embrapa Agroenergia e Secretário de Pesquisa e Desenvolvimento, liderando a reestruturação do Sistema Embrapa de Gestão (SEG) e projetos de inovação público-privada. Entre 2022 e 2023, foi Superintendente de Estratégia na Presidência da Embrapa.

Bruno Casagranda Neves
Especialista em Gestão de Projetos
Organização das Nações Unidas
Profissional da área de desenvolvimento econômico e social com experiência em territórios rurais, bioenergia, agronegócio e empreendedorismo. Formado em Engenharia Florestal, especialista em Gerenciamento de Projetos, trabalhou em mais de 20 projetos na América Latina e na África. Coordena o Projeto GEF Biogás Brasil, liderado pelo MCTI e implementado pela UNIDO.

Emerson Soares
Presidente
Energycoop Cooperativa de Energias Renováveis
Emerson Soares é Eletrotécnico com vasta experiência em elétrica industrial desde 1992, tendo atuado em diversos setores, como portuário, armazenagem de grãos, beneficiamento de algodão, fabricação de adubos e biodiesel. A partir de 2000, direcionou sua carreira para a automação industrial, prestando serviços em 10 estados brasileiros, o que lhe proporcionou uma sólida formação técnica e uma visão estratégica em soluções inovadoras. Em 2019, Emerson iniciou sua trajetória no ramo das energias renováveis, com foco em energia solar fotovoltaica, e, em 2021, passou a desenvolver o projeto de biogás a partir de capiaçu. Em 2022, foi um dos fundadores da Energycoop, onde, como Presidente, lidera iniciativas voltadas para a expansão das energias renováveis, com ênfase no biogás, e o desenvolvimento de soluções sustentáveis para a cooperativa e seus parceiros.

Emilene de Carvalho Lourenço
Engenheira Ambiental
Centro Internacional de Energias Renováveis - Biogás (CIBiogás)
Emilene de Carvalho Lourenço é engenheira ambiental e doutora em Energia e Sustentabilidade pela Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA). Com cinco anos de experiência em projetos de biogás e biometano, atua no tratamento de resíduos com foco no aproveitamento energético. Atualmente, é Analista de Inteligência de Mercado no CIBiogás, com expertise em atributos não energéticos das energias renováveis, descarbonização e mercado de carbono.

Fabiane Goldschmidt Antes
Química Industrial
Embrapa Suínos e Aves
Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Química – área de concentração Química Analítica – pela mesma instituição. Tem experiência na área de Química com ênfase em Química Analítica e Ambiental. Atualmente é Analista A no Centro Nacional de Pesquisa em Suínos e Aves (EMBRAPA Suínos e Aves, Concórdia Santa Catarina), atuando na área de Química Analítica e Ambiental e Gestão de Laboratório, no Laboratório de Experimentação e Análises Ambientais – LEAA. Os projetos de pesquisa atuais estão relacionados à agregação de valor aos resíduos agropecuários e agroindustriais com ênfase em remoção e/ou recuperação de nutrientes (nitrogênio, fósforo e potássio) através de processos químicos e biológicos e digestão anaeróbia para a produção de biogás e biometano. É membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Especialistas em Resíduos da Produção Agropecuária e Agroindustrial (SBERA), tendo ocupado o cargo de tesoureira (2019-2023) e atualmente ocupa o cargo de presidente (gestão 2024-2025).

Flaviane Magrini
Bióloga, Analista e Pesquisadora
Universidade de Caxias do Sul
Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (2008) e Mestrado em Biotecnologia pela mesma instituição com período na Facultad de Química, da Universidad de la República – Uruguai. Doutora em Biotecnologia (2019), atuando no Laboratório de Diagnóstico Molecular, do Instituto de Biotecnologia da Universidade de Caxias do Sul, na área da pesquisa, formação de alunos de graduação e pós-graduação e Analista na prestação de serviços. Tem experiência na área de isolamento e identificação molecular (PCR, qPCR, DGGE e NGS – Sequenciamento de Nova Geração) de microrganismos consorciados em amostras ambientais de interesse biotecnológico e de biorrefinaria, para produção de hidrogênio, biogás e metabólitos solúveis. Atua também na área de bioinformática na classificação metataxonômica e predição metabólica de genes de microrganismos de distintos processos anaeróbios.

