Lançado na 4ª edição do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, o Prêmio Melhores do Biogás é uma iniciativa dos realizadores – CiBiogás, Embrapa, UCS e Sbera – que reconhece os destaques do setor nas categorias Profissional, Organização e Plantas/Unidades Geradoras de Biogás (nas subcategorias Saneamento, Indústria e Pecuária), considerando, especialmente, suas atuações no ano anterior (2023).

Na 6ªedição do Fórum, que ocorre de 16 a 18 de abril de 2024, em Chapecó (SC), o prêmio terá sua terceira edição. Até lá, agentes de toda a cadeia de biogás e biometano no Brasil são convidados a participar ativamente da escolha dos destaques. A primeira etapa, de indicações, recolhe, online, sugestões públicas de candidatos para todas as categorias. Após a verificação do cumprimento do regulamento e da confirmação da candidatura pelos próprios indicados, uma nova etapa pública, também online,  devolve a lista às mãos do público para a escolha dos vencedores.

Os troféus serão entregues no dia 16 de abril de 2024, em cerimônia que integra a programação oficial do Fórum.

Realização

 CIBiogás – Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás, a Embrapa Suínos e Aves, e UCS – Universidade de Caxias do Sul.

Indicados

Categoria Melhor Profissional

Leidiane Ferronato Mariani

Loana Defaveri Fortes

Priscila Rosseto Camiloti

Renata Isfer

Tamar Roitman

Categoria Melhor Organização

Instituto 17

3DI Engenharia

Categoria Melhor Planta / Unidade Geradora de Biogás

Indústria

Adecoagro Vale do Ivinhema S/A

C.Vale Cooperativa Agroindustrial

Geo Elétrica Tamboara

Raízen Geo Biogás

Pecuária

BGA Me-le/Biokohler

Granja Benelli

Fazenda Carapreta

Master Agroindustrial S/A - Unidade Granja São Roque

Saneamento

Usina Termoelétrica a Biogás de Ponta Grossa

Categorias

Confira quem pode levar o prêmio!

Profissionais

Profissionais que se destacaram na missão de desenvolver o setor de biogás no Brasil em 2023, inspirando, inovando e fortalecendo o setor com suas atividades profissionais e que estão relacionados à:

  • pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I); 
  • processos produtivos; 
  • liderança de empresas;
  • outras áreas de instituições e empresas públicas, privadas e do terceiro setor.

Organizações

Organizações que possuem contribuição significativa no desenvolvimento e inovação do mercado brasileiro de biogás e biometano em 2023, considerando:

  • empresas e organização;
  • agências e instituições de financiamentos;
  • órgãos dos setores públicos e privados e grupos de pesquisa de instituições públicas e privadas, envolvidas no setor do biogás e que promovam direta ou indiretamente a gestão adequada de resíduos, a produção a partir de resíduos e o uso de biogás,
  • empresas e instituições que impactem, por meio do biogás, na descarbonização da matriz energética, na transição energética do país, na economia circular, na proteção ambiental, no desenvolvimento social, na igualdade de gênero, sempre em conformidade com os ODS.

Plantas/UGDs

Plantas de biogás que se destacaram pela inovação, eficiência e boas práticas na biodigestão, no processamento e uso do biogás, bem como no gerenciamento do digestato. Podem ser consideradas plantas que gerem energia elétrica, térmica e/ou biometano a partir do biogás.  As plantas de biogás compreendem os seguintes setores:

  • Saneamento: Planta/unidade geradora de biogás a partir de resíduos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) ou Esgoto Sanitário.
  • Indústria: Planta/unidade geradora de biogás a partir de resíduos de indústrias (ex: sucroenergéticas, abatedouros, cervejarias, fecularias, etc).
  • Pecuária: Planta/unidade geradora de biogás a partir de resíduos da produção de suínos, aves, bovinos e outros animais.