Categoria Melhor Planta/Unidade Geradora de Biogás - Pecuária

Master Agroindustrial S/A - Unidade Granja São Roque

Videira/SC 

O objetivo da planta é Suinocultura Sustentável! Aproveitamento dos subprodutos da suinocultura e cuidados com o meio ambiente.

 Atuação no setor de biogás em 2023

O dejeto suíno é sempre um desafio na cadeia de produção dos suínos. A sua destinação é fator limitante na produção, um excelente fertilizante orgânico e também um passivo ambiental, quando não tratado de forma correta. Comumente, a destinação do dejeto suíno, após processo de estabilização é sua utilização como biofertilizante nas áreas de lavoura ou pastagem. Quando as áreas agricultáveis não são suficientes, ou o empreendimento possui estratégias para melhor aproveitamento desse efluente, há a possibilidade de investimento em sistemas de tratamento, aproveitando o potencial energético ou mesmo a exploração de outros subprodutos oriundos do dejeto. Pensando em inovar e também explorar outras possibilidades dentro da criação de suínos, implantamos em parceria com a Embrapa Suínos e Aves junto a nossa unidade de produção de leitões, Granja São Roque, um projeto pioneiro em sistemas de tratamento de efluentes da suinocultura, o SISTRATES; onde o dejeto oriundo da produção animal é tratado e no sistema de Biodigestores instalado, ocorre o aproveitamento do metano gerado para a produção energética e redução da emissão de gases poluentes na atmosfera, além disso a água residual do pós tratamento, é utilizada para lavação das instalações, proporcionando a economia de água potável para um uso mais nobre, como a dessedentação dos animais. Esse sistema consiste em realizar o tratamento de efluentes (digestato) proporcionando a remoção conjunta de carbono, nitrogênio e fósforo. É um processo biotecnológico para a remoção de sólidos grosseiros e a biodigestão anaeróbia com remoção do carbono, remoção biológica de Nitrogênio (nitrificação) e a precipitação química de fósforo. O SISTRATES é subdividido em três módulos: Módulo Bio, módulo de Nitrogênio e módulo de fósforo. No módulo bio, os biodigestores promovem o primeiro tratamento onde ocorre a geração do biogás que é utilizado para a geração de energia. No módulo de Nitrogênio, ocorre um processo biológico de nitrificação e desnitrificação, permitindo a oxidação da amônia em nitrato. Já no módulo de fósforo, a remoção desse elemento é realizada por um processo de precipitação química, onde a adição de cal, permite a formação do fosfato de cálcio. Essa precipitação permite a separação das fases sólida (lodo de fosfato de cálcio) e o sobrenadante (efluente final), atende padrões de lançamento em corpo hídrico (CONAMA 430). Na granja São Roque, o efluente tratado é direcionado para uma lagoa impermeabilizada, denominada de lagoa de reuso e aproveitada nos processos de lavação das instalações. O precipitado, resultante do módulo de fósforo, possui altíssimo potencial agrícola,
A planta opera a partir de dejetos suínos, com volume aproximado de 50 m3 por dia, passando pelo sistema de lagoa coberta onde é extraído o biogás e destinado ao motor para geração de energia, são aproximadamente 1000m3 de biogás por dia. Além da geração de energia é aproveitado o calor do escapamento e com um trocador de calor se aquece o dejeto evitando quedas bruscas de temperatura interna do lodo e consequentemente tendo um melhor aproveitamento do seu potencial. Também são utilizados os suínos mortos que por meio de um triturador é triturado o animal antes de entrar no biodigestor . Após o processo todo o biofertilizante é utilizado nas lavouras para produção de milho reduzindo o custo de produção.

SAIBA MAIS:

https://globoplay.globo.com/v/1212520