Flávio Ascenco
Pesquisador / Agrônomo
EMBRAPA
Flávio Ascenco é Líder Técnico Sênior na World Biogas Association e ADBA desde 2023, gerenciando projetos, interagindo com órgãos governamentais e apoiando o desenvolvimento de usinas de biogás. Lidera o projeto Making Biogas Happen e desenvolveu padrões operacionais globais para o setor.
Com mais de uma década de experiência em biogás e energias renováveis, foi Gerente de Área na Eco Verde Energy, onde supervisionou equipes e melhorou o desempenho de plantas. Possui certificações em gestão de resíduos, operações ambientais e segurança. Seu perfil é de liderança dinâmica, inovação e excelência operacional.

Franciele Natividade Luiz
Gerente do Laboratório de Biogás
Centro Internacional de Energias Renováveis - Biogás (CIBiogás)
Franciele Natividade é Coordenadora do Laboratório de Biogás do Centro Internacional de Energias Renováveis e Biogás – o CIBiogás. Bacharel em Engenharia Ambiental, mestre em Tecnologias Ambientais pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e atualmente é discente no programa de doutorado em Energia e Sustentabilidade na Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA).
Há mais de 10 anos atua em laboratórios de análises ambientais, destes, 6 anos dedicados à pesquisa e ao setor do biogás e biometano. Além de realizar análises de resíduos para produção de biogás e operação de reatores de bancada, Franciele também é responsável técnica por relatórios técnicos, de amostragem, e presta suporte em projetos de P&D+I.Possui experiência em Gestão da Qualidade na norma ABNT NBR ISO/IEC 17.025.

Felipe Souza Marques
Diretor de Estratégias de Mercado
Centro Internacional de Energias Renováveis - Biogás (CIBiogás)
Diretor de Desenvolvimento Tecnológico no Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás CIBiogas-ER e Coordenador de Projetos na Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial – UNIDO. É Engenheiro Ambiental (2005) com mais de 15 anos de experiência em projetos de desenvolvimento do biogás e biometano como um produto estratégico e vinculado ao saneamento ambiental. Mestre em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Especialista em Elaboração, Análise e Avaliação de Projetos, pela Fundação Getúlio Vargas e Especialista em Gestão Ambiental em Municípios, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio. Conta com experiência em docência do ensino superior em cursos de graduação e pós-graduação e concentra suas atividades na área de desenvolvimento regional, biogás/biometano, energia e gestão de projetos.

Gabriel Kropsch
Diretor Executivo
Associação Brasileira do Biogás (ABiogás)
Gabriel Kropsch é diretor executivo da ABiogás. Formado em Administração de Empresas pela PUC – RJ, obteve seu MBA pela COPPEAD/UFRJ e cursou o Programa OPM da Harvard Business School e a Formação para Conselheiros da FGV. Desenvolve atividades na área de comércio exterior, produtos e serviços para a indústria de petróleo e gás desde 1991, em empresas como Tramp Oil, World Fuel Services, Terrana, Aspro e Neogas. Sócio e Conselheiro da Sinergás, provedora de soluções integradas para infraestrutura de tratamento, compressão e revenda de gás natural e biometano.

Gustavo Brunetto
Professor
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Engenheiro Agrônomo, com Mestrado e Doutorado em Ciência do Solo pela UFSM. Doutorado Sanduíche na Università di Bologna, Itália. Pós-Doutorado em Nutrição Mineral de Plantas na UFSM (ano de 2008) e Pós-Doutorado em modelagem da nutrição mineral de Plantas na University of California (UC-Davis), em Davis (EUA) (ano de 2022). Professor Associado 4 no Departamento de Solos da UFSM. Professor Permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ciência do Solo na UFSM e Agroecossistemas da UFSC. Professor permanente no Curso de Mestrado profissionalizante no Programa de Viticultura e Enologia do IFRS. Atua nas áreas de química do solo, fertilidade e nutrição mineral de plantas.

