Os participantes do 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano tiveram a oportunidade de conhecer in loco projetos de biogás desenvolvidos no Rio Grande do Sul. No último dia do evento (14/04) ocorreram três visitas técnicas. Organizados em três roteiros, 120 pessoas visitaram a Fazenda Trevisan, em Farroupilha, uma iniciativa de produção de biogás na pecuária de leite; a Ambev, no município de Viamão (foto acima), que utiliza tecnologia americana inédita no Brasil e aproveita o biogás gerado a partir dos resíduos da produção de cerveja como fonte de energia do processo; a Usina de Resíduos do Recreio, em Minas do Leão, referência na produção de biogás em aterro sanitário e a Folhito, em Estrela, experiência de geração de energia em modelo conjugado de compostagem e biodigestão na fabricação de fertilizantes orgânicos.
Um dos participantes do Fórum, Alfonso Gutierrez Ramirez, do Chile, gerente regional comercial para a América Latina de uma empresa espanhola do setor, visitou, com o grupo, a unidade da CRVR (Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos), em Minas do Leão (foto ao lado). Ele disse que participou da visita técnica na expectativa de entender melhor o processo de geração e refino do biogás. Foi a terceira vez de Alfonso no Fórum. Ele acompanhou o evento em Chapecó (SC) no ano de 2019 e, também, a 3ª edição, realizada no ano passado em formato virtual.
A estudante de graduação Diana Patrícia Sanchez Cabral participou do roteiro de visitas à Fazenda Trevisan, em Farroupilha, e à Ambev, no município de Viamão. A jovem de 22 anos é acadêmica no curso de Engenharia Ambiental na Unicamp, em Limeira (SP). Se inscreveu no Fórum e na visita técnica pois tem interesse em desenvolver projetos de biogás na agricultura familiar, em seu país, Cabo Verde. Diana conta que estuda no Brasil desde 2020, por meio de um programa de intercâmbio. Após concluir os estudos, ela pretende retornar a seu país e, lá, desenvolver projetos com biogás para geração de energia térmica e aplicação doméstica, com o objetivo de substituir o uso de lenha pelas mulheres em suas cozinhas, na comunidade de Achada Tenda, onde residem seus familiares. “Fiquei encantada com o que vi nas visitas técnicas, principalmente na Fazenda Trevisan, pois tem mais proximidade com o que eu busco, que é o tratamento de dejetos de animais para geração de biogás”, destaca.
Demonstração de equipamentos
Na visita à Usina de Resíduos do Recreio, em Minas do Leão, os participantes também acompanharam uma demonstração de equipamentos de geração de energia elétrica da Biotérmica. Esses equipamentos têm operação e manutenção feitas pela empresa AB Energy. Já quem participou do roteiro na Folhito Adubos Orgânicos, no muncípio de Estrela, acompanhou uma demonstração de equipamentos de biometano em funcionamento no local, fornecidos pela empresa Janus e Pergher.
Fotos: Visita na Fazenda Trevisan, em Farroupilha (foto: Ricardo Barp) | Visita Técnica na Unidade da Ambev Águas Claras, em Viamão (foto: Ricardo Barp) | Visita à unidade da CRVR (Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos), em Minas do Leão (foto: Bruno Zulian/Especial UCS) | Visita Técnica à Folhito Adubos Orgânicos (foto: Marcelo Aramis)