Você está visualizando atualmente Ministro Joaquim Leite palestra na abertura do 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

Ministro Joaquim Leite palestra na abertura do 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

 Encontro ocorre de 12 a 14 de abril, no UCS Teatro, na Universidade de Caxias do Sul, em Caxias do Sul, e vai discutir tendências, inovação, projetos e negócios direcionados ao aproveitamento do biogás para a geração de energia elétrica, térmica e biometano

 Num contexto de potencialidades para o desenvolvimento do setor, será realizado de 12 a 14 de abril o 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, no Teatro da Universidade de Caxias do Sul (UCS Teatro), em Caxias do Sul (RS), na Serra Gaúcha. O encontro vai debater o panorama atual do biogás e suas perspectivas, entre outras temáticas, e inclui uma agenda com atividades paralelas. O Fórum será, principalmente, um espaço de conexões e de troca de experiências, parcerias e negócios direcionados ao aproveitamento do biogás para aplicações energéticas (energia elétrica, térmica e biometano).

O biogás é muito importante para permitir o destino correto aos resíduos e, ao mesmo tempo, produzir energia. E o Fórum é uma oportunidade para interação de todo o ecossistema do biogás, tanto os geradores de resíduos como as indústrias que são capazes de obter energia a partir dos resíduos e, também, para as pessoas que se interessam pela sustentabilidade e pelo meio ambiente. A produção de energia, a partir de resíduos, é indispensável para contribuir no processo de descarbonização no sistema agroindustrial brasileiro, colaborando com as metas da COP26”, observa a coordenadora do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, Suelen Paesi.

A pesquisadora da UCS ressalta a relevância do tratamento dos resíduos para a economia, impulsionando negócios e gerando empregos. “Com os resíduos bem gerenciados, teremos novas possibilidades de emprego e isso representa um avanço social. A produção de biogás é uma forma nova de investimento porque oportuniza rendimentos”, enfatiza Suelen.

O 4º Fórum é realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), pela Embrapa Suínos e Aves e Universidade de Caxias do Sul (UCS), e organizado pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera). Teve início regionalmente, com a primeira edição na UCS, em 2017, e foi ganhando abrangência e participações internacionais. Foz do Iguaçu (PR) e Chapecó (SC) receberam as edições seguintes. Em final de março de 2021, a edição em formato online teve 1 mil inscritos, 17 empresas patrocinadoras e 25 instituições apoiadoras.

Nesta edição de 2022, quando o evento volta a ser presencial, estão programados oito painéis temáticos, visitas técnicas, entrega do “Prêmio Melhores do Biogás Brasil”, apresentação de startups e exposição de empresas do setor no Espaço de Negócios. O Fórum abre, também, agenda para o encontro Mulheres do Biogás, reunião de extensionistas da área rural, 2º Encontro de produtores do biogás e reunião da Rede de Laboratórios de Biodigestão. O último dia será reservado a três roteiros de visitas técnicas.

A abertura do evento será às 9h do dia 12 de abril, com palestra do Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, sobre “Programa Nacional Metano Zero e a estratégia federal de incentivo ao uso sustentável de biogás e biometano.”

Organizações do setor, profissionais, gestores, técnicos, pesquisadores e estudantes são esperados nos três dias de programação. As inscrições ainda podem ser feitas aqui.

PROGRAMAÇÃO
Para os dois dias de debates, estão programados oito painéis com os seguintes temas: Políticas públicas federais para o desenvolvimento do biogás no Brasil; Energia elétrica com biogás; Descarbonização por meio do biogás; Avanços tecnológicos e regulatórios para produção de biometano no Brasil; Plantas de biogás no sul do Brasil; Biogás produzido a partir de resíduos agroindustriais; e Caminhos para avançar no setor de biogás.

Prêmio Melhores do Biogás Brasil – É a primeira edição do prêmio, que será entregue aos vencedores no dia 13 de abril, no final da tarde. A votação é pública e aberta até dia 12 de abril, em meio eletrônico (para conhecer os concorrentes e participar, basta acessar https://biogasebiometano.com.br/premio-melhores-do-biogas/), no site do Fórum. Serão premiados os mais votados pelo público nas categorias: profissionais, organizações e unidades ou plantas geradoras que cumpriram um papel relevante no setor do biogás no país, em 2021.

Espaço de Negócios – A cadeia do biogás tem apresentado um cenário bastante promissor para os negócios. Troca de informações, reuniões, network e parcerias estarão abertas durante o Fórum, em dois momentos da programação, de manhã e à tarde, nos dias 12 e 13 de abril, num espaço no Centro de Convivência, ao lado do UCS Teatro, que concentrará as atividades do evento.

Momentos Startups – Durante os dois primeiros dias, cinco startups vão apresentar, em pitches, exemplos de soluções inovadoras em produtos, processos e serviços que desenvolvem ao setor. Os encontros vão ocorrer dentro da agenda oficial do evento nos dias 12 e 13 de abril. Para os organizadores, é a possibilidade de criação de um ecossistema colaborativo para ampliar a competitividade da cadeia do biogás.

Visitas Técnicas – Inscritos nas Visitas Técnicas vão conhecer de perto, no dia 14 de abril, como parte da programação do Fórum, exemplos de plantas que utilizam resíduos sólidos urbanos, resíduos industriais e dejetos de animais. A Visita 1 será à Fazenda Trevisan, em Farroupilha (RS), logo após, à unidade da cervejaria Ambev em Viamão (RS). A Visita Técnica 2 será a Minas do Leão (RS), onde fica a Usina de Resíduos Recreio, a maior das seis Unidades de Valorização Sustentável (UVS’s) da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos. Já a Visita 3 será à planta da Folhito Adubos Orgânicos, em Estrela (RS), que produz fertilizantes orgânicos.