Gustavo de Lima Ramos
Assessor da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI
Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de Brasília (UnB), possui experiência em Bioquímica e Biologia Molecular, com ênfase em transformação genética de soja, obtenção de biorreatores vegetais de fármacos e proteômica. Possui mestrado em Agronegócios, onde desenvolveu atividades na linha de competitividade e sustentabilidade, principalmente em assuntos ligados aos biocombustíveis, consorciação lavoura-pecuária-floresta e utilização de resíduos para produção de biodiesel. Atualmente, pertence a carreira de Gestão, Planejamento e Infraestrutura em Ciência e Tecnologia e está lotado na Coordenação-Geral de Tecnologias Setoriais do Departamento de Programas de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (CGTS/DEPIN/SETEC/MCTI). Atua na área de Bioenergia e Biocombustíveis, Transportes, Hidrogênio e Saneamento, tendo mais de 14 anos de experiência com os setores ligados às cadeias produtivas do Etanol, Biogás, Biometano, Carvão Vegetal e Biodiesel, trabalhando, inclusive, com Processos Avançados de Conversão de Biomassa. Além disso, como doutorando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Química e Biológica do Instituto de Química da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveu atividades referentes ao aproveitamento de resíduos sólidos urbanos para a produção de biogás, bio-óleo, biofertilizante e biochar.

Helen Treichel
Professora/Pesquisadora
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, RS
Engenheira de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande, com mestrado e doutorado pela Unicamp. Professora e Pesquisadora na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, atuando nos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Biológicas e Agronomia. Docente nos Programas de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (UFFS), Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFFS) e Biotecnologia e Biociências (UFSC).
Líder do grupo de pesquisa Agroenergia (AGROEN) e vice-líder dos grupos Microbiologia Aplicada (GPMA) e Processos Enzimáticos e Microbiológicos (GPPEM). Coordena o Laboratório de Microbiologia e Bioprocessos (LAMIBI) e auxilia na Coordenação do Laboratório de Agroecologia.
As pesquisas envolvem bioprocessos, enzimas, valorização de resíduos, bioinsumos agrícolas, bioherbicidas e biocombustíveis. Possui fator h=41 na Scopus e h=37 na Web of Science

Marjorie Kauffmann
Secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura RS
Governo do Rio Grande do Sul
Engenheira florestal pela Universidade Federal de Santa Maria, Marjorie Kauffmann é mestre em Ambiente e Desenvolvimento pelo Centro Universitário Univates e doutora em Geociências pela Unicamp, com pós-doutorado no Centro Universitário Univates.
Com experiência em projetos de infraestrutura, incluindo estradas, pontes e usinas hidrelétricas, atuou como diretora da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Lajeado (2017-2018). Entre 2019 e 2022, foi diretora-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e, desde março de 2022, exerce o cargo de Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul.
Representou o estado nas Conferências do Clima de 2021 (Escócia) e 2022 (Egito). Reconhecida por sua atuação, foi homenageada com a medalha Assis Brasil na Expointer 2022 e recebeu o troféu Brasil Expodireto 2023 na categoria Sustentabilidade.

Juarez Campolina Machado
Pesquisador
Embrapa
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2005), mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras (2007), doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2008) e MBA em Gestão de Projetos pela USP-ESALQ (2021). Desde 2011, sou pesquisador A da Embrapa Gado de Leite, com contribuições que abrangem desde a gestão até a liderança de linhas de PD&I. Fui Chefe-Adjunto de P&D Substituto (2014-2015) e Secretário Executivo do Comitê Técnico Interno (2014-2021) da Embrapa Gado de Leite, além de atuar em instâncias estratégicas como a Comissão Técnica do Macroprograma 2, e os Comitês Gestores do Portfólio Pastagens e Portfólio Fibras e Biomassas para Uso Industrial. Atualmente é o Presidente do Comitê Gestor do Portfólio Economia Verde da Embrapa. Coordeno projetos que resultaram no lançamento das cultivares IPR Catuara TM, BRS Kurumi, BRS Canará e BRS Capiaçu. Contribuo para a formação de recursos humanos, tendo orientado mais de trinta estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Desenvolve parcerias com instituições internacionais (ILRI/CGIAR, University of Florida, LNEG) e empresas brasileiras. Minha principal linha de pesquisa é o melhoramento genético de gramíneas tropicais, com ênfase em recursos genéticos, capim-elefante e bioenergia.

