Você está visualizando atualmente Representantes e convidados exaltam a importância do 7º FSBBB 

Representantes e convidados exaltam a importância do 7º FSBBB 

Apresentação de músicas e danças típicas gaúchas e as boas-vindas de integrantes das instituições abriram a programação do primeiro dia de evento, em Bento Gonçalves

Bento Gonçalves –  Com o auditório principal lotado e a presença de mais de 700 inscritos, o 7º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (FSBBB) teve a abertura oficial, nesta terça-feira (08/04), marcando o começo da programação que discute resiliência climática, potenciais do biogás e oportunidades de negócios. As boas-vindas ao público, formado por pesquisadores, especialistas, empresários do setor, produtores de biogás, representantes dos setores público e privado e de instituições de cooperação internacional, incluíram música e danças típicas gaúchas, pelo grupo de artes nativistas Rastros do Tempo. Representantes das instituições realizadoras e convidados destacaram a importância da cadeia do biogás, como energia limpa, como solução ambiental para melhor destinação de resíduos e como fonte geradora de desenvolvimento.

Participaram da abertura o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Gelson Rech, instituição anfitriã desta edição do Fórum; o presidente do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Rafael González; a chefe adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Suínos e Aves, Catia Klein; o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, e a secretária de Meio Ambiente do RS, Marjorie Kauffmann. 

O reitor Gelson Rech destacou o papel da UCS como produtora de pesquisas neste setor: “Temos em nossa instituição uma trajetória de pesquisa relacionada ao biogás em nosso Laboratório Molecular desde 2012”, disse. Ele citou que a intenção é instalar uma usina modelo na UCS, que, de acordo com o reitor, é a nona colocada em pesquisas entre universidades comunitárias no País e segunda em inovação entre as instituições de ensino superior no RS.

Por sua vez, o presidente do CIBiogás, Rafael González, agradeceu pela hospitalidade da região de Bento Gonçalves à realização do FSBBB. “O Fórum tem uma tradição nos três estados do Sul, mas sempre trazendo a realidade local”, disse. Ele mencionou, por outro lado, que o Fórum tem aglutinado muitas regiões do País e se tornado um atrativo de negócios para o mundo todo. Nesta edição, o evento conta com participantes de 16 países.

A representante da Embrapa,Catia Klein, lembrou que o evento vem se consolidando como um ambiente que possibilita o compartilhamento e a troca de experiências: “De apresentações de inovações e de conexões entre parceiros que buscam o desenvolvimento dessa cadeia produtiva”. Catia citou que há 30 anos a Embrapa se dedica a pesquisas e tecnologias, em grande parte voltadas ao setor.

Para a secretária de Meio Ambiente do RS, Marjorie Kauffmann, as universidades gaúchas impulsionam a inovação, especialmente no biogás e biometano. Observou   que o governo do  Estado está desenvolvendo políticas para o biogás, criando incentivos e proporcionando  segurança aos negócios.

O prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira falou sobre a importância do  empreendedorismo e do investimento em inovação e tecnologia no Rio Grande do Sul, que se recupera da enchente histórica de 2024.

No  primeiro dia, o 7º FSBBB prosseguiu com painéis temáticos, movimentação no Espaço de Negócios e Momento Startups de Biogás. A programação se estende na quarta e quinta-feira, sendo o último dia destinado a Visitas Técnicas, em roteiros a plantas de biogás para  conhecer propriedades rurais e indústrias gaúchas que transformam resíduos da produção animal, resíduos urbanos e industriais em biogás, gerando energia elétrica, biometano e fertilizantes.

Realização – O Fórum tem como instituições realizadoras a Universidade de Caxias do Sul (UCS), de Caxias do Sul (RS), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC) e o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), de Foz do Iguaçu (PR). A organização é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindústria (SBERA).

 Patrocínio Master: Conveco; Grupo Energisa; Itaipu Binacional; Sulgás

Patrocínio Ouro: 3DI Biogás; Adicomp Brasil; Armatec Brasil; Brasuma; Galileo Tecnologia para Gás; Scania; UBE; Vogelsang Brasil; Volvo Penta

Evento apoiado pelo CNPQ/MCTI.