A programação completa do Fórum está disponível aqui.

ENCONTROS PARALELOS
O 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano também reserva espaço para reuniões de iniciativas que buscam devolver a cadeia do biogás. Paralelamente à programação oficial, foram organizados quatro encontros para os dias 12 e 13 de abril.

Reunião de Extensionistas Rurais – Vai ocorrer no dia 12 de abril, às 15h45min, e reunirá representantes das Empresas de Extensão Rural do Sul – Epagri de SC, Emater-Ascar do RS, IDR do PR e representantes dos realizadores do Fórum. Extensionistas vão debater o potencial do trabalho de extensão com vistas à obtenção de incentivo ao biogás. No encontro está prevista uma oficina de planejamento da iniciativa em criação.

Encontro de Produtores do Biogás – Nesta segunda edição – a primeira ocorreu em Chapecó (SC) – produtores vão debater sobre biogás na prática, oportunidades e desafios e caminhos para a organização do grupo e desenvolvimento do setor. Vai ocorrer no dia 12 de abril, às 18h30min. Será aberto a demais interessados no tema,

Rede de Laboratórios de Biodigestão – A Rede, que é liderada pela Embrapa Suínos e Aves, terá reunião no dia 13 de abril, às 8h. Informações e inscrições à reunião podem ser feitas em ricardo.steinmetz@embrapa.br.

Reunião de Mulheres do Biogás – Mulheres do setor têm encontro marcado no dia 13 de abril, a partir das 15h45. A iniciativa Mulheres do Biogás teve origem no âmbito do Instituto 17, organização da sociedade civil para difundir o desenvolvimento sustentável, no Programa de Energia para o Brasil, do governo britânico, e se inspirou também em outros movimentos. Para se inscrever na reunião ou obter mais informações, o endereço é suporteforum@biogasebiometano.com.br. Conheça mais sobre a inciativa. 

ENCONTROS PREPARATÓRIOS
Como encontros preparatórios ao Fórum, serão realizados dois eventos presenciais no dia 11 de abril, segunda-feira.

Oficina de inovação para o setor do biogás do Sul do Brasil – É programada à véspera do 4º Fórum, no dia 11 de abril, das 14h às 16h, na Sala Florense da UCS. Serão apresentadas boas práticas para negociação e parcerias entre instituições de ciência e tecnologia e empresas privadas, seguidas de debate e troca de experiências. O encontro é uma oportunidade de conectar pesquisa e mercado.

Minicurso Biogás e Seus Impactos – Lançado pelo Projeto GEF Biogás Brasil e o CIBiogás, o curso gratuito ocorrerá na segunda-feira, dia 11 de abril, das 14h às 18h30. No minicurso será apresentado um case para a abordagem de conceitos e aplicações práticas relacionados à cadeia de produção de biogás, contemplando a digestão anaeróbia e critérios para dimensionamento de biodigestores, tratamento de biogás, aplicações energéticas (energia elétrica, térmica e veicular), modelos de negócios e viabilidade econômica de projetos com atividades práticas. O Projeto GEF Biogás Brasil é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e conta com o CIBiogás como principal entidade executora.

PARA SABER MAIS
O que é biogás – É uma mistura de gases composta principalmente por metano e dióxido de carbono, obtida normalmente através do tratamento de resíduos domésticos, agropecuários e industriais, por meio de processo de biodegradação anaeróbia, ou seja, na ausência de oxigênio. O biogás pode ser aplicado na geração de energia elétrica e energia térmica e na produção de biometano, um biocombustível similar ao gás natural. Durante o processo, também há produção de biofertilizante.

Quem pode produzir – Propriedades rurais, aterros sanitários e indústrias relacionadas à agropecuária. Também é possível produzir biogás com esgoto, resíduos vegetais e resíduos de alimentos (domésticos, comerciais e industriais).

Segundo a Nota Técnica Panorama do Biogás no Brasil em 2020, elaborada pelo CIBiogás, existem 675 plantas de biogás no país, sendo que 94% delas operam para fins energéticos (geração de energia elétrica, térmica, mecânica e/ou biometano). O estudo mostra, também, que há oportunidades de expansão da cadeia e um grande potencial de produção a ser explorado. O potencial nacional de produção de biogás bruto calculado pela Associação Brasileira de Biogás (ABiogás) é de 82,58 bilhões de metros cúbicos ao ano, considerando os setores sucroenergético, saneamento, proteína animal e produção agrícola. Esse potencial, se comparado com o atual cenário de produção de biogás brasileiro (1,83 bilhão de metros cúbicos ao ano) revela a oportunidade de enorme expansão, pois apenas 2% do potencial total são aproveitados atualmente.

4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
Quando: 12 a 14 de abril de 2022
Onde: Universidade de Caxias do Sul | Caxias do Sul | RS
Inscrições: www.biogasebiometano.com.br

O 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano cumpre as regras municipais de prevenção e enfrentamento à pandemia de Covid-19. O evento disponibiliza produtos assépticos para higienização e exige a comprovação de vacinação no ato de credenciamento. O uso de máscara, conforme decreto municipal, não é obrigatório.

Imagens:

-Pesquisadora Suelen Paesi, da Universidade de Caxias do Sul, coordenadora do 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. Claudia Velho/Divulgação UCS
– Visão aérea do Sistrates – Sistema de Tratamento de Efluentes da Suinocultura, instalado na Granja Master, em Videira/SC – Julio Gomes Filho/Divulgação Embrapa