Renata Beckert Isfer
Presidente Executiva
ABiogás - Associação Brasileira do Biogás
Renata Isfer é Presidente Executiva da Associação Brasileira do Biogás. Foi Secretária e Secretária-Adjunta de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia de 2019 a 2020. Co-coordenou a negociação da revisão do contrato de cessão onerosa e a realização do leilão dos excedentes. Foi Consultora Jurídica da Pasta por 3 anos e participou ativamente da criação das políticas públicas que possibilitaram a recuperação do setor de gás, petróleo, energia elétrica e mineração. Tem experiência de 16 anos como Procuradora Federal na Advocacia-Geral da União. Fundou a Interalli Gás e Energia. É mestre em Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico, com participação em curso de extensão na Harvard Kennedy School sobre liderança feminina. Co-criadora do Projeto “Sim, elas existem” que tem como objetivo promover a equidade de gênero em cargos de liderança e do EmpodereC, um programa de mentoria para jovens mulheres do setor energético. Mãe da Catarina e do Tomás.

Ricardo Luiz Radis Steinmetz
Embrapa
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Ricardo Steinmetz trabalha no grupo de pesquisa “Núcleo Temático de Meio Ambiente” na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Suínos e Aves) desde 2006, onde coordena atividades do Laboratório de Estudos de Biogás. Ele obteve seu doutorado em Engenharia Química, com ênfase no desenvolvimento de processos químicos e biotecnológicos, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016) e inclui um período de bolsa sanduíche no Landesanstalt für Agrartechnik und Bioenergie na Universidade de Hohenheim/Alemanha (2015). É formado em em Química Industrial (2004) e mestre em Química com ênfase em análises ambientais (2007) pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, é membro do Conselho Diretivo da Red de Biodigestores para América Latina y el Caribe (RedBioLAC) e também ocupa o cargo de Presidente da Sociedade Brasileira de Gerenciamento de Resíduos Agrícolas e Agroindustriais (Sbera – Gestão 2021-2023). Possui experiência nas áreas de química analítica ambiental e processos biotecnológicos, atuando principalmente em estratégias de tratamento e uso de resíduos agrícolas e agroindustriais através da digestão anaeróbia e recuperação de energia.

Rogério Meneghetti
Superintendente de Energias Renováveis
ITAIPU Binacional
Rogério Meneghetti é Engenheiro Eletricista com ênfase em sistemas de potência pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com foco em operação de sistemas de potência em tempo real. Possui MBA em Gerenciamento de Projetos pelo Centro Universitário Dinâmico das Cataratas (UDC) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Atualmente, ocupa o cargo de Superintendente de Energias Renováveis na Itaipu Binacional, além de atuar como conselheiro de administração do CIBiogás e representante brasileiro na Task Force 37 de biogás da Agência Internacional de Energia (IEA). Também foi vice-coordenador do Grupo Técnico de Inovação da Comissão de Política Tecnológica das Empresas Eletrobras, consolidando sua experiência na gestão e inovação no setor energético.

Suelen Paesi
Professora titular
Universidade de Caxias do Sul
Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biologia pela Universidade de Caxias do Sul (1990) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente, é professora titular da Universidade de Caxias do Sul com atuação na graduação e nos Programas de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia e Ciências Ambientais. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Aplicada à Biogás e Biometano, atuando principalmente em isolamento e identificação microrganismos por meio de técnicas clássicas e moleculares e Metasequenciamento de amostras ambientais, bem como vírus de veiculação hídrica. Atua na pesquisa e ensino dos Programas de Pós-graduação em Biotecnologia e Ciências Ambientais. Membro do Grupo de Trabalho da Matriz Produtiva dos Biodigestores do RS e Coordenadora do IV Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

