Sobre
SOBRE O EVENTO
De 08 a 10 de abril de 2025, em Bento Gonçalves – RS
Foram 771 inscritos na última edição, em Chapecó (SC). Dentre eles, representantes de 14 países, além do Brasil, que teve participantes de 16 estados. Na plenária, foram pautas que usam o Brasil como case para um debate de interesse internacional. De 08 a 10 de abril de 2025, o Fórum Sul volta ao Rio Grande do Sul, estado onde nasceu. Mas, exceto pelo endereço do evento, já não é mais um fórum regional.
Realizado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), anfitriã dessa edição, CIBiogás e Embrapa Suínos e Aves, o 7º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano reúne, em Bento Gonçalves (RS), agentes de diversas pontos da cadeia de biogás e biometano. São empresários, desenvolvedores de tecnologia, agentes públicos, extensionistas, pesquisadores e estudantes que formam um público ativo e com grande parcela de renovação – o que mostra que o nosso público é ainda maior do que revela o número de inscrições. Além das plenárias, os participantes se encontram em um Espaço de Negócios movimentado e altamente ativo em conexões e negócios efetivos, uma vocação já sentida, em crescimento, desde a primeira edição do evento. O Brasil tem alto potencial para ser referência mundial em biogás e biometano: essa unanimidade nas falas do fórum ganha uma amostra real a cada nova edição.
Realização
Os realizadores dessa edição, o CIBiogás – Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás, a Embrapa Suínos e Aves, e a UCS – Universidade de Caxias do Sul, buscam ampliar a rede de apoio para propiciar maior divulgação e participação do setor no 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.
Público
A última edição do fórum, em Foz do Iguaçu (PR). do Sul – RS, marcou o retorno ao formato presencial – depois de uma edição online, com 1 mil participantes – e o anseio da cadeia produtiva por promover negócios do melhor jeito: olho no olho. O público – empresários, agentes públicos, investidores, desenvolvedores de tecnologia, pesquisadores, extensionistas e estudantes – foi de mais de 350 participantes, de 14 estados brasileiros e de outros quatro países.
Além do debate qualificado e de um público motivado para ampliar sua rede e promover parcerias, o evento diversificou sua programação: trouxe outros 6 eventos paralelos, abriu espaço para as startups, realizou o 1° Prêmio Melhores do Biogás Brasil.
Para a 5ª edição, com uma expectativa de receber 400 participantes em Foz do Iguaçu, o Fórum pretende ampliar os espaços de debate em plenária e intensificar os momentos de networking.Foz
Justificativa
O potencial de produção de biogás da região Sul do Brasil vem dos resíduos agropecuários e da indústria, como abatedouros, fecularias, cervejarias e outras indústrias que produzem efluentes com alta carga orgânica. Além da quantidade e disponibilidade de resíduos, o potencial para produção de biogás da região tem se destacado pela distribuição espacial e proximidade com os pontos de consumo de energia.
Além disso, o biogás tem uma vantagem incontestável perante outras fontes de energia: o fato de ser produzido a partir de um passivo ambiental e, assim, gerar um ativo econômico. Nesse sentido, além da energia produzida, o biogás movimenta e desenvolve toda uma cadeia de suprimentos e serviços para seu crescimento. Ou seja, demanda equipamentos, tecnologias, consultores, instaladores, operadores e materiais de construção, promovendo, com isso, um crescimento econômico local, regional e estadual.
Dessa forma, o uso dessa fonte de energia passa a ser imprescindível para o crescimento e melhoria da eficiência dos setores produtivos, especialmente o agronegócio. Entretanto, além de incentivos e políticas públicas, para que a cadeia de biogás e biometano se desenvolva é necessário uma maior divulgação e difusão do conhecimento sobre as tecnologias e oportunidades na busca pelo desenvolvimento de soluções técnica e economicamente viáveis.
Nesse sentido, o Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano tem o papel de integrar os atores do setor dos três estados do Sul e promover a discussão e a troca de experiências, sendo, com isso, um meio para o desenvolvimento do setor de biogás e biometano da região.
Comissão Organizadora
Realizadores e Organizador:
Suelen Paesi (UCS)
Airton Kunz (Embrapa Suínos e Aves)
Felipe Souza Marques (CIBiogás)
Yelva de Amorim Cubas (CIBiogás)
Fabiane Goldschmidt Antes (Embrapa Suínos e Aves e SBERA)
Ricardo Luis Radis Steinmetz (Embrapa Suínos e Aves e SBERA)
Consultores:
Clovis Leopoldo Reichert (Consultor)
Grasiela Slomp (Consultora)
Kassia Toito Gomes (Celebra Eventos)
Marcelo Aramis (Comunicação)
Rosa Ana Bisinella (Comunicação)