Na primeira etapa da premiação é possível inscrever iniciativas e trabalhos em três categorias – profissionais, organizações e plantas geradoras – até 7 de fevereiro. Premiação final ocorrerá durante o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, em abril, em Foz do Iguaçu (PR)
Estão abertas as indicações ao prêmio Melhores do Biogás. Em sua segunda edição, o prêmio destacará profissionais, organizações e plantas/unidades geradoras cujo trabalho foi importante para inovar e fortalecer a cadeia do biogás no Brasil em 2022. A premiação ocorrerá durante o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que será realizado de 18 a 20 de abril, em Foz do Iguaçu (PR).
As indicações públicas são a primeira etapa à premiação e podem ser feitas de forma on-line, até 7 de fevereiro, no site .
No mesmo endereço estão informações gerais e regulamento. A escolha será feita por comissão técnica avaliadora formada por especialistas do setor.
A votação final do Melhores do Biogás vai ocorrer durante todo o mês de março, novamente pelo público, que irá escolher os premiados nas três categorias. Lembrando que a premiação encoraja a diversidade de gênero e apoia a busca pela igualdade em sintonia com os objetivos do desenvolvimento sustentável da agenda 2030 da ONU.
Pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, uma das instituições realizadoras do Fórum, Airton Kunz lembra que o Prêmio foi lançado no 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano em Caxias do Sul, em 2022, para valorizar o trabalho de profissionais, de organizações e empresas. “Buscamos premiar a excelência dentro da cadeia do biogás. Então, incentivem seus pares, inscrevam iniciativas”, diz. A votação pública na edição de estreia teve 3.300 votos.
AS CATEGORIAS DA PREMIAÇÃO:
– Profissional – Poderão ser premiados profissionais que se destacaram em desenvolver o setor do biogás no país em 2022, inspirando, inovando e ajudando a fortalecê-lo, seja por meio de pesquisa, de desenvolvimento e inovação ou de processos produtivos, na liderança de empresas ou em outras áreas de instituições públicas, privadas e do terceiro setor.
– Organização destaque – Podem participar da premiação organizações que contribuíram de forma significativa no desenvolvimento e inovação do mercado brasileiro do biogás e biometano em 2022. Podem ser empresas e organizações, agências e instituições de financiamento, órgãos e grupos de pesquisa dos setores público e privado ou ainda envolvidos no setor e que promovam direta ou indiretamente a gestão adequada de resíduos, a produção a partir de resíduos e o uso do biogás.
– Plantas/unidades geradoras de biogás – O prêmio é destinado a projetos do setor que se destacam pela inovação, eficiência e boas práticas na biodigestão, no processamento e uso do biogás e no gerenciamento do digestato. Podem ser plantas de energia elétrica, térmica e/ou biometano a partir do biogás. Inclui os setores:
- Saneamento (planta ou unidade que gera biogás a partir de resíduos sólidos urbanos ou esgoto);
- Indústria (geradora de biogás a partir de resíduos de indústrias sucroenergéticas, abatedouros, cervejarias, fecularias e outras);
- Pecuária (que gera biogás a partir de resíduos da produção de suínos, aves, bovinos e outros animais).
Saiba mais sobre a programação do 5º Fórum .
SOBRE O FÓRUM
O objetivo do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é contribuir para o desenvolvimento da cadeia de biogás e biometano nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, como também em todo o país. A programação oportuniza um espaço para conexão entre pessoas, instituições e empresas envolvidas na cadeia produtiva do biogás, mostrando as tendências do setor para gerar negócios, desenvolvimento e sustentabilidade.
O Fórum tem como entidades realizadoras o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), do Paraná, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Suínos e Aves, de Santa Catarina, e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), do Rio Grande do Sul. A organização do evento é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).