Rodrigo da Silveira Nicoloso
Pesquisador
Embrapa Clima Temperado
Rodrigo da Silveira Nicoloso é pesquisador da Embrapa Clima Temperado e possui ampla experiência em solos, mudanças climáticas e sustentabilidade na agricultura. Graduado em Agronomia (2003), mestre em Ciência do Solo (2005) e doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), realizou pós-doutorados na mesma instituição (2010) e na Kansas State University (2018), com foco na modelagem da matéria orgânica do solo e gases de efeito estufa.
Seus principais campos de atuação incluem sistema plantio direto, integração lavoura-pecuária, dinâmica e estabilização da matéria orgânica do solo, gases de efeito estufa, fertilidade do solo e indicadores ambientais. Entre 2010 e 2023, foi pesquisador na Embrapa Suínos e Aves, onde liderou projetos sobre tratamento e reciclagem de dejetos animais como fertilizantes, modelagem do risco de perdas de fósforo no solo, manejo de carcaças e desenvolvimento de softwares para gestão ambiental em granjas.
Além disso, exerceu o cargo de Chefe-Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento na Embrapa Suínos e Aves entre 2021 e 2023, contribuindo significativamente para o avanço da sustentabilidade na produção agropecuária.

Tayane Vieira dos Santos
Gerente ESG
URCA Energia
Economista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com especialização em Infraestrutura e Energias Renováveis e ampla experiência em ESG, M&A e desenvolvimento de negócios no setor de energia. Atua como Gerente de ESG no Grupo Urca Energia, liderando estratégias de sustentabilidade, desenvolvimento de ativos ambientais, como a certificação de garantia de origem de biometano – o BioREC.

Tiago Nascimento Silva
Diretor Executivo
Clean Energy BR e Sindienergia RS.
Possui mais de 15 anos de experiência em gestão de resíduos sólidos urbanos, tendo gerenciado ativos de grandes empresas de tratamento de destinação final de resíduos como Solvi Participações, Estre Ambiental e Biogás Energia (Aterro dos Bandeirantes (20 MW), São João (22 MW) e Gramacho (biometano). Coordenou a implantação, operação e avaliação de projetos a partir de biogás de aterros sanitários; Expressiva experiência ligada ao setor de Crédito de Carbono, incluindo registro de projetos, gerenciamento de contratos e acompanhamento de auditorias;

Thiago Edwiges
Professor
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Engenheiro Ambiental, Especialista em Economia e Meio Ambiente, Mestre em Energia na Agricultura, Doutor em Engenharia Agrícola e Pós-Doutor pela Escola de Engenharia e Ambiente Construído da Griffith University (Brisbane/Austrália). Já atuou em pesquisas com biogás na Escola Superior de Agricultura de Barcelona da Universitat Politécnica de Catalunya (Espanha) e no Instituto de Bioquímica e Tecnologias Ambientais da University of Southern Denmark (Dinamarca). É Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) desde 2012. É Coordenador do Mestrado em Tecnologias Ambientais (PPGTAMB) e Professor Permanente do Doutorado em Sustentabilidade Ambiental Urbana (PPGSAU). É Coordenador do Curso de Especialização em Tecnologias da Cadeia Produtiva do Biogás ofertado pela UTFPR em parceria com o CIBiogás. Membro Titular do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR e da Associação Paranaense de Engenheiros Ambientais. É Pesquisador Líder do Grupo de Pesquisa em Valorização de Resíduos e Economia Circular (GP-VALORE). Já atuou em projetos em parceria na área de saneamento e energias renováveis junto à Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), Observatório de Energias Renováveis para a América Latina e o Caribe, Parque Tecnológico de ITAIPU e CIBiogás. Pesquisa sobre saneamento ambiental, energias renováveis e economia circular.

Marcelo Godinho
Professor Universitário/Pesquisador
Universidade de Caxias do Sul
Marcelo Godinho é professor e pesquisador da Universidade de Caxias do Sul (UCS), com vasta experiência em processos térmicos e energias renováveis. Graduado em Engenharia Química pela PUCRS (1996), possui especialização em Processos Petroquímicos (1997), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Engenharia Química pela UFRGS. Atualmente, é professor adjunto III no curso de Engenharia Química da UCS e docente permanente do programa de pós-graduação em Processos e Tecnologias (PGEPROTEC).
Lidera pesquisas no Laboratório de Energia e Bioprocessos (LEBIO), focadas em combustão, gaseificação e pirólise de biomassa e resíduos. Atua também no desenvolvimento de tecnologias para controle de emissões atmosféricas e geração de hidrogênio e energias renováveis. Como consultor, auxilia empresas no dimensionamento de equipamentos para tratamento térmico e controle de emissões, incluindo sistemas como ciclones, lavadores Venturi e separadores hidrodinâmicos.
Com ampla experiência em monitoramento de emissões atmosféricas, já conduziu testes de queima em diversas plantas industriais, avaliando compostos como PCDD/F, SO₂, CO, HCl, Cl₂, HF, NOx, VOC e H₂S. Seu trabalho contribui para avanços na sustentabilidade e eficiência energética industrial.

