Você está visualizando atualmente Workshops e reuniões abrem agenda de pré-eventos do 7º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
Workshop Oportunidades de biogás para agricultura, pecuária e fruticultura da Serra Gaúcha

Workshops e reuniões abrem agenda de pré-eventos do 7º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

Encontros e workshops reuniram técnicos, pesquisadores, empreendedores, produtores rurais e extensionistas na agenda de eventos paralelos do 7º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (FSBBB), que começa oficialmente na terça-feira, dia 8, e se estende até 10 de abril, no Dall’ Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.

Workshop Cálculo de Validação de Métodos, com Foco no Biometano

O primeiro evento do dia foi o workshop Cálculo de Validação de Métodos, com Foco no Biometano, que contou com os apoios da Embrapa, Rede Biogásfort e Senai. As pesquisadoras Cristiane Chelles Iglesias, responsável pelo Laboratório de Metrologia e Análises de Gases da Divisão de Metrologia Química do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e Isabela de Melo Mostranges Alves, doutoranda do Programa de Pós-Graduação de Metrologia do Inmetro, falaram a especialistas e laboratoristas sobre metodologias.

Workshop Oportunidades para o Biogás na Agricultura, Pecuária e Fruticultura na Serra Gaúcha

Também como pré-evento do 7º FSBBB, o workshop Oportunidades para o Biogás na Agricultura, Pecuária e Fruticultura na Serra Gaúcha, iniciativa da Universidade de Caxias do Sul (UCS), agregou produtores, extensionistas, gestores públicos, representantes de empresas e prestadores de serviços para discutir formas de desenvolver tanto a cadeia do biogás quanto a geração de fontes de energia e tratamento de resíduos.  

Sessão de Negócios do Biogás e Biometano

À tarde, também como iniciativa da UCS e do Sebrae-RS, houve a Sessão de Negócios do Biogás e Biometano, com a participação de empresas do setor. Em rodadas, os representantes das organizações expuseram sobre seus produtos e soluções aos demais participantes.

Workshop Destravando o Potencial do Biogás Brasileiro: Implementação do Programa Making Biogás Happen

Já no workshop Destravando o Potencial do Biogás Brasileiro: Implementação do Programa Making Biogás Happen, profissionais formuladores de políticas públicas, integrantes de agências públicas, investidores e outros parceiros dos setores de energia e meio ambiente debateram caminhos para acelerar o avanço do biogás no Brasil, levando em conta experiências de outros países e metas de redução de emissão de gases. A atividade foi uma parceria entre a World Biogas Association (WBA) e o CIBiogás.

Oficina Políticas de Incentivo ao Biogás e o Papel dos Extensionistas

Também à tarde, a oficina Políticas de Incentivo ao Biogás e o Papel dos Extensionistas, promovida pela Embrapa Suínos e Aves e pelo Instituto 17, buscou debater políticas estaduais de incentivo ao biogás e as percepções dos extensionistas sobre desafios no campo, e estudo a respeito do tema.

Workshop Projeto Estruvita

Outra atividade paralela ao Fórum foi o workshop Projeto Estruvita, da Embrapa, que mostrou de que forma esse mineral que se forma em sistemas de tratamentos de dejetos pode ser uma alternativa sustentável de fósforo e nitrogênio para a agricultura, e os resultados desse trabalho, no uso como fertilizante.

 

Encontro da Rede Mulheres do Biogás

No dia 8 de abril, ocorreu encontro Rede Mulheres do Biogás, que busca reforçar o protagonismo feminino no setor e promover conexões estratégicas para o avanço do biogás como fonte de energia renovável. Será um espaço às participantes para trocas de experiências e conhecimento.

O 7º Fórum é realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis – CIBiogás (PR), pela Embrapa Suínos e Aves (SC) e pela Universidade de Caxias do Sul – UCS (RS), e organizado pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindústria (SBERA).

Patrocínio Master: Conveco; Grupo Energisa; Itaipu Binacional; Sulgás

Patrocínio Ouro: 3DI Biogás; Adicomp Brasil; Armatec Brasil; Brasuma; Galileo Tecnologia para Gás; Scania; UBE; Vogelsang Brasil; Volvo Penta

Evento apoiado pelo CNPQ/MCTI.