Celina Tückumantel de Almeida
Diretora Sistêmica e de Relacionamento
Instituto Totum
Celina Maria Tückumantel de Almeida é especialista em certificação e sustentabilidade, com mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de programas de certificação ISO 9000, selos de qualidade e iniciativas setoriais de autorregulação. Formada em Tecnologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, é Auditora Líder ISO 9000 e possui amplo conhecimento em qualidade, sustentabilidade e sistemas de ativos ambientais.
Atualmente, atua como Diretora Sistêmica e de Relacionamento do Instituto Totum, onde lidera iniciativas estratégicas voltadas à certificação e rastreabilidade de atributos ambientais. É Emissora Local do Brasil pela I-TRACK Foundation para os I-RECs e responsável pelo gerenciamento do Programa GAS-REC, promovendo soluções inovadoras para a certificação de energia renovável e redução de emissões de carbono.

Karina Guedes Cubas do Amaral
Especialista em Avaliação do Ciclo de Vida
Instituto 17
Doutora em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental, Karina Guedes Cubas do Amaral possui ampla experiência em sustentabilidade e gestão ambiental. Graduada em Química Ambiental e Engenharia Ambiental, também possui especialização em Gestão Ambiental e mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental. É Auditora Líder do Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001) e tem expertise em avaliação do ciclo de vida (ACV) ambiental, social e econômico, auditoria ambiental, conformidade legal e sustentabilidade empresarial.
Atua em projetos voltados para o tratamento de efluentes, gerenciamento de resíduos sólidos, biogás, destinação de lodo e aproveitamento energético de resíduos. No Instituto 17, liderou a série de ACVs sobre aproveitamento energético de resíduos no âmbito do Programa de Energia para o Brasil (BEP) e contribuiu para as ACVs de produtos no programa SMEP, desenvolvido em parceria com a UNCTAD.

Rachel Henriques
Engenheira Química, Consultora Técnica
EPE - Empresa de Pesquisa Energética
Com mais de duas décadas de experiência no setor energético, Rachel Henriques atua no desenvolvimento de estudos voltados ao planejamento energético, com ênfase na oferta e demanda de biocombustíveis e mudanças climáticas. Desde 2008, integra o quadro da Diretoria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, contribuindo para os estudos da Área de Biocombustíveis, incluindo os Planos Decenal de Expansão de Energia (PDE) e Plano Nacional de Energia (PNE).
Desde 2019, exerce o cargo de Consultora Técnica na Superintendência de Derivados de Petróleo e Biocombustíveis, onde atua na gestão de pessoas e na elaboração e coordenação de estudos sobre combustíveis de baixo carbono. Seu trabalho abrange etanol, biodiesel, bioeletricidade, biogás e a demanda energética do setor de transportes rodoviário de veículos leves.

Thays Ferreira Falcão
Gerente Executiva de Estratégia
Sulgás
Thays Ferreira Falcão é Gerente Executiva de Estratégia da Sulgás, onde atua há 15 anos. Formada em Engenharia, possui mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e MBA em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Na companhia, é responsável pela contratação e otimização da carteira de suprimento de gás e transporte, com foco no desenvolvimento de novas fontes de gás. Seu trabalho visa transformar o mercado de energia do Rio Grande do Sul, promovendo soluções inovadoras e sustentáveis para a matriz energética do estado.

Marcelo Mendonça
Diretor Técnico-Comercial
Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado - Abegás
Marcelo Mendonça é Diretor Técnico-Comercial da Abegás, entidade que representa o setor de distribuição de gás canalizado no Brasil. Engenheiro químico formado pela Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui MBA em Gestão Empresarial e em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ).
Com mais de 20 anos de experiência no setor, atuou por 12 anos na Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro (CEG), hoje parte do grupo Naturgy, onde foi Gerente de Vendas para grandes clientes na área comercial.
Na Abegás, antes de assumir a Diretoria Técnico-Comercial, foi Diretor de Estratégia e Mercado e Gerente de Estratégia e Competitividade. Atualmente, é responsável pela gestão dos comitês estratégicos permanentes e pela interlocução com órgãos estaduais e federais, contribuindo para o fortalecimento e expansão do mercado de gás natural no Brasil.

Gustavo Batista Machado
Arquiteto e Urbanista
Departamento de Energia/Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul
Gustavo Batista Machado é Arquiteto e Urbanista pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Especialista em Governança e Gestão Pública pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Possui experiência no setor público estadual, com ênfase na elaboração, monitoramento e gestão de projetos, governança pública e planejamento organizacional. Atuou no desenvolvimento e acompanhamento de projetos de infraestrutura e de desenvolvimento regional.
Atualmente, é servidor do Departamento de Energia da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, onde desempenha funções de apoio ao desenvolvimento do planejamento energético estadual. Além disso, contribui para a gestão de políticas públicas voltadas para a transição energética e o aumento da participação de energias renováveis na matriz energética do estado.

Pedro Kohler
Sócio/Diretor
Biokohler Biodigestor
Pedro Matheus Kohler nasceu em 11 de março de 1983 em Toledo-PR. Desde jovem, auxiliava seus pais e irmãos na propriedade familiar, onde a Bovinocultura de Leite e a Agricultura eram as atividades principais, o que despertou seu interesse pelo Biogás. Em 2002, iniciou seus estudos no Curso Técnico em Pecuária com Ênfase em Suinocultura no Colégio Estadual Agrícola de Toledo.
Entre 2002 e 2008, experimentou com a construção de biodigestores de forma improvisada na propriedade da família. Em 2008, ele e seu irmão Paulo, atualmente seu sócio, ingressaram no PTI (Parque Tecnológico da Itaipu), onde deram início a um plano de negócios focado no biogás. Em 2009, fundaram a Biokohler Biodigestores, empresa pioneira no Brasil na construção de Biodigestores de Mistura Completa, um conceito inspirado nos biodigestores CSTR da Alemanha.
Hoje, a Biokohler continua inovando com a utilização de culturas energéticas como substrato em sua Usina de Biogás em Toledo-PR, em parceria com a Embrapa, sempre buscando melhorar a eficiência e a longevidade das plantas de biogás.

Ana Caroline de Lima
Biotecnologista
Centro Internacional de Energias Renováveis - Biogás (CIBiogás)
Ana Caroline de Lima é Biotecnologista, com experiência em Microbiologia e Bioprocessos. Atualmente, é mestranda em Biociências na Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), com foco em sequenciamento genético de microrganismos envolvidos na digestão anaeróbia.
Além de sua trajetória acadêmica, Ana Caroline atua como Assistente no Laboratório de Biogás – CIBiogás, onde realiza análises de resíduos para produção de biogás, monitora o funcionamento de biodigestores e opera reatores de bancada, contribuindo com seu conhecimento técnico na área de biogás e energias renováveis.

Leidiane Ferronato Mariani
Diretora executiva
Amplum Biogás
Leidiane Ferronato Mariani possui mais de quinze anos de experiência nas áreas de sustentabilidade, resíduos, biogás e biometano. É Engenheira Ambiental, Especialista em Energias Renováveis, Mestre em Gestão Territorial e Doutora em Planejamento de Sistemas Energéticos.
É sócia-fundadora da Amplum Biogás, empresa de consultoria especializada em negócios e capacitação no setor de biogás e biometano. Também atua como consultora do Instituto 17, contribuindo para projetos e estudos voltados ao embasamento de políticas públicas e desenvolvimento sustentável.
Além disso, é idealizadora, cofundadora e conselheira da rede Mulheres do Biogás, promovendo a inclusão e o fortalecimento feminino no setor. Em 2024, recebeu o prêmio Melhores do Biogás na categoria “Melhor Profissional”, um reconhecimento nacional com